in ,

Guia completo: Marketing Digital no Instagram

guia-completo:-marketing-digital-no-instagram

Desde quando foi lançado em 2010, o Instagram evoluiu muito, passando de uma rede social de postagem de fotos engraçadas para a principal plataforma de marketing de conteúdo visual do momento. Hoje, o aplicativo conta com mais de um bilhão de usuários ativos mensais. 

O crescimento e a importância da rede social fez muitas marcas investirem nesse canal, afinal, a rede social permite estabelecer uma conexão emocional com o público. Para aproveitar esse e outros benefícios, é necessário ter uma boa estratégia de Marketing Digital no Instagram.

Para ajudar você a entender quais são as melhores práticas de marketing no Instagram, preparamos este guia completo. Leia e tenha a certeza de estar no caminho certo das melhores ações e recursos para se utilizar no aplicativo! 

Hoje, uma marca consegue usar o Instagram como uma excelente vitrine virtual dos seus produtos. Para isso, claro, é necessária a criação de um perfil comercial e apresentar os produtos e serviços de uma forma que chame a atenção.

Com o Instagram Shopping, você pode vender os produtos — não precisando levar o usuário para outra rede. Também consegue fazer da rede um importante canal de SAC e fortalecer seu branding, sempre olhando as métricas por meio do Instagram Analytics.

Quer mais motivos para apostar no marketing digital no Instagram? Acompanhe!

Alguns dados sobre o Instagram

Nem só de fotos pessoais, gatos fofinhos e lugares incríveis vive o Instagram. Os usuários do aplicativo buscam temas de interesse, incluindo conteúdos de marcas e empresas. Um relatório da empresa mLabs mostrou que o engajamento nessa rede social é 4 vezes maior do que no Facebook.

Recentemente, o Instagram revelou que conta com mais de um bilhão de usuários ativos que pertencem a diferentes grupos e países, o que mostra que o investimento nesse canal pode ser muito eficaz para você criar uma comunidade em torno da sua marca. Segundo dados do próprio Instagram:

  • 90% dos usuários no Instagram seguem uma empresa;
  • 2/3 dos usuários aprovam a possibilidade de interação com as marcas;
  • 50% das pessoas ficam mais interessadas em uma marca quando veem anúncios dela no Instagram.

Todas essas pessoas são potenciais clientes para a sua empresa, mas para que isso aconteça, é preciso chamar a atenção delas. Estar presente nessa rede social é uma excelente estratégia de marketing. Sendo assim, não fique para trás!

Instagram for Business

Pensando no grande espaço que as empresas conquistaram no Instagram e em todas as vantagens que elas têm ao utilizar a rede, a companhia lançou a ferramenta Instagram para Negócios, que permite que as empresas conheçam quem são os seus seguidores e alavanquem suas atividades.

Além de exibir informações como telefone para contato, localização e descrição do negócio, os perfis comerciais têm acesso a dados sobre a sua conta, como impressões, alcance e engajamento das suas publicações. Com a ferramenta, você também consegue disponibilizar hiperlinks que conectam seus seguidores diretamente à marca via e-mail, telefone ou WhatsApp.

Anúncios também foram incluídos no aplicativo. Eles podem ser utilizados na forma de CTAs que convidam os usuários a interagirem com suas publicações ou redirecionam essas pessoas para o seu site ou blog. Tem mais: é possível até mesmo vender produtos dentro do próprio Instagram, como falamos.

As análises de dados do Instagram mostram quem são os seus seguidores divididos por:

  • gênero;
  • idade;
  • localização;
  • horário e dias em que mais acessam a rede.

Já imaginou o impacto dessas informações para o seu negócio? Então, que tal arregaçar as mangas com as dicas a seguir?

Crie a sua conta

O primeiro passo para criar um perfil comercial no Instagram é se cadastrar no aplicativo a partir de um e-mail ou da conta da sua empresa no Facebook. A vantagem de criar o seu perfil por meio do Facebook é que as duas redes sociais ficam integradas, e isso possibilita a postagem do mesmo conteúdo em ambas simultaneamente.

No momento do seu cadastro, você deve definir o seu nome de usuário. Uma dica é escolher o nome da sua marca mesmo, ou de algo que representa a sua empresa e que seja de fácil compreensão para os usuários. Assim, ao se depararem com o seu perfil, as pessoas entendem que se trata de um canal da sua empresa.

Capriche também na descrição do seu negócio na biografia e não se esqueça de colocar um ponto de contato. Além disso, a URL do seu site pode — e deve — ser incluída.

Caso a sua empresa já tenha uma conta no Instagram, também é possível migrá-la para a versão comercial. No menu de configurações, clique em “Alternar para perfil comercial”. Em seguida, escolha a página do Facebook que você deseja associar ao seu perfil. Se você ainda não tiver uma fanpage, pode criá-la no momento da conversão do perfil.

Atenção: para fazer a migração, o seu perfil precisa ser “Público”, ou seja, aberto para todas as pessoas. Contas privadas não podem ser migradas para a versão comercial.

Entenda o algoritmo do Instagram

Em 2016, o Instagram mudou a sua forma de divulgação de conteúdo. O aplicativo trocou a ordem cronológica que utilizava até então e privilegiou a relevância do conteúdo na hora de exibir posts no feed dos usuários.

Desde então, o algoritmo do Instagram se baseia no comportamento das pessoas e na forma como elas interagem com os perfis que seguem. A partir disso, ele decide o que vai exibir no feed de cada um.

Com essa mudança, os usuários passaram a ver 90% das postagens de amigos e, ao mesmo tempo, gastam mais tempo na plataforma. E entender o seu funcionamento é essencial para criar uma estratégia eficiente de Marketing Digital no Instagram.

São três fatores que determinam o que será exibido no feed do usuário: 

  • interesse — o aplicativo prevê o interesse do usuário em cada post a partir da inteligência do machine learning, que considera como foi o comportamento dele em conteúdos similares e anteriores;
  • atualidade — o Instagram privilegia a última vez que a postagem foi compartilhada;
  • relacionamento — posts criados por pessoas próximas ao usuário têm preferência, ainda mais se ele interagiu com elas via aplicativo nos últimos tempos, seja comentando, seja via marcação em fotos juntos.

Além desses fatores, o algoritmo da rede social conta:

  • a frequência com que o usuário utiliza o Instagram — o aplicativo sempre mostra os melhores post desde a última visita da pessoa;
  • quantas contas o usuário segue — quanto mais perfis a pessoa acompanhar, mais diversificado será o seu feed, evitando repetições de uma conta específica (é o que acontece com as maiores contas do Instagram);
  • o tempo que o usuário passa na plataforma — se são sessões curtas, o usuário vai ver apenas os melhores posts. Se forem mais longas, ele pode ir mais a fundo no catálogo de publicações.

Instagram e marketing digital

Como vimos até agora, o Instagram gera muitos benefícios em relação à visibilidade e ao fortalecimento da sua empresa no meio digital, o que também resulta em boas oportunidades de negócio. Os brasileiros são o segundo público mais ativo na rede social, atrás apenas dos norte-americanos.

Como utilizar o marketing digital no Instagram ao seu favor, de forma eficiente e que gere bons resultados?

Aqui vão alguns recursos e dicas do Instagram para ajudar você a planejar sua estratégia e ter mais sucesso nos seus posts e nas interações no aplicativo. 

Guia completo sobre como usar o Instagram para sua empresa

Aposte no Reels

Para competir com o TikTok, o Instagram criou o Reels, uma funcionalidade voltada para criação de vídeos curtos (de até 30 segundos). Com esse recurso, é possível gravar e editar os conteúdos, assim como adicionar efeitos e filtros para tornar os vídeos ainda mais atrativos. O melhor: os conteúdos mais divertidos podem ser feitos de forma simples e prática, garantindo engajamento sem ter tanto trabalho para a sua equipe.

Utilizando as hashtags certas e criando vídeos interessantes, a sua marca consegue impactar um número maior de usuários de forma orgânica. Se você planeja investir em uma estratégia de Marketing Viral, o Reels é a solução ideal para que uma postagem seja compartilhada inúmeras vezes.

Personalize sua marca na comunicação

Outro ponto importante para fazer marketing digital no Instagram é personalizar a sua marca dentro das comunicações. A ideia é criar um estilo próprio para que ele se torne referência para os usuários. Isso fortalece a presença digital da sua empresa e a diferencia dos principais concorrentes.

Use hashtags com sabedoria

As hashtags são formas simples de categorizar conteúdos de acordo com uma estratégia muito parecida com a de palavras-chave. Cada hashtag é um hiperlink, que direciona as pessoas que pesquisam por essas palavras até a sua publicação.

As hashtags são ferramentas excelentes, que ajudam a tornar o seu conteúdo uma referência no mercado. Isso acontece porque elas fazem com que o público associe a imagem da sua empresa ou dos seus produtos e serviços àquela expressão ou a determinado segmento.

Uma boa estratégia é criar uma hashtag com o nome da sua empresa ou alguma expressão que faça referência aos seus valores e à sua cultura. Apenas lembre-se de que ela deve ser curta e clara!

Tenha um calendário de postagem

Uma grande característica do Instagram é o alto nível de interação que ele tem — não é à toa que muitos digital influencers investem tanto nos seus perfis no aplicativo. Afinal, ter uma frequência de publicação é essencial para manter o interesse dos seus seguidores. 

Nesse sentido, se você tiver um calendário de postagem, vai ser mais fácil fazer um planejamento e controlar o que vai ser publicado — o que contribui para que haja um fluxo contínuo de posts. Aproveite as datas comemorativas e crie conteúdos especiais para elas, mas não tenha medo de ser flexível. Fique por dentro dos assuntos do momento para gerar novos posts.

Publique conteúdo em diferentes horários, principalmente no Stories — falamos mais deles a seguir. Uma boa estratégia para isso é agendar posts no Instagram. Assim, você consegue ter um fluxo contínuo de postagens.

Crie uma boa relação com os seus seguidores

Assim como em qualquer outro canal, ao criar um perfil no Instagram, é importante que você defina quem é o seu público, certo? Como dissemos, o aplicativo reúne pessoas de diferentes grupos, países, idades etc. Uma das primeiras etapas da sua estratégia de marketing digital no Instagram é conhecer o comportamento da sua persona nessa rede.

A partir disso, você consegue se relacionar de uma forma muito mais amigável com quem segue o seu perfil. Além disso, esse conhecimento vai dar insights para criar conteúdos muito mais interessantes para o seu público, que vão garantir muito mais visibilidade ao seu negócio. Uma dica é investir em gifs animados para o Instagram.

No entanto, não basta fazer posts que o seu público goste: a interação com as pessoas é importantíssima. Responda às dúvidas dos usuários e aos comentários sempre que possível. Curta as publicações dos seus principais seguidores, os comentários deixados nas suas publicações e siga de volta essas pessoas. 

Se algum cliente postar uma foto utilizando um dos seus produtos, compartilhe a publicação no seu perfil. Você também deve fazer isso quando receber algum feedback positivo de um comprador.

Essas pequenas ações fazem com que o seu público se sinta próximo da sua marca e mais valorizado. Por isso, interaja mais com as publicações — aumentando a relevância do seu perfil na rede social.

Encontre o estilo da sua marca

Muitas empresas, principalmente as que são B2B, têm certo receio de investir em uma rede social voltada para o compartilhamento de fotos e vídeos. Porém, um perfil comercial no Instagram não precisa mostrar apenas fotos de produtos ou serviços. 

Por mais diferente que seja o produto que a sua marca produz, é possível criar conteúdos interessantes e relevantes sobre o assunto ou materiais para atrair e engajar a audiência. O Méliuz, empresa de cashback, cupons de desconto e ofertas, investe em conteúdos que mostrem como é trabalhar em uma startup. Além de transmitir as vantagens de trabalhar lá, isso torna o perfil da marca mais humanizado.

Outro exemplo é o perfil da Nubank no Instagram. A marca trabalha a estratégia de tema, com um feed fortemente marcado pelo roxo — cor que já é facilmente associada à empresa e que ajuda a consolidar sua identidade visual. 

Faça anúncios no Instagram

what-is-instagram-engagement-rate (1)

Assim como o Facebook e outras redes sociais, o Instagram tem a opção de criar anúncios pagos. Essas ofertas são postagens que têm um alcance maior, pois não aparecem apenas para os seus seguidores, mas para grupos de usuários que têm o perfil do seu negócio.

O Instagram Ads identifica e faz uma segmentação de perfis que possam ter interesses em comum com a sua marca. A partir da análise comportamental, exibe seus anúncios no feed dessas pessoas, como qualquer outra publicação. 

A ferramenta também permite adicionar hiperlinks que direcionam as pessoas ao seu site, blog ou outra rede social.

Promova o seu perfil

Depois de investir tanto no seu perfil, você não vai querer que ele fique escondido, certo? Por isso, o Instagram da sua empresa deve ser muito bem divulgado para que as pessoas saibam que elas podem encontrar a sua marca nessa rede social.

No seu site ou blog, você pode incluir ícones para compartilhamento dos conteúdos nas redes sociais. Faça CTAs convidando os leitores para seguir o seu perfil no Instagram. Feche parcerias com marcas relacionadas à sua para uma divulgar a outra. Além disso, é possível anunciar em suas outras redes sociais que a sua marca agora também está no Instagram.

Uma estratégia que vem crescendo no Instagram é utilizar pessoas influentes que se relacionam com os seus produtos e serviços para divulgar o seu perfil. Podem ser clientes que tenham grande audiência, fãs ou digital influencers.

Outra dica é adicionar um link para o seu perfil do Instagram na assinatura de e-mail dos seus funcionários que lidam diretamente com clientes e leads. Por mais que não seja uma divulgação ativa, essa é uma forma de conquistar alguns novos seguidores para o seu perfil. Só tenha cuidado para não cair no shadowban!

Atente às métricas

As métricas da rede social são as grandes aliadas da sua estratégia de Marketing Digital no Instagram. O aplicativo permite medir o número de visualizações no perfil e em cada postagem, além do horário ideal de publicação. Isso torna muito mais fácil entender qual tipo de conteúdo mais interessa o seu público e como está o engajamento das pessoas com o seu perfil.

Também existem outras ferramentas de análise de dados que podem ser integradas ao aplicativo. Além disso, você consegue medir a faixa etária do seu público, sua porcentagem de gênero e a principal localização das pessoas. Isso possibilita que você entenda melhor as preferências do seu público e melhore os direcionamentos das suas postagens e interações.

Use os recursos dos Stories

Os Stories são essenciais para sua estratégia de marketing digital no Instagram. O objetivo da ferramenta é melhorar a interação entre os usuários. Assim, uma pessoa pode publicar fotos ou vídeos que ficam disponíveis por até 24 horas. Depois desse período, como você sabe caso não as salve em destques, as imagens somem; e quem viu, viu. Quem não viu perdeu!

É justamente esse imediatismo da funcionalidade que tem tornado os Stories tão interessantes para os negócios. Os conteúdos nos Stories são variados. Você pode, por exemplo, mostrar os bastidores da sua empresa ou fazer a demonstração de algum produto.

Esse é um recurso muito útil para contar histórias, ou seja, funciona como um storytelling da vida real de pessoas ou empresas. Essa é considerada uma poderosa estratégia para aumentar as vendas, se conectar, engajar e causar identificação com a sua marca.

Quanto mais autênticas e criativas forem as histórias criadas, mais para perto você trará os seus potenciais clientes. Dessa forma, fica fácil conquistar a confiança e o interesse das pessoas pelos seus produtos e serviços; afinal, os consumidores dão preferência às marcas em que confiam.

Para criar conteúdos relevantes para os Stories, você precisa ter em mente que os consumidores acreditam em pessoas, não em marcas. E são pessoas que os seus Stories devem mostrar; ou seja, a ideia é mostrar que, por trás da sua empresa, existem pessoas de verdade, com suas histórias.

Além disso, aproveite todas as funcionalidades que os Stories oferecem. Entre elas estão:

  • enquetes;
  • envio de mensagens no direct;
  • caixa de perguntas;
  • uso de filtros engraçados;
  • figurinhas que deixam as fotos e os vídeos mais engraçados.

Ferramentas de marketing para Instagram

A comunicação visual é tão importante para a sua estratégia de marketing digital no Instagram quanto o texto. Afinal, a plataforma já mostrou que é possível contar uma história por meio de fotos e vídeos, melhorando o engajamento e a interação da sua marca com os usuários.

Por isso, aproveitar ao máximo essa rede social pode trazer um excelente retorno para a sua empresa. A seguir, listamos ferramentas que auxiliam você a melhorar a gestão de um perfil no Instagram. Confira!

VSCO

A qualidade das fotos é muito importante para que a sua estratégia de Marketing Digital no Instagram funcione, não é mesmo? O VSCO pode ajudar bastante nesse quesito, permitindo que você tire fotos, edite e utilize filtros exclusivos para tornar as suas publicações ainda mais atrativas. O aplicativo ainda possibilita que você procure por referências e crie conteúdos ainda mais atrativos.

O melhor? O VSCO é gratuito: basta baixá-lo na loja virtual do seu smartphone com sistema Android ou iOS.

Afterlight

O Afterlight é um dos melhores aplicativos de edição de imagem. O app conta com funcionalidades completas para tratamento de fotografias. Nele, é possível mexer em elementos como contraste, saturação, luz e nitidez. Além disso, a ferramenta permite a adição de filtros, que dão às imagens um aspecto mais profissional e bonito.

Esse aplicativo está disponível para Android, iOS, Windows Phone e em versão desktop. O seu uso é pago.

Repost for Instagram

O Instagram não oferece a opção de compartilhar uma publicação feita no feed de outra pessoa, mas com o aplicativo Repost for Instagram, essa alternativa se torna possível.

Na interface principal da ferramenta, você consegue visualizar os posts recentes dos seus seguidores e replicar a publicação no seu próprio perfil, com as devidas referências. Essa é uma excelente ferramenta para compartilhar posts dos seus clientes sobre a sua marca.

Esse aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS.

Clipchamp

A qualidade dos vídeos também precisa ser investida, certo? O Clipchamp ajuda você a centralizar todas as funções necessárias para criar vídeos mais interessantes de forma simples e prática. Você pode editar, converter e compactar, tudo dentro de uma única plataforma.

O Clipchamp tem uma versão gratuita, mas também tem duas versões pagas. O app está disponível para Android.

Magisto

O Magisto é um aplicativo de edição de vídeos prático e fácil de mexer. Nele, você consegue cortar, editar e adicionar imagens e trilha sonora aos vídeos. A maioria das suas funcionalidades é automática, e o seu uso é bastante intuitivo. A ferramenta é uma ótima opção para editar vídeos para os Stories.

Esse aplicativo é gratuito e poder ser usado tanto por Android e iOS quanto no próprio browser.

Postgrain

O Postgrain é uma ferramenta para agendamento de postagens ou para gerenciamento de mais de uma conta. Nele, é possível criar novas publicações e programar a data e o horário do post. Uma grande vantagem é que o app permite postar vídeos diretamente do desktop, evitando a perda de qualidade e de tempo de passar o conteúdo para o celular.

A ferramenta tem uma versão gratuita, mas suas funcionalidades são limitadas. O mais indicado, portanto, é pagar pela versão premium.

SocialRank

O SocialRank é uma plataforma para analisar as informações demográficas dos usuários que seguem o seu perfil. E dados são fundamentais para a sua estratégia de Marketing Digital no Instagram, certo? Ele permite identificar os principais dados das pessoas, organizá-los por filtros e, a partir disso, formar listas — o que favorece a organização e a identificação dos seus principais potenciais clientes. 

O SocialRank funciona no browser, oferecendo planos pagos e gratuitos.

Crowdfire

O Crowdfire permite a divulgação em massa no Instagram. Nele, é possível organizar listas com os seus seguidores e outras com indicações de pessoas com perfil parecido ao seu público, com chances de se tornarem seguidoras.

Ele também mostra quais perfis você acompanha e que não seguem de volta a sua página, bem como as listas de quem deixou de seguir o seu negócio recentemente e de novos seguidores.

Essa ferramenta é gratuita e está disponível para Android e iOS, além de funcionar no browser.

Linktree

Os links exibidos na bio de uma página são muito importantes, não é mesmo? Mas o Instagram limita essa opção, e só um endereço pode ser adicionado. Como, então, direcionar o usuário para conhecer o seu e-commerce e promover o seu canal de atendimento no WhatsApp? É para isso que serve o Linktree: um link só na sua bio vai levar o usuário para uma página personalizada com vários outros links.

Você pode fazer um teste gratuito por 14 dias e, se gostar e for útil para a sua estratégia, assinar um dos planos mensais.

O que não fazer no Instagram

Para ter sucesso com a sua estratégia de marketing digital no Instagram, é importante não apenas contar com as ferramentas certas, mas também adotar algumas práticas que potencializem os seus resultados. Pensando nisso, separamos erros que precisam ser evitados na gestão da sua conta. Confira!

Replicar conteúdo de outras redes

Dentro do seu planejamento, é importante pensar em publicações específicas para cada rede social. Lógico, em uma data marcante, como o Natal, é natural que o tema de uma rede social seja igual ao de outra, mas não pode ser apenas uma réplica. O primeiro motivo é justamente a diferença de formatos: enquanto o Instagram é muito mais visual, o Facebook pode ter um destaque maior para os textos, por exemplo.

Sendo assim, busque variar os seus conteúdos e pense exclusivamente em materiais que tenham melhor desempenho no Instagram. Além de aumentar as chances de conseguir um engajamento mais alto, você mostra ao seu público o empenho em entregar materiais de maior qualidade.

Não ter periodicidade

Outro erro é ficar muito tempo sem publicar na sua conta. Para se manter relevante, a consistência é um dos fatores fundamentais, e no Instagram isso é ainda mais importante. Afinal, o algoritmo considera essa questão ao dar maior destaque para uma ou outra publicação. Com um cronograma bem estruturado, a sua equipe consegue se organizar para criar conteúdos relevantes e na frequência certa.

Com uma regularidade, o usuário é impactado pelas suas publicações e instigado a voltar com mais frequência para acompanhar as novidades. Assim, a sua marca se mantém atualizada e presente dentro de um cenário de muita competitividade.

Não ter um guia de linguagem

O padrão não pode ser considerado apenas para a frequência das suas publicações. A forma como a sua marca se posiciona também é importante.

Pensando nisso, é fundamental construir um guia de linguagem que possa direcionar todos os esforços e publicações da sua equipe. Esse guia deve contemplar desde o tom de voz até as palavras e expressões a reforçar ou a evitar.

A ideia é justamente criar uma identidade própria para a sua marca, servindo para torná-la mais humana e, assim, aproximá-la da sua audiência. Assim que ver uma publicação, o usuário vai saber exatamente que é a sua marca que está se posicionando, criando um diferencial para a sua empresa, que passa a ser vista com uma característica marcante.

Comprar seguidores

Por mais que a quantidade de seguidores seja importante para uma marca fortalecer a sua presença digital dentro do Instagram, a qualidade não pode ser deixada de lado.

E esse é um erro que muitas empresas cometem, especialmente no início das suas jornadas na plataforma. Mesmo que pareça atrativo em um primeiro momento, comprar seguidores é um equívoco para quem quer se destacar na rede social.

Em primeiro lugar, seguidores comprados não vão, necessariamente, interagir com os seus conteúdos. E assim chegamos ao problema das métricas da vaidade, que agregam pouco valor ao resultado final da sua estratégia na rede social. Por isso, busque conquistar os seus usuários de forma orgânica, construindo uma audiência a partir da criação de conteúdos relevantes na sua página.

Focar métricas de vaidade

Acima já apresentamos um exemplo claro de métricas de vaidade: o número de seguidores. Afinal, quem não quer mostrar para todo mundo que milhares de pessoas seguem a sua página? Mas de que adianta ter esses números elevados, mas não ter um engajamento consistente nas suas publicações? Ou mesmo não conseguir transformar seguidores em consumidores, por exemplo?

Outra métrica de vaidade é o número de curtidas. Sim, elas são importantes, mas é preciso acompanhar mais do que isso, como ficar de olho também nos comentários e nos reposts dos Stories. As métricas de vaidade devem ser analisadas com cautela, focando os indicadores que realmente mostram o sucesso das suas estratégias de Marketing Digital Instagram.

O Instagram é a rede social que mais vem crescendo nos últimos anos, por permitir que empresas se conectem e interajam com os seus seguidores de forma muito mais eficaz. Além disso, a ferramenta promove a humanização da marca por meio de conteúdos relevantes e empáticos, que geram cada vez mais engajamento.

Não perca tempo e trace agora mesmo uma estratégia de marketing digital no Instagram para o seu negócio. Você pode aplicar os ensinamentos deste post para fazer o seu perfil ser um sucesso e contribuir com os resultados da sua empresa.

Quer receber outros conteúdos como este? Então, aproveite a visita e assine a nossa newsletter! Assim, você recebe todas as novidades do blog diretamente no seu e-mail.

New call-to-action

 
Técnicas avançadas de marketing no Instagram

Fonte: Blog Hubspot

O que você achou?

500 points
Upvote Downvote

Publicado por Marketing de Verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 4 =

apple-aumenta-preco-do-icloud+-no-brasil;-veja-novos-valores

Apple aumenta preço do iCloud+ no Brasil; veja novos valores

como-e-quando-usar-ia-generativa-e-quais-ferramentas-ter-em-mente

Como e quando usar IA generativa e quais ferramentas ter em mente