Pesquise por “erros de e-mail comercial” no Google e você encontrará uma infinidade de recursos. Todos eles dizem a mesma coisa:
- Inclua o nome no e-mail.
- Não se esqueça de incluir uma saudação.
- Certifique-se de alterar a linha de assunto.
- Use a correção ortográfica.
- Evite emoticons.
Etc., etc., etc… Todas essas sugestões são senso comum; se você é um profissional empresarial hoje, quais são os erros não óbvios que impedem que seus e-mails gerem uma resposta?
Três motivos pelos quais as pessoas ignoram seus e-mails
- Sua linha de assunto foca na meta errada;
- Você envia seus e-mails na hora errada;
- Você usa um remetente genérico;
1 – Sua linha de assunto foca na meta errada.
Não é nenhum segredo que uma linha de assunto eficaz é necessária para que o e-mail seja aberto. Mas ao escrever essas linhas de assunto, pense em sua meta final.
A meta de qualquer e-mail enviado deve ser simplesmente obter uma resposta. Não deve se tratar de fechar negócios, finalizar uma parceria, ou contratar um candidato. Até obter uma resposta em seu e-mail, até conseguir se conectar realmente com seu destinatário, você estará muito longe de sua meta.
Aqui estão algumas linhas de assunto que sabemos que deram certo:
- [Nome], uma pergunta rápida para você.
- [Conexão mútua] recomendou que entrasse em contato com você.
- Ideias para [algo que é importante para eles].
- Pergunta sobre [evento recentemente disparado].
- Pergunta sobre [meta que eles possuem].
- Ideias sobre [título de sua publicação de blog].
- Você já levou em consideração [ideia / recomendação]?
2 – Você envia e-mails na hora errada
A maioria dos e-mails comerciais são enviados durante o horário comercial. Porém, simplesmente focar em um horário no meio do dia não é necessariamente a melhor estratégia.
Uma boa ferramenta de e-mail marketing vai te oferecer informações valiosas a respeito da sua audiência, como por exemplo, a taxa de abertura de e-mails e um gráfico sobre os horários em que seus e-mails foram abertos.
Seguir esse tipo de análise – que é mais valiosa que uma análise comercial padrão, porque mostra dados da sua audiência – é uma ótima maneira de aumentar as suas taxas de abertura de e-mail.
3 – Você usa um remetente genérico
Embora muitos e-mails individuais venham de uma única conta, é possível que você esteja usando um provedor de serviço de e-mail para enviar e-mails a um banco de dados maior. Por exemplo, você pode entrar em contato com muitos indivíduos sobre uma nova oferta. Ou, talvez, seja necessário enviar uma atualização de um novo recurso.
Seja qual for o caso, o nome incluso no campo “De” do seu e-mail pode ter um enorme impacto em sua taxa de abertura geral. Há muitos estudos que mostram que enviar e-mails de uma pessoa real aumenta as taxas de abertura e de click.
Os destinatários sentem uma conexão mais pessoal com seu e-mail quando eles recebem de você em vez da Empresa X, ou pior, alguma versão de “donotreply.com.”
Se você gostou desse artigo e quer receber mais conteúdo como esse, assine a nossa newsletter. Para saber mais sobre e-mail marketing, confira o nosso guia completo.
Fonte: Blog Hubspot