As mídias sociais estão em constante inovação, o que oferece novas oportunidades para que as empresas trabalhem a sua marca de forma bastante eficiente. A chegada de uma nova rede social — a Threads — chamou atenção dos internautas e movimentou a Internet nas últimas semanas.
A Threads pode ser utilizada ao logarmos diretamente no Instagram, facilitando a chegada de novos usuários e a participação de um público que não estava acostumado com uma rede que prioriza o texto. A palavra “Threads” significa “tópicos”, representando as conversas que acontecem nesse espaço.
Neste post, vamos explicar o que é Threads, quais são as suas diferenças para o Twitter e as vantagens desse tipo de rede social. Além disso, o nosso objetivo é mostrar como incorporá-la na sua estratégia de marketing e vendas. Continue a leitura para ficar por dentro do assunto!
O que é Threads?
Threads é um aplicativo baseado na troca de mensagens de texto entre os usuários; é a nova rede social da Meta. A novidade lembra muito o Twitter, pois permite que as mensagens sejam curtidas, compartilhadas e comentadas pelos seguidores.
O app Threads pode ser encontrado tanto no Google Play quanto na Apple Store. A nova rede social foi produzida pela equipe do Instagram e permite postagens com até 500 caracteres, links, fotos e vídeos de até cinco minutos.
Como a Threads está vinculada ao Instagram, é possível que os novos usuários sigam todos os perfis que já seguem na outra rede, de forma automática, além de já entrarem com o perfil preexistente.
O lançamento da Threads aconteceu no dia 5 de julho de 2023 e foi um verdadeiro sucesso para a Meta. A rede social já conta com mais de 150 milhões de usuários, tendo alcançado mais de 100 milhões, em menos de cinco dias, segundo dados da empresa de aplicativos Data.ai, atraindo empresas e internautas.
O desafio no momento é aumentar o número de perfis ativos, já que a mídia ainda precisa conquistar o seu espaço e garantir o engajamento, né?
Quais são as suas diferenças para o Twitter?
Apesar de ser uma novidade, como dito, a Threads é bastante similar ao Twitter, a rede social que é líder no mercado de aplicativos de texto. No entanto, ainda que tenham, sim, semelhanças, existem diversas diferenças entre as duas alternativas, o que dá liberdade para que os usuários escolham usar apenas uma ou, se for necessário, ambas as opções.
Uma das principais distinções é que a Threads do Instagram ainda não conta um uma interface web. Ou seja, a rede só pode ser usada em aparelhos mobile (smartphones e tablets, por exemplo).
A Threads também não oferece busca de postagens e mensagens privadas entre os usuários e não disponibiliza os assuntos mais comentados na rede. Outro ponto que deve ser ressaltado é que a conta não pode ser deletada sem a exclusão do perfil do Instagram, vinculado a ela — entretanto, a conta da Threads pode ser desativada.
Além da Threads e do Twitter, existem outras redes sociais disponíveis para quem está à procura de uma rede que priorize os textos.
Você sabia que a Bluesky, por exemplo, tem um design muito parecido com o Twitter e apresenta como um diferencial a sua estrutura descentralizada? Outra escolha possível é o Mastodon, que também é uma rede social que funciona como um microblog e tem na descentralização um dos seus destaques.
Quais são as vantagens desse tipo de rede social?
De modo geral, as redes sociais que têm base no texto oferecem algumas vantagens para os usuários e para as empresas que atuam com marketing digital. A seguir, elencamos as principais!
1 – Atingimento de um novo público
A Internet conta com usuários de diversos estilos e preferências, concorda? Alguns optam por investir o seu tempo em determinadas redes, como o TikTok e o YouTube, enquanto outros gostam do Twitter, por exemplo. Então, a chegada da Threads é uma oportunidade para alcançar esse segundo público, que prefere os textos a imagens e vídeos.
Como mencionamos, os posts podem ter até 500 caracteres, o que é uma vantagem em relação ao Twitter e abre espaço para que ideias interessantes sejam exploradas de uma maneira um pouco mais completa. É possível levantar discussões na sua área de atuação, dando espaço para os seguidores compartilharem a sua opinião e coletando interessados.
2 – Aproveitamento da integração com outras redes
Outra grande vantagem da Threads é a integração que ela oferece com outras redes. Ou seja, você pode aproveitar a sua publicação em mais de um espaço. A primeira possibilidade envolve disponibilizar o seu conteúdo no Instagram, viabilizando que uma rede dê força para a outra e fortalecendo a sua atuação nas mídias digitais.
Além do Instagram, a Meta trabalha para que as postagens da Threads se conectem com outras redes sociais, como o Mastodon. Com o conteúdo produzido sendo compartilhado em mais de um espaço, torna-se possível atingir resultados mais positivos em todos eles.
3 – Aumento da visibilidade
Uma das maneiras de ser lembrado é sendo visto, não é mesmo? Logo, estar presente nessa rede social é outra forma de elevar a sua visibilidade. A presença em uma mídia que prioriza os textos representa um meio de mostrar que você está disponível também para esse público e que produz um conteúdo especial para ele.
É claro que nenhuma empresa é obrigada a estar ativa em todas as redes sociais. Entretanto, manter um perfil movimentado nesses espaços é também um modo de conseguir novas conexões. Apenas lembre-se de que só ter uma conta empresarial na rede social não significa nada — é preciso disponibilizar um conteúdo original e que esteja de acordo com a linguagem utilizada.
Como incorporar a Threads à sua estratégia de marketing e vendas?
Uma das grandes dúvidas relacionadas à Threads envolve o modo ideal de utilizar a rede social para fortalecer a estratégia de marketing e vendas de uma marca. Por ser muito nova, a rede ainda não tem um modelo claro de publicidade e/ou muitos cases de sucesso, mas alguns princípios devem ser observados logo no início. Veja boas sugestões!
Aproveite a conexão da Threads com o Instagram
Em meio às principais oportunidades oferecidas pela Threads, está a sua conexão com o Instagram. Então, temos uma forma de começar a marcar presença na rede social com uma base sólida de seguidores, o que é muito mais fácil do que buscá-los “do zero”, concorda?
É claro que nem todas as pessoas que têm Instagram migrarão para essa nova rede social. No entanto, é fundamental que você esteja lá para recepcioná-las se essa for a escolha.
Você terá uma chance de chamar atenção do público que já tem, mas com outro tipo de conteúdo. Ou seja, talvez uma arte, um story ou um post publicado no feed não tenha despertado o interesse dos seus clientes, mas um texto bem-feito e/ou uma sequência criativa de publicações na Threads pode estimular uma conexão positiva.
Busque um bom posicionamento na Threads logo no início
Entrar em uma nova rede social desde o início é uma vantagem competitiva importante, já que dá tempo de entender como ela funciona e de conhecer as oportunidades oferecidas. Mas é indispensável tomar cuidado para não ter uma atuação inconveniente nesse primeiro momento, haja vista que grande parte dos usuários ainda está compreendendo o funcionamento da ferramenta.
Apesar disso, vale reforçar: é fundamental estar presente. A iniciativa demonstrará que a marca acompanha as novidades da área de marketing digital.
Aproveite também para testar algumas campanhas e/ou interações. Esse posicionamento inicial ajudará a conquistar um lugar nesse novo espaço social. Além disso, não deixe de elaborar relatórios das redes sociais que contenham os dados da nova mídia.
Teste campanhas nesse novo espaço
Outro ponto superimportante é testar as campanhas de marketing na Threads, mesmo sendo um espaço novo. Considerando que até o momento, não existem anúncios publicitários (ads), disponíveis na Threads, como há no Instagram e Facebook, por exemplo, campanhas de “branded content“, em especial de topo de funil, podem ser mais eficientes para captar interessados e ver como eles reagem a esses incentivos.
Mantenha em mente que uma grande parte dos seguidores já conhece a empresa, afinal, havia a conexão do Instagram. Ainda assim, ações que apresentem (novos) serviços e produtos, por meio de influenciadores, por exemplo, podem ser uma medida válida para recuperar o interesse desses leads, estimulando-os a fazerem negócios novamente.
Essa é uma rede social que veio para ficar?
Uma das dúvidas comuns que surgem durante a chegada de uma nova rede social é: será que a mídia veio para ficar ou teremos apenas uma moda passageira? As marcas e as pessoas, de forma geral, não gostam de investir em uma ferramenta que poderá ser facilmente deixada de lado, haja vista que isso representa perda de tempo e de dinheiro, né?
Ainda não há como ter certezas sobre o futuro da Threads, mas alguns pontos são fortes indícios de que ela vai conquistar a sua fatia no mercado. O primeiro deles é que a rede social está completamente vinculada ao Instagram, como vimos, que é uma plataforma consolidada e com excelentes resultados.
A integração gera solidez ao trabalho realizado. Afinal, acredita-se que a Meta continuará investindo em novas funcionalidades, o que tende a atrair um número maior de usuários.
Outro ponto de atenção diz respeito ao atual momento conturbado do Twitter. Elon Musk anunciou que a rede social passará a se chamar “X”, trazendo todo um novo conceito de marca. Além disso, Musk está fazendo diversas mudanças, como a limitação de leitura de posts para contas gratuitas – o que vem desagradando grande parte dos usuários, que, atualmente, parecem estar mais dispostos a migrar para outro serviço.
Diante de um cenário de incertezas que assola o seu maior concorrente, a Threads precisa fazer as mudanças necessárias para fidelizar os seus usuários. Com atualizações constantes, a rede começa a entregar funcionalidades pedidas pelas pessoas e ganha espaço para continuar crescendo.
Neste post, explicamos o que é Threads, como ela funciona e quais são as possibilidades de marketing e vendas que essa novidade oferece para as empresas até então. Como todo lançamento, marcar presença pode ser uma boa oportunidade de sair na frente e de conseguir boas conexões para o seu negócio, por meio de uma nova rede social.
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Fonte: Blog Hubspot