Na era da transformação digital, a inovação é quase uma regra. Com isso, empresas buscam cada vez mais desenvolver novos produtos para cobrir uma lacuna do mercado. Isso foi o que a OpenAI fez ao lançar o SearchGPT.
Depois do grande sucesso do ChatGPT e das novas versões da Inteligência Artificial (IA), a empresa está testando um motor de busca inteligente. A ideia é se diferenciar do Google e de outros mecanismos tradicionais, detalhando as informações encontradas, em vez de mostrar apenas uma série de links compatíveis com a palavra-chave procurada.
Mas como o SearchGPT impacta o mercado com essa nova abordagem? Saiba mais sobre a nova ferramenta e como ela promete revolucionar o setor de pesquisas na internet!
O que é SearchGPT?
O SearchGPT é um protótipo de mecanismo de busca da OpenAI, que oferece respostas rápidas e relevantes para os usuários. Com o uso de IA, a ferramenta organiza os resultados em formato de texto, faz a interpretação das informações, oferece fontes claras e permite a interação por meio de novas perguntas sobre o tema.
O SearchGPT foi criado para facilitar a vida do usuário e tornar as pesquisas mais rápidas, diretas e práticas. O recurso aprimorou a experiência nos mecanismos de busca, oferecendo resumos sobre o que a pessoa procura logo na página de resultados.
Em pesquisas simples e breves, o usuário não precisa escolher um link e navegar pelo site até encontrar a resposta desejada. A inovação desenvolvida pela OpenAI entrega, logo na primeira página, o que a pessoa está procurando.
Como o SearchGPT se diferencia de outros motores de busca?
- Interpretação e organização dos resultados
- Links confiáveis
- Interatividade
A aposta da OpenAI vem para revolucionar o mercado de buscadores, assim como o ChatGPT e o GPT-4. Afinal, a ferramenta diversifica os modelos de pesquisa na internet e eleva as chances de o Google, finalmente, ter um concorrente à altura.
Entenda melhor como o SearchGPT traz uma dinâmica que o mercado ainda não tinha!
1. Interpretação e organização dos resultados
O usuário tem mais praticidade ao pesquisar no SearchGPT, uma vez que já recebe as informações prontas. Isso significa que não precisa acessar diversos links, nem fazer a interpretação do que leu.
Resumidamente, o SearchGPT vai procurar as respostas compatíveis com a palavra-chave de busca, interpretar os resultados, organizar as informações e transformar em resumos ou descrições em textos curtos. Assim, de forma rápida e sucinta, o usuário encontra o que procurava.
O SearchGPT ainda promete oferecer a função de respostas visuais, com vídeos produzidos por Inteligência Artificial Generativa. Essa opção oferece um diferencial na experiência do usuário e é uma grande aliada da acessibilidade.
2. Links confiáveis
Não pense que o SearchGPT vai deixar de lado a fonte das informações. A ferramenta disponibiliza links claros e de origem confiável para cada resposta. Desse modo, o usuário pode verificar e validar o resultado recebido.
A ferramenta ainda conta com a colaboração de grandes mídias internacionais de notícias. A OpenAI fez questão de formar parcerias com os jornais The Wall Street Journal, Vox Media e Associated Press. Essa estratégia aumenta a autoridade dos resultados, a atualização em tempo real e a confiabilidade da busca.
3. Interatividade
Se o usuário não ficou satisfeito com o resultado ou tem novas questões sobre o mesmo tema, pode continuar interagindo com a IA como se fosse uma conversa.
Essa interatividade promove uma experiência ainda mais fluida e relevante para as pessoas. Além disso, otimiza o tempo, aumenta a capacidade didática e melhora a confiança do mecanismo de busca.
Quais são as funcionalidades principais do SearchGPT?
Para mostrar como usar o SearchGPT e ajudar você entender o que ele tem para oferecer ao mercado, vamos resumir as principais funcionalidades da ferramenta e os benefícios associados:
- entrega de respostas diretas, filtrando o que é relevante;
- confiabilidade das fontes, o que aumenta a precisão dos resultados;
- atualização em tempo real, reforçando a qualidade das informações apresentadas;
- integração com editores e criadores de conteúdo, por meio de parcerias com jornais e mídias de alto impacto que permitem atualizações precisas;
- possibilidade de fazer perguntas de acompanhamento para ter acesso a atualizações sobre o assunto.
Como o SearchGPT colabora com editores e criadores de conteúdo?
O aparecimento de tecnologias inteligentes e com capacidade criativa pode preocupar os criadores de conteúdo. Afinal, surge o receio de as ferramentas tecnológicas substituírem as funções e as profissões. No entanto, assim como foi o caso da IA Generativa, o SearchGPT não vem com esse propósito.
Pelo contrário, o surgimento do SearchGPT favorece editores e criadores de conteúdo ao buscar informações diretamente de fontes confiáveis, como jornais e conteúdos de alta confiabilidade, considerando a relevância dos dados para os usuários.
O SearchGPT pode trazer benefícios até mesmo para o seu SEO. Graças aos resumos claros e detalhados da ferramenta, é possível ajustar o conteúdo do seu site para garantir que seja útil, contenha os termos mais importante e ofereça uma linguagem acessível ao usuário.
Qual é o impacto do SearchGPT no mercado de buscas online?
O SearchGPT é apenas um protótipo. No entanto, com as funções que promete apresentar, traz um diferencial muito relevante para o mercado, o que pode trazer desafios para os grandes players, como Google e Bing. Embora esses sites já usem ferramentas de IA, o lançamento do SearchGPT pode estimular o desenvolvimento de novas funcionalidades para manter a competitividade.
Também é importante destacar que a ferramenta está chegando em um mercado já consolidado de busca na internet. Por apresentar uma mudança significativa na dinâmica de pesquisas, terá um longo caminho pela frente para comprovar a sua confiabilidade, se mostrar mais relevante que os demais motores de busca e atender às expectativas dos usuários.
Em geral, o que se espera com o lançamento do SearchGPT é que cada vez mais inovações inteligentes surjam para o mercado de motores de busca. Os buscadores atuais se sentirão mais pressionados a renovarem as funções e competirem por uma melhor experiência do usuário. Quem está no mundo do SEO precisa acompanhar as novidades para saber como ajustar os conteúdos e aproveitar essas novidades.
Para complementar seu conhecimento, confira nosso relatório sobre o Estado do Marketing com as principais tendências para 2025!
Fonte: Blog Hubspot