Quem é heavy user de redes sociais e gosta de ficar por dentro das tendências das principais plataformas já deve ter ouvido falar sobre a roda do Twitter. Essa nova ferramenta permite que o conteúdo publicado pelo usuário seja direcionado de forma exclusiva a um grupo de até 150 pessoas.
O Twitter, que já era conhecido como uma rede social de nicho pela sua quantidade relativamente menor de seguidores, em comparação a outras plataformas do tipo, aposta mais uma vez na segmentação como diferencial. Para as marcas que utilizam a rede, essa novidade pode ser uma aliada estratégica no relacionamento com os seguidores. Confira!
O que é a roda do Twitter?
A roda do Twitter é um recurso lançado pela plataforma que permite que as publicações sejam enviadas a um grupo de até 150 seguidores, selecionado pelo proprietário do perfil. O nome da ferramenta se refere ao termo “rodinha”, usado para indicar grupos de pessoas que mantêm um relacionamento mais próximo..
Por um lado, a aposta é bastante positiva! Em primeiro lugar, ela permite que alguns conteúdos sejam segmentados estrategicamente para apenas uma parcela dos seguidores, ainda que o perfil tenha milhares de visitantes. Além disso, a ferramenta garante exclusividade na entrega de publicações, o que pode ser interessante como forma de “bonificação” para alguns fãs.
Essa aposta do Twitter se aproxima muito da ferramenta “Melhores Amigos”, disponível em outra famosa rede social, o Instagram. No entanto, a exemplo da plataforma de compartilhamento de imagens, a roda do Twitter não permite que o público compartilhe (ou melhor, retweet) o conteúdo publicado. Como se tratam de postagens que não são abertas para outros usuários, quem visualiza pode somente interagir com o autor do post.
A audiência, por outro lado, pode identificar publicações que foram compartilhadas por meio da roda do Twitter. Uma mensagem que indica o uso da ferramenta aparece com a publicação para informar aos seguidores que somente esse seleto grupo tem acesso ao conteúdo.
Por que vale a pena usar a roda do Twitter na sua estratégia de marketing?
O Twitter foi um dos pioneiros entre as redes sociais ao usar a estratégia de segmentação de publicações. Por meio das famosas hashtags, a plataforma permitia concentrar tweets sobre determinados assuntos em um só lugar.
Isso fez com que o público que frequenta o Twitter tenha se acostumado a acompanhar quais temas estão em alta na web, por meio dos trending topics: conjunto de hashtags mais utilizadas nas publicações no momento.
A roda do Twitter chega para somar recursos que aprimoram ainda mais o conceito de segmentação que a plataforma já tinha como característica. No entanto, diferentemente da ferramenta de segmentação paga do Twitter Ads, a roda pode ser utilizada organicamente por qualquer usuário.
Conexões mais reais
Como a roda do Twitter permite a inclusão de qualquer conta, as marcas podem aproveitá-la para criar grupos exclusivos para fãs. É possível, inclusive, adicionar ao Circle (nome da ferramenta, em inglês) pessoas que ainda não seguem o perfil em questão.
Essa estratégia pode ser muito útil às marcas na busca por novos seguidores que ainda não se relacionaram com o perfil, mas que poderiam se interessar pelo conteúdo publicado. Trata-se de uma estratégia de prospecção que conta com o benefício de ser realizada organicamente.
A experiência originada pela exclusividade pode permitir, ainda, a criação de vínculos mais próximos com usuários engajados. O sentimento de pertencimento a um grupo seleto e valorizado pela empresa pode ser entendido como uma bonificação, aumentando a fidelização com a marca.
Conteúdo restrito
Uma das apostas no lançamento dessa ferramenta é que ela seja uma alternativa ao bloqueio do perfil, que fica visível apenas aos seguidores, no caso de pessoas que não querem exibir certos conteúdos a qualquer usuário. Ao manter o perfil público e segmentar apenas algumas publicações, a interação dentro da rede aumenta, o que melhora a experiência dos utilizadores.
Outra vantagem se apresenta às marcas. Como o conteúdo só será visto por quem for incluído na roda do Twitter, tudo o que for publicado por lá será restrito a esses usuários. Isso permite fazer lançamentos prévios a determinados seguidores, ou ainda, disponibilizar informações estratégicas apenas a pessoas selecionadas.
Como utilizar a roda do Twitter?
Para quem quer começar a utilizar a roda do Twitter, é preciso primeiro definir quais usuários serão selecionados para receber suas publicações. Assim que configurada, a lista ficará disponível como sugestão a cada nova postagem feita pelo proprietário da conta.
O passo a passo para iniciar a configuração da roda do Twitter é bem simples. Confira:
- no menu lateral da plataforma, clique em “Mais” e escolha a opção “Roda do Twitter”;
- caso o perfil ainda não tenha adicionado ninguém, uma mensagem indicando que ainda não existem contas cadastradas na ferramenta estará disponível. Clicando em “Recomendações”, é possível verificar quais usuários a própria rede sugere, de acordo com os interesses e interações do proprietário da conta;
- ao identificar os perfis das pessoas que gostaria de incluir na roda, basta clicar no botão “Adicionar”, ao lado do nome dos usuários. Na aba “Roda do Twitter”, ficam disponíveis as últimas adições realizadas, permitindo a edição dos seguidores que constam na lista;
- caso seja preciso remover um usuário da roda do Twitter, basta clicar no botão “Remover”, posicionado ao lado do perfil.
Depois de configurada, a ferramenta passa a ficar disponível sempre que o usuário fizer uma nova publicação. Para direcionar o conteúdo a quem está na lista exclusiva, é só mudar a configuração padrão de “Qualquer pessoa” para “Roda do Twitter”.
Uma mensagem aparece abaixo do campo de texto, confirmando que o conteúdo só poderá ser respondido por quem foi selecionado para o Circle. Apesar de permitir apenas uma lista com 150 pessoas, o usuário pode editá-la quantas vezes quiser. Essa ação não será notificada aos seguidores, garantindo a privacidade do proprietário da conta.
Em contrapartida, um usuário adicionado a uma roda do Twitter não pode optar por sair dela. As alternativas para deixar de receber os conteúdos com exclusividade seriam silenciar ou bloquear a conta em questão.
A nova ferramenta da rede social de Elon Musk promete trazer ainda mais acertos no que diz respeito à segmentação de conteúdo. A roda do Twitter pode ser uma grande aliada das marcas que souberem utilizar o conceito de exclusividade para interagir com seus seguidores.
Quer compreender melhor como usar o marketing nas redes sociais de forma mais estratégica para o seu negócio? Veja como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais em 10 passos e descubra mais dicas para engajar sua audiência em cada plataforma.
Fonte: Blog Hubspot