A publicidade em banner consiste em uma forma de publicidade online em que anúncios gráficos são exibidos nas páginas da web. Geralmente localizados na parte superior ou inferior dessas páginas da web, além das laterais, esses anúncios têm como objetivo destacar informações sobre o negócio.
Essa estratégia de inside sales é muito usada para divulgar promoções, lançamento de produtos e serviços, entre outros. Mas, para que você seja capaz de atrair a atenção do público-alvo, é fundamental que o banner apresente um bom design e mensagens relevantes.
Neste post, entenda como fazer uma boa publicidade para banner em seu negócio. Continue a leitura e saiba também os erros que é preciso evitar.
Quais são as melhores estratégias para uma publicidade em banner?
- Crie um design atraente
- Faça a segmentação do público-alvo
- Realize testes A/B
- Acompanhe os resultados
1 – Crie um design atraente
Diferentemente das vendas por telefone, por exemplo, a estratégia de publicidade em banners utiliza elementos visuais para despertar o interesse do visitante do site. É fundamental investir em imagens de alta qualidade e em uma combinação de cores atrativas.
Outros elementos que ajudam a compor um design chamativo e atraente para o público são os banners animados. Mas você deve ter cuidado ao equilibrar os elementos e a quantidade de texto para que o público não fique confuso em meio a tanta informação. Mensagens diretas e explícitas aumentam as chances de receber mais cliques e, consequentemente, de aumentar as vendas.
Especialmente em banners para campanhas e promoções especiais, aposte no desenvolvimento de uma identidade visual que converse com a imagem do seu negócio.
2 – Faça a segmentação do público-alvo
Nas vendas outbound ou em vendas inbound (como é o caso da publicidade em banners), a segmentação do público-alvo é fundamental. A elaboração dos banners deve ser direcionada aos clientes em potencial, para que seja possível alcançar os resultados desejados.
Antes de desenvolver as peças publicitárias, identifique o perfil do público que pretende atrair. Para isso, busque respostas para questões como: são homens ou mulheres? Qual a faixa etária? Qual a dor que desejam ter solucionada?
O uso de uma ferramenta CRM é indicado nesse momento. Respondendo a essas e outras perguntas, será capaz de produzir e enviar o banner para aqueles realmente interessados na solução que o seu negócio oferece.
3 – Realize testes A/B
Outra dica interessante é desenvolver mais de uma versão do banner para realizar um teste A/B. A partir desse teste, você poderá identificar qual das versões apresenta melhor desempenho, ou seja, recebe um número maior de cliques.
Para isso, você pode executar as duas versões ao mesmo tempo por um período determinado. Ao final do tempo estabelecido, basta comparar os resultados para definir aquela que será usada em definitivo no site.
4 – Acompanhe os resultados
Em qualquer processo de vendas, de nada adianta criar um anúncio que não alcança bons resultados. O mesmo ocorre com a publicidade em banners. Para saber se eles realmente estão atingindo o público, analise fatores como:
- quantidade de impressões de cada banner (quantas vezes foi carregado numa determinada página, sendo ou não visualizado);
- porcentagem de impressões que foram clicadas;
- qual o rendimento obtido com a estratégia.
Após realizar essa análise dos resultados, será possível entender como anda o desempenho da campanha. Isso vai permitir que você realize as mudanças necessárias para aperfeiçoar os resultados.
Quais erros evitar em publicidade em banner?
Além de saber o que fazer, também é preciso entender o que um bom banner não deve ter. A seguir, confira o que você deve evitar na hora de desenvolver a publicidade.
Utilizar um design ruim
Um design ruim, com imagens de baixa qualidade, textos difíceis de ler, informações confusas ou cores em excesso pode diminuir drasticamente as chances de cliques.
Como numa negociação, o cliente em potencial precisa ser capaz de interpretar sem dificuldade o significado da proposta. No caso da peça publicitária, o visual desagradável pode levar nosso cérebro a rejeitar as informações de maneira inconsciente.
Outro cuidado em relação ao design é investir na responsividade do banner. Um layout responsivo significa que ele se adapta a qualquer tipo de tela, seja smartphone, tablet ou notebook. Quando o usuário entrar no site, não haverá o risco de os elementos estarem desalinhados, o que prejudica o design e a compreensão do banner.
Produzir conteúdo irrelevante
O foco da sua publicidade para banner são vendas online, ofertas na Black Friday ou a apresentação de um novo produto ou serviço? Identificar o tema e o objetivo do banner são os primeiros passos para organizar as ideias e incluir as informações que realmente fazem sentido para o público-alvo.
Além dos cuidados com o design, você também deve se preocupar com o conteúdo do banner. O visitante do site não vai perder tempo clicando em um banner cujo conteúdo não é do seu interesse. Um software de CRM é fundamental para a segmentação do público-alvo e para identificar sua localização no funil de compra.
Fazer chamadas à ação confusas
Assim como o vendedor interno atua dentro da empresa, a publicidade em banners tem foco dentro do site, sendo o objetivo final fazer com que o usuário efetue o clique.
Imagine que a publicidade chamou a atenção do cliente em potencial para assinar uma newsletter, mas ele fica confuso em relação ao local onde deve clicar. Para evitar esse tipo de situação, escolha bem as palavras usadas no banner e, se preciso, diminua a quantidade de texto.
Já o botão de chamada para ação (CTA) precisa estar bem posicionado e permitir uma fácil visualização. Uma dica é usar uma cor contrastante em relação às outras usadas no banner. Isso vai facilitar a localização do botão e aumentar as chances de receber o clique.
Quando usada de maneira adequada e concisa, a publicidade em banners pode trazer ótimos resultados para o seu negócio.
Esse conteúdo foi relevante para você? Então, continue conosco e entenda como gerenciar o pipeline do CRM de forma é eficaz. Descubra também por que essa gestão é tão importante.
Fonte: Blog Hubspot