in ,

Pop-ups: como usar esse tipo de publicidade sem irritar seu cliente?

pop-ups:-como-usar-esse-tipo-de-publicidade-sem-irritar-seu-cliente?

Os pop-ups são, em muitos casos, considerados invasivos e até irritantes. Mas a publicidade por meio desse recurso pode ser atraente e capaz de aprimorar a experiência do usuário. Com um pouco de bom senso e criatividade é possível criar elementos interessantes para os visitantes da página.

Se bem usados, os pop-ups são uma maneira eficiente de aumentar sua lista de marketing, gerar conversões e diminuir o abandono do site. Por outro lado, se eles forem mal usados, é provável que sua página acabe repelindo os leads.

Se você quer saber como usar esse mecanismo para expandir seus negócios e melhorar a experiência do cliente, continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é pop-up?

A expressão pop-up faz alusão a algo que literalmente salta na tela. Atualmente, esse recurso de mídia é empregado em duas finalidades distintas: menus pop-up e anúncio pop-up.

Em ambos os casos, quando não há um certo comedimento da página, a experiência do usuário pode ser gravemente prejudicada. Imagine, por exemplo, que você tem curiosidade em um determinado conteúdo e assim que acessa a página são abertas diversas caixas com anúncios. Isso prejudica o acesso ao material de interesse e irrita o usuário.

Atualmente, ele é bastante utilizado para captar e-mails para o recebimento de newsletter. Como o leitor já está consumindo um conteúdo de valor, é provável que essa assinatura seja efetuada. Isso contribui para você ter acesso a um canal de contato eficiente e de um lead mais qualificado.

Quais são os principais tipos?

Entender os tipos de pop-up é importante para saber como usá-los em suas estratégias de marketing. Os mais comuns são os seguintes:

  • pop-up ativado por clique: essa opção é acionada ao clicar em um lugar específico do site;
  • pop-up ativado por tempo: ele é ativado quando o usuário fica um determinado tempo na página e pode ser utilizado para sugerir uma ação;
  • pop-up ativado na saída: nesse caso, o pop-up é ativado quando há um movimento para abandonar o site;
  • menu pop-up: em geral, essa opção aparece quando é realizado um clique com o botão direito em uma imagem ou link;
  • anúncio pop-up: surge ao entrar em um site e costuma ser mais invasivo, então o ideal é tomar cuidado ao escolher esse tipo de publicidade.

Como usar pop-ups na sua estratégia?

Saber como usar os pop-ups no celular ou os pop-ups no Chrome é importante para não irritar o seu cliente, mas, sim, conseguir bons resultados. Então, vale a pena conferir quais são as melhores táticas para garantir sucesso ao utilizá-los. Vamos conferir?

1 – Promova conteúdos exclusivos

Uma boa forma de usar o pop-up na sua estratégia é sugerir ao leitor um conteúdo em momentos adequados. Por exemplo, suponha que o usuário está lendo em seu blog e que você tenha um e-book que pode ser útil para ele.

Dessa forma, é possível fazer uma sugestão com esse material quando o lead chegar a uma determinada área do texto. Você consegue, então, gerar mais consciência e otimizar os processos de marketing de seu negócio.

2 – Faça ofertas

Imagine conseguir usar o pop-up no WhatsApp para fazer ofertas? Ou então, aproveitar e fornecer aos clientes sugestões de produtos ou serviços a partir do Chrome? Essas são ótimas ideias para incorporar a ferramenta em sua estratégia.

Por exemplo, imagine que você tem uma empresa que vende smartphones e seu lead está lendo um artigo sobre um celular específico em seu blog. Dessa forma, que tal fazer uma oferta daquele modelo utilizando o pop-up? Assim, fica mais fácil conseguir gerar vendas.

3 – Use o recurso de assinar a newsletter

Se você quer adquirir mais leads para sua empresa, é possível criar formulários ou instigar que os visitantes de seu site assinem a newsletter. Para isso, usar os pop-ups é uma ótima alternativa.

Assim, você obtém o endereço de e-mail do potencial cliente de uma maneira não invasiva e consegue ofertar conteúdos de qualidade para ele. Ou seja, alcança resultados melhores e pode usar os dados obtidos com o consentimento do usuário para apostar na automação de marketing na empresa.

Quais são os erros mais comuns no uso de pop-ups?

A má fama dos pop-ups está relacionada às falhas cometidas, além do abuso desse recurso em alguns canais. Outro ponto é que eles também já foram associados com páginas de vírus, malwares ou spams. Os erros mais comuns no uso de pop-ups são:

  • não agregar valor;
  • ter pop-ups que cobrem o conteúdo;
  • usar pop-up sem métricas;
  • utilizar de maneira excessiva.

Ao evitar tais ações, você consegue aproveitar ao máximo esse recurso de interação direta com os leads. Contudo, sem ultrapassar nenhum limite que torne a experiência do usuário ruim ou desgastante.

Como desativar pop-ups?

Mesmo que ele seja um recurso de grande valor, algumas pessoas preferem ter o pop-up bloqueado. Por isso, se o usuário considera que sua experiência de navegação será melhor sem ele, é possível seguir um passo a passo para desativar tal elemento do navegador.

No caso do Google Chrome, ele pode ser desabilitado conforme o seguinte passo a passo:

  • abra o Google Chrome;
  • clique no menu superior direito, ou seja, nos três pontinhos no canto da tela;
  • selecione a aba “Configurações”;
  • siga para “Configurações do site”;
  • clique na opção “Pop-ups e redirecionamentos”;
  • defina como “Ativada”.

Assim, não haverá mais o uso desse recurso em seu navegador. Veja no vídeo a seguir como desativar os pop-ups não só no Chrome, mas também no Safari e no Mozilla Firefox. 

 

Vale destacar que alguns sites utilizam o menu pop-up para coletar informações, criar formulários e preencher cadastros. Quando precisar de acesso a eles é necessário desativar os mecanismos de bloqueio dos pop-ups.

Aprenda a usar pop-ups e cookies sem incomodar seu cliente

Quais ferramentas podem ser utilizadas para criar pop-ups?

Contar com boas ferramentas de marketing digital é fundamental para gerar resultados por meio de ações com o uso de pop-ups. Por exemplo, se você obtém dados de contato de seu lead, é possível utilizá-los para automatizar os processos e reduzir o seu tempo em tarefas repetitivas.

O Workflows da HubSpot é capaz de oferecer agilidade em diversos processos de seu negócio. Por meio dele, você consegue colocar a nutrição de leads em piloto automático, ter melhor visualização dos fluxos de marketing da empresa, gerenciar webhooks e levar o seu lead a tomar uma ação desejada com excelentes CTAs.

<< Configure fluxos de trabalho eficazes e automatizados usando uma interface visual simples>>

Viu como é possível utilizar o pop-up em suas estratégias de marketing e vendas? Ao fazer um bom uso desses elementos você obtém a atenção dos leads e consegue efetuar uma chamada para ação mais eficiente. Então, não perca tempo e comece a utilizar esse instrumento agora mesmo.

Quer melhorar a publicidade do seu site? Confira as principais ferramentas de marketing digital indispensáveis para a sua estratégia!

o que é marketing não invasivo?

 
veja como usar o marketing não invasivo

Fonte: Blog Hubspot

O que você achou?

500 points
Upvote Downvote

Publicado por Marketing de Verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − dezessete =

android-13-podera-obrigar-fabricantes-a-adotarem-recurso-de-2016

Android 13 poderá obrigar fabricantes a adotarem recurso de 2016

automacao-de-processos-em-marketing:-por-onde-comecar?

Automação de processos em marketing: por onde começar?