Como convencer os visitantes a mergulhar de cabeça no seu site? Muitos elementos formam exemplos de Landing Page (LP) de excelência. E, para aproveitar esses espaços ao máximo, é preciso levar em consideração quais são os objetivos da sua página de conversão.
Entre os pontos a analisar estão o tamanho da página, o design, a linguagem, o uso de gatilhos mentais, o tipo de Call-to-Action (CTA). Para otimizar tudo isso, você precisa entender o que você busca e quais são as características do seu negócio e produto.
Todos esses fatores vão impactar o desempenho da sua Landing Page e o número de conversões. Por isso, para ajudar você a elaborar uma LP que converte, vamos explorar as características dessa ferramenta e analisar alguns exemplos.
Acompanhe a leitura para conhecer a estrutura das melhores Landing Pages e aproveitar insights valiosos para sua equipe de marketing.
O que é uma Landing Page?
A Landing Page (LP), também conhecida como página de captura, é destinada a atrair os visitantes, coletar seus dados, e convertê-los em leads ou clientes. A estrutura é geralmente composta por uma descrição do produto ou serviço, selling-points, formulário e CTA.
As Landing Pages são elaboradas de acordo com as necessidades de cada negócio e o objetivo de conversão. Dessa forma, elas podem ter variados tipos de conteúdo e design, assim como sugerir diferentes ações.
O formulário para captação de dados pessoais também deve ser elaborado conforme as necessidades do negócio e, principalmente, estar em conformidade com a legislação vigente, como a Lei Geral de Proteção de Dados. Além de pedir o consentimento do usuário, a empresa deve coletar apenas os dados necessários e informar a finalidade do seu uso.
Quais são as características de uma Landing Page?
- Objetivo claro
- Layout atrativo e profissional
- Conteúdo relevante e persuasivo
- Formulário de conversão
- Chamada para ação
Conheça as principais características que toda Landing Page deve ter para proporcionar uma alta taxa de conversão.
1. Objetivo claro
Criamos uma LP para cumprir um objetivo específico, como incentivar o download de um e-book, divulgar uma demonstração de produto ou capturar informações de contato para futuras campanhas de marketing. A Landing Page deve ter um único objetivo bem definido, com todos os elementos da página direcionados para alcançá-lo.
2. Layout atrativo e profissional
Um design atrativo é fundamental para prender a atenção dos visitantes. Utilize cores, imagens e uma tipografia que estejam alinhadas à identidade da marca e transmitam profissionalismo.
O layout deve ser limpo e organizado, com uma hierarquia clara de elementos que facilite a leitura, navegação e compreensão das informações.
3. Conteúdo relevante e persuasivo
O conteúdo de uma Landing Page deve ser conciso, relevante e convincente. Procure criar títulos e subtítulos chamativos para destacar os benefícios do produto ou serviço.
Você também pode incluir:
- depoimentos e outras provas sociais;
- estudos de caso;
- estatísticas sobre o produto ou serviço.
4. Formulário de conversão
Se a conversão desejada envolve a obtenção de informações de contato do visitante, como nome e e-mail, o formulário de Landing Page deve ser simples e de fácil preenchimento.
Peça apenas as informações necessárias para iniciar o relacionamento com o lead, não só para deixar o processo mais fácil, mas também para atender aos requisitos legais, conforme mencionamos.
5. Chamada para ação
Uma Landing Page, para ser eficiente, deve chamar o usuário a realizar uma ação. A chamada deve ser clara, destacada e persuasiva. Por isso, utilize verbos de ação que estimulem a pessoa a agir imediatamente, como “compre agora”, “inscreva-se” ou “experimente gratuitamente”.
Quais são os tipos de Landing Page?
Existem diferentes Landing Pages, com propósitos e estratégias de conversão específicos. Confira, a seguir, os principais tipos de LP!
Página de captura de leads
Essa é uma das formas mais comuns de Landing Page. Seu objetivo é capturar as informações de contato dos visitantes, como nome, e-mail e telefone. Geralmente, é oferecido um incentivo, como um e-book gratuito, um webinar ou uma newsletter, em troca das informações do visitante.
Página de vendas
A LP de vendas promove um produto ou serviço específico e incentiva a compra imediata. Para isso, o conteúdo destaca os benefícios, recursos e valor único do produto, além de fornecer depoimentos, avaliações e garantias de satisfação.
Página de pré-lançamento
É usada para criar antecipação e interesse em torno de um produto ou serviço que será lançado em breve. Geralmente, os visitantes são incentivados a se inscrever para receber atualizações ou acesso antecipado ao que será lançado.
Página de download
É voltada para o download de algum conteúdo valioso, como whitepaper, e-book, infográfico ou template. O visitante precisa fornecer suas informações de contato para acessar o material.
Página de inscrição em evento
Se o objetivo é promover um evento, essa Landing Page permite que os visitantes se inscrevam fornecendo suas informações e confirmando sua participação.
Página de obrigado
Também conhecida como “Thank You Page”, ou pela sigla TYP, essa é uma página de agradecimento exibida após o visitante realizar a ação solicitada na LP, como efetuar uma compra, preencher um formulário ou se inscrever em um evento.
Página de Upsell ou Cross-sell
São páginas que sugerem ao visitante complementar sua compra com:
- um upgrade do produto ou serviço adquirido (upsell);
- produtos adicionais, relacionados ao item principal (cross-sell).
O objetivo é aumentar a satisfação desse consumidor, ao passo que a empresa consegue elevar o ticket médio.
Quais informações uma LP deve conter?
- Título
- Subtítulo persuasivo
- Descrição
- Prova social
- Formulário
- Benefícios e proposta de valor
- Call-to-Action (CTA)
Para alcançar o objetivo definido dentro da estratégia, a Landing Page deve conter as informações essenciais para atrair, envolver e converter os visitantes.
Embora o conteúdo específico possa variar de acordo com a marca, o produto ou serviço e o público-alvo da página de captação, existem alguns elementos que geralmente devem estar presentes nesse tipo de página.
1. Título
O título é o primeiro item que os visitantes visualizam ao acessar a página. Por isso, ele precisa ser claro, atrativo e mostrar o valor do que a LP oferece.
2. Subtítulo persuasivo
O subtítulo complementa o título, destacando os principais benefícios ou soluções que a oferta proporciona. A ideia é ajudar a manter o interesse do visitante.
3. Descrição
É uma breve explicação sobre o que está sendo oferecido, detalhando melhor seus recursos e vantagens — e como tudo isso pode ajudar o usuário a resolver um problema ou satisfazer uma necessidade.
4. Prova social
Depoimentos, avaliações, estatísticas ou logos de clientes conhecidos que comprovem a eficiência do produto ou serviço permitem aumentar a confiança do visitante e trabalhar a credibilidade da marca.
5. Formulário
O formulário é a peça-chave da LP, já que vai permitir captar os dados do usuário. É importante que esse elemento seja simples e intuitivo, para incentivar o preenchimento.
No geral, são solicitados:
- nome;
- e-mail;
- se necessário, WhatsApp;
- se aplicável, preferências e outras informações relevantes para a oferta.
6. Benefícios e proposta de valor
É interessante destacar os principais benefícios e vantagens que o usuário obterá ao aceitar a sua oferta. Mostre também como o produto ou serviço pode atender às suas necessidades.
6. Call-to-Action (CTA)
A Call-to-Action é fundamental para incentivar o usuário a realizar a ação que deseja, efetivando a conversão. Você pode optar por uma frase acompanhada de um botão ou destaque gráfico.
Quais são as características de uma Landing Page que converte?
Uma Landing Page deve convencer os visitantes a realizar a ação desejada. Anote estas dicas para criar uma Landing Page de vendas, cadastro, download de e-book ou com qualquer outro objetivo!
Opte por um design limpo
A LP precisa ter um design que chama a atenção e facilita a leitura. Assim, vale a pena optar por um visual mais limpo, sem muitos elementos que possam distrair o usuário.
Além disso, é preciso que o design cause uma boa impressão e transmita autoridade. Uma atenção especial à paleta de cores também é fundamental para garantir a melhor experiência.
Invista em uma boa copy
A copy é uma das partes mais importantes de uma Landing Page. Por isso, é importante dedicar um tempo para elaborar um texto que seja eficiente, usando boas técnicas de copywriting.
Certifique-se também de que todas as informações inseridas na LP sejam realmente necessárias e agreguem valor. Ninguém gosta de gastar tempo lendo uma página com informações prolixas, não é?
Deixe a CTA clara e atrativa
Uma CTA de sucesso é clara e persuasiva, além de conter elementos visuais que permitam destacá-la na LP.
Use verbos de ação no imperativo para estimular a conversão imediata e evite CTAs genéricas. É importante usar frases personalizadas para cada estratégia, com verbos devidamente contextualizados. Por exemplo, em vez de “clique aqui”, opte por “baixe aqui o seu e-book completo”.
Crie uma página responsiva e com carregamento rápido
A sua LP deve ser responsiva para proporcionar uma boa experiência de leitura e navegação, independentemente do dispositivo usado para acessá-la e do tamanho da tela.
Além disso, as pessoas esperam um carregamento rápido. Para você ter uma ideia, um estudo do Google, de 2020, mostra que uma redução de 0,1 segundo no tempo de carregamento já faz diferença para o usuário mobile.
Use gatilhos mentais com estratégia
Os gatilhos mentais são grandes aliados quando se trata de convencer o usuário a realizar uma ação. Por isso, pense nos gatilhos que poderiam tornar sua LP mais eficiente, como:
- prova social;
- autoridade;
- escassez;
- exclusividade;
- urgência, entre outros
Para maximizar a chance conversão, você precisa usar esses gatilhos mentais estrategicamente. Assim, tome alguns minutos para analisar quais tipos de gatilho são mais interessantes em função do objetivo que deseja alcançar.
De modo geral, os gatilhos de autoridade e exclusividade são interessantes para valorizar a sua marca e produto, enquanto os que rementem à urgência ou escassez vão ajudar na hora da CTA.
Personalize a experiência e inclua elementos interativos
Adapte a Landing Page de acordo com as características da persona. Se você tiver várias buyer personas, inclusive, pode ser interessante mudar alguns elementos de estilo e conteúdo em função do público-alvo de cada LP.
Outra sugestão é incluir peças interativas na sua LP. Além de melhorar a atenção do usuário, a experiência interativa tem tudo a ver com personalização, já que você pode adaptar o conteúdo mostrado na página em função das opções do seu usuário.
Integre chatbots
Os chatbots são muito úteis para tirar dúvidas e captar a atenção do usuário. Por isso, se tiver a oportunidade e o contexto for adequado, inclua esse recurso na sua Landing Page.
Quais são as métricas que você precisa acompanhar?
Tão importante quanto criar a sua Landing Page com todos os elementos-chave é avaliar o seu desempenho. Concorda? Para uma análise precisa, que vai mostrar os pontos de melhoria e confirmar os itens que funcionam bem, é preciso recorrer a métricas específicas.
A seguir, apresentamos os principais KPIs para Landing Page que você precisa conhecer.
Taxa de conversão
Indica a porcentagem de visitantes que realizaram a ação desejada. O objetivo da LP é justamente a conversão, então, esse é o indicador principal do sucesso de uma página.
Aqui, é importante considerar que o objetivo de conversão varia, podendo ser, entre outras possibilidades:
- o download de um e-book;
- um cadastro para teste grátis;
- a assinatura de um serviço;
- a solicitação de um orçamento personalizado;
- a compra de um produto;
- a assinatura de uma newsletter.
Por isso, na hora de calcular a sua taxa de conversão, tenha em mente qual é o real objetivo da Landing Page, em especial nas peças que têm várias CTAs ou apresentam conteúdo interativo.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição, ou bounce rate, é uma métrica que indica o número de visitantes que acessaram uma página específica do site da empresa, mas saíram antes de finalizar a ação desejada.
Além de observar a taxa de rejeição, é interessante entender quais motivos podem levar a esse comportamento. Alguns exemplos são:
- o design não é adequado;
- a página não é responsiva;
- a CTA não é atrativa;
- o texto é muito longo;
- há problemas de legibilidade.
Inclusive, o teste A/B é uma boa maneira de você testar os elementos de conversão da sua LP e aprimorá-los. Assim, você pode comparar a taxa de rejeição de duas versões e selecionar a que funciona melhor.
Taxa de abandono do formulário
Mais específica que a bounce rate, a taxa de abandono do formulário mostra a percentagem de pessoas que começaram a preencher um formulário, mas não completaram a etapa. Com esse dado, você vai descobrir se precisa fazer alguma alteração na LP para simplificar ou adequar o formulário.
Custo por Lead (CPL)
Para obter o Custo por Lead, basta dividir o valor total gasto com a criação da Landing Page e a campanha para divulgá-la pelo número de leads obtidos. Se o CPL for muito elevado, significa que a eficiência da campanha pode ser melhorada.
Contudo, um CPL baixo não necessariamente quer dizer que sua LP traz bons resultados. Isso porque essa métrica apenas mede o quanto você gastou para obter cada lead, mas não indica se os leads captados são qualificados. Assim, o CPL precisa ser acompanhado de uma análise qualitativa dos seus leads.
Taxa de retenção de leads
Essa métrica indica quantos visitantes que preencheram o formulário se tornaram leads qualificados e continuaram a se engajar com sua empresa. É uma boa métrica para ser combinada com o CPL.
Retorno sobre o Investimento (ROI)
O ROI é outro indicador financeiro, que vai mostrar o valor gerado em relação aos recursos investidos no desenvolvimento e divulgação da LP. Com essa métrica, é possível ter uma ideia de rentabilidade para nortear as decisões.
Ainda que um ROI positivo sugira que o investimento está trazendo retorno, é preciso aprofundar a análise para saber se sua Landing Page tem uma rentabilidade dentro do aceitável. Já um ROI negativo é um sinal evidente de que a campanha não vai bem.
Tempo de permanência na página
Mede o tempo médio que os visitantes passam na Landing Page. Um tempo curto pode indicar falta de interesse ou que a mensagem não está muito clara.
Origem do tráfego
Acompanhar a origem do tráfego permite identificar quais canais, anúncios ou links estão direcionando visitantes para a Landing Page.
Taxa de scroll
Mostra a porcentagem de visitantes que rolaram a página até determinada posição, ajudando a identificar até onde os visitantes estão lendo e engajando com a LP.
Taxa de clique na CTA
Mostra o percentual de usuários que clicaram no botão de CTA e fornece insights sobre o interesse e a eficácia da chamada para ação.
Taxa de retorno
Revela quantos visitantes retornaram à Landing Page em relação ao número total de visitantes.
Por que ficar de olho em bons exemplos de Landing Pages?
Quando pesquisamos exemplos de Landing Pages, é surpreendente perceber que são poucos os sites que têm uma LP moderna, que chame realmente a atenção e proporcione uma experiência instigante ao usuário. Por isso, resolvemos compilar uma lista de Landing Pages que adoramos.
Mas antes, uma observação importante: não temos acesso às estatísticas das Landing Pages a seguir. Por isso, não conseguimos especificar a eficácia delas na conversão de visitantes, leads e clientes, ok?
Mesmo assim, esses exemplos têm as melhores combinações dos elementos que exploramos. Claro, se a inspiração vier e você quiser testar algumas dessas táticas, a única maneira de saber se elas realmente funcionam será experimentando no seu site e acompanhando as métricas.
Quais são os melhores exemplos de Landing Pages?
- Shopify
- Airbnb
- Semrush
- Wistia
- Uber
- Netflix
- Nauto
- Industrial Strength Marketing
- Inbound Emotion
- IMPACT Branding & Design
- Cincopa
- Bills.com
- Salesforce
- Landbot
- Slack
- H.BLOOM
- Conversion Lab
A seguir, apresentamos alguns exemplos de Landing Page de sucesso para você se inspirar. Para facilitar a análise, separamos os exemplos de página de captura em três categorias:
- Landing Pages de cadastro
- Landing Pages de e-books
- Landing Pages para mais informações
Landing Pages de cadastro
1. Shopify
Como muitos outros exemplos deste artigo, a Landing Page para o período de avaliação do Shopify aposta na simplicidade. O título é direto e usa poucas palavras. A página mostra tópicos curtos em vez de parágrafos.
Tudo é pensado para comunicar os detalhes e benefícios do período de avaliação, sendo preciso preencher poucos campos para se inscrever. Todas essas características facilitam a transmissão da mensagem da Shopify para quem tem um e-commerce: “venda online com a nossa ferramenta”.
2. Airbnb
Para ajudar na conversão de visitantes em anfitriões, o Airbnb oferece um recurso de personalização bem atrativo: uma projeção média de ganhos por semana estimada de acordo com a localização do visitante.
Você consegue inserir nos campos informações adicionais sobre as acomodações que deseja cadastrar na plataforma para chegar a uma estimativa ainda mais precisa.
Se o usuário ficou satisfeito com a simulação, o próximo passo é simples: a CTA está bem clara na parte superior da página, fazendo a conversão acontecer na hora.
3. Semrush
A Semrush traz uma Landing Page com um título e subtítulos bem chamativos, seguidos de nomes de grandes marcas que usam a plataforma, como prova social. O design simples permite que a atenção seja direcionada para o recurso interativo, em que o visitante pode testar a plataforma digitando a palavra-chave que deseja analisar.
Para realizar a pesquisa, o site pede para preencher um formulário de cadastro. Já para quem não se convenceu a fazer um teste de pesquisa de palavra-chave, a LP apresenta um conjunto de depoimentos, big numbers e informações sobre as principais funcionalidades do aplicativo. A página é encerrada com um botão para iniciar o período de teste.
4. Wistia
A Landing Page da Wistia é para a conta gratuita do serviço. De primeira, você visualiza o formulário com um único campo para criar sua conta. O fundo branco permite dar destaque ao formulário de conversão, enquanto botão azul faz referência à logo da marca.
Para facilitar o cadastro, a Wistia sugere ao usuário usar sua conta Google ou Microsoft. Mas mesmo para quem deseja inserir todos os dados, o formulário enxuto e centralizado deixa a tarefa bem intuitiva — inclusive, esse é um dos segredos para conversões rápidas.
5. Uber
A Uber também tem um bom exemplo de Landing Page, que une simplicidade e informação. O visitante tem acesso ao formulário de interesse para se tornar um motorista da Uber bem no início da página.
No entanto, à medida que ele vai descendo, encontra uma gama de informações importantes e variadas, respondendo a algumas das principais dúvidas de como é dirigir para a Uber.
Dividindo a página em diversos blocos, como “Por que se tornar um motorista da Uber?” e “Perguntas frequentes”, a empresa já direciona a pessoa para os locais em que ela poderá ter mais detalhes sobre o que deseja saber, com CTAs diretas.
6. Netflix
A página de conversão da Netflix (que pode ser visualizada, caso você não esteja logado na plataforma, e é focada em quem ainda não é usuário do serviço) dispensa apresentações: ela é uma das mais simples e diretas que existem. Para converter leads, apenas é solicitado um e-mail. No fundo, temos um design que por si só é uma peça informativa, com imagens de alguns dos filmes, séries e documentários que estão disponíveis no catálogo.
Após inserir o e-mail, o usuário é direcionado a uma segunda página para preencher dados cadastrais. Esse tipo de abordagem confirma as máximas de que “menos é mais” e “uma imagem vale mais que mil palavras”.
Landing Pages de e-books
7. Nauto
A Nauto, uma plataforma de dados para carros autônomos, ajuda a tornar a direção autônoma mais segura para empresas que gerenciam frotas de veículos com essa característica. Naturalmente, os clientes precisam de muitas informações para entender como o sistema funciona.
A marca já providenciou isso: fez um e-book simples, com uma Landing Page que oferece ao visitante um breve formulário de contato e algumas informações-chave para explicar por que o recurso é tão importante.
Na parte superior da página, temos uma foto com pessoas, de forma a dar um tom mais humano ao material. O botão “Submit” com fundo verde remete ao sinal verde no trânsito.
8. Industrial Strength Marketing
A LP da Industrial Strenght Marketing atrai de cara por ter um título instigante e sagaz: “Don’t Make Me Zoom”. Assim, sem rodeios, uma dor comum dos usuários é evidenciada: a necessidade de dar zoom em sites não responsivos. O formato do subtítulo, que segue o modelo “X razões para”, é eficiente para gerar curiosidade.
Além disso, a paleta de cores foi escolhida de forma bem estratégica: enquanto o cinza transmite um ar sóbrio e corporativo, o vermelho no topo e final do formulário chama a atenção e ajuda a ativar o gatilho de urgência.
Além disso, esse modelo é versátil, fica bonito e funciona bem no celular. Lembre-se de que muitos visitantes acessarão suas Landing Pages em smartphones ou tablets: se o design do seu site não for responsivo, eles provavelmente vão desistir e abandonar a página — como a própria Industrial Strength Marketing quer nos mostrar!
9. Inbound Emotion
Mesmo quem não fala espanhol consegue apreciar a Landing Page do site da Inbound Emotion, parceira da HubSpot. Quer conhecer um recurso bem interessante que foi usado?
O formulário se mantém em uma posição fixa e de destaque conforme o visitante vai descendo na página! Com isso, o componente de conversão fica sempre visível. Além disso, o laranja combina bem com a identidade da marca e reforça a ideia de emoção.
Por fim, para quem deseja saber mais sobre o produto antes de preencher o formulário, há alguns exemplos de palavras e expressões que são definidas no dicionário, bem como uma lista com os benefícios do material.
10. IMPACT Branding & Design
A IMPACT Branding & Design também é parceira da HubSpot. A Landing Page dessa empresa é uma excelente fonte de inspiração. O layout da página do nosso exemplo é simples, com um título grande e um fundo com nuances de azul que circunda o formulário, muito agradável aos olhos.
O guia gratuito do e-book da IMPACT não está disponível para download diretamente na página: primeiro, o visitante envia suas informações pelo formulário. Misturando bom humor e comunicação assertiva, o botão do formulário contém a frase “gere mais conversões”, reforçando a proposta de valor.
Landing Pages para mais informações
11. Cincopa
A Cincopa é especializada em hospedagem de vídeo e outras mídias. Ela oferece um grande leque de produtos e serviços, voltados para vários públicos. Mas como unir tudo isso em uma única Landing Page? A empresa pensou em um formato bem interessante, que oferece uma experiência interativa ao usuário.
No topo da página, temos um vídeo explicativo, junto com um título e dois botões. O primeiro sugere um teste gratuito, direcionando para um formulário de captura. Já ao clicar no segundo botão, o usuário é direcionado para uma página que destaca as principais funcionalidades — claro, com um botão para o free trial.
Voltando à LP principal, o usuário tem opção de continuar rolando a página para consultar mais informações. O conteúdo alterna entre:
- botões para conteúdos sobre os diversos tipos de serviços;
- nomes de clientes que contrataram os serviços;
- botões para formulários de conversão;
- links para estudos de caso.
Ou seja, a Cincopa aporta uma experiência rica e personalizada ao usuário, usando praticamente todos os elementos de uma LP de sucesso. E o conteúdo é projetado de forma inteligente, para que apenas as pessoas que buscam mais informações acessem as páginas mais completas; quem já tiver interesse confirmado pode clicar em um dos botões para uma conversão imediata.
12. Bills.com
Como dissemos, uma experiência interativa é bem-vinda e pode melhorar a conversão. O exemplo do Bills.com faz parte das dicas de melhores Landing Page de vendas. Na LP, o usuário é convidado a responder a uma sequência de três perguntas, sendo apenas uma pergunta por tela.
Assim, após o usuário informar o valor da sua dívida, o tempo de atraso do pagamento e o estado americano onde mora, o site mostra um breve formulário com dados pessoais para obter um retorno.
Esse tipo de abordagem é bem interessante porque:
- permite à empresa obter dados relevantes para fornecer um serviço personalizado;
- o usuário percebe que existe uma preocupação em oferecer uma solução sob medida, aumentando a percepção de valor sobre a marca.
13. Salesforce
A Landing Page da Salesforce trabalha o cadastro com um formulário dividido em três fases. Na primeira, a pessoa precisa inserir o nome, sobrenome e cargo. Na segunda, é perguntada a quantidade de funcionários, nome da empresa e país. Na terceira e última etapa, são solicitados o telefone e o e-mail.
Um ponto que chama a atenção na página é a objetividade. É possível encontrar uma lista dos benefícios de fazer teste grátis de 30 dias. Bem ao lado da descrição, há uma imagem do sistema, que permite aos visitantes ter uma visão do que vão encontrar.
Outra característica bem interessante nesse exemplo é a transparência quanto aos valores. Já fica explicito na própria LP qual é o preço por usuário após o período de teste — e isso é explicado com um recurso visual, o que deixa a informação evidente e facilita a interpretação.
14. Landbot
O Landbot, um serviço que cria Landing Pages com chatbots, posiciona o próprio produto na própria LP, ao sugerir ao visitante participar em um bate-papo. Assim, os usuários são recebidos por um bot simpático — além dos emojis e GIFs — que os estimula a inserir informações como se fosse em um diálogo.
Essa é uma excelente alternativa ao formulário tradicional para converter e captar informações sobre o usuário de uma forma leve e humanizada; e de quebra, a demonstração do produto já ocorreu.
15. Slack
O Slack oferece ao usuário um cadastro gratuito para poder experimentar a plataforma, solicitando apenas o e-mail na LP. Essa simplicidade ajuda na conversão, justamente pela facilidade de não ter que fornecer muitos dados, evitando o abandono da página.
A Landing Page conta com outros elementos, como a imagem da tela de conversa para mostrar a maneira como a ferramenta auxilia na comunicação da equipe. Embaixo, as logos dos clientes trazem uma prova social. Os botões roxos, contrastando com o fundo branco, dialogam com a identidade visual da marca.
16. H.BLOOM
Às vezes, a LP é simples, mas encanta pela emoção que transmite. Ao mostrar buquês de flores bem no meio do texto, a H.BLOOM mostra em poucos segundos qual é o serviço que oferece.
Além disso, o uso de palavras como “luxury” e “tailored” trabalha o gatilho de exclusividade. Essa ideia é complementada pela CTA, que sugere preencher o formulário para receber uma proposta personalizada.
A única coisa que mudaríamos aqui? O texto no botão “Submit”, que poderia ser mais específico para a oferta em questão. Mesmo assim, temos um belo exemplo de Landing Page para mostrar que uma abordagem simples, acompanhada das palavras e imagens certas, é capaz de converter.
17. Conversion Lab
A página inicial da Conversion Lab é um exemplo de Landing Page com design simples e abordagem objetiva, mas sem deixar de lado uma explicação completa das soluções.
A LP se divide em duas partes:
- para os usuários que desejarem, é possível solicitar uma consultoria gratuita clicando no respectivo botão, em destaque no início da página;
- já para as pessoas que desejam explorar as soluções, dá para continuar a leitura rolando a página.
Ao longo página, temos:
- estatísticas sobre os resultados que os clientes esperaram;
- detalhamento dos benefícios das soluções;
- depoimentos de clientes;
- exemplos de marcas que confiaram na Conversion Lab.
Tudo isso é apresentado em uma página que traz diversos elementos de design, para deixar a leitura mais dinâmica, além de fotos de pessoas que humanizam a proposta. Em qualquer momento, o usuário pode clicar em um botão para preencher um formulário e receber mais informações.
Como o criador de Landing Page da HubSpot pode auxiliar o seu negócio?
A HubSpot tem um software gratuito para criar sua Landing Page. Vendas e marketing podem agilizar seu trabalho graças a essa ferramenta que vai muito além da elaboração da LP. Veja alguns dos recursos oferecidos:
- otimização de SEO;
- análise das métricas de conversão;
- detalhamento das fontes de tráfego.
O criador de Landing Pages faz parte do Marketing Hub, software completo de automação de marketing com diversas ferramentas para você. Essa plataforma traz tudo o que você precisa para aprimorar seu marketing ao mesmo tempo que economiza recursos, graças a ferramentas inovadoras, como:
- gerenciamento de e-mail marketing;
- gestão de redes sociais;
- análise da jornada do cliente;
- testes adaptativos;
- pontuação preditiva de leads.
A Landing Page é um excelente instrumento para captar leads dentro da sua estratégia de Inbound Marketing. Mas, como vimos, são muitos elementos que determinam o seu sucesso. Por isso, é importante conhecer bem as necessidades da sua empresa e se basear em um bom modelo de Landing Page.
Uma vez sua LP publicada, tenha em mente a importância de fazer um monitoramento adequado para identificar pontos de melhoria e potencializar a rentabilidade das suas ações. Também vale a pena acompanhar as tendências de marketing, como o conteúdo interativo, para não perder oportunidades de implementar novos recursos.
Esses exemplos de Landing Page foram úteis para você? A HubSpot pode ser sua parceira! Baixe o nosso e-book sobre criação de Landing Page para vendas que converte!
Fonte: Blog Hubspot