Às vezes, seu marketing de mídia social pode parecer separado de seus outros esforços de marketing. Afinal, a mídia social trata de envolver os fãs e se divertir um pouco com sua marca. É realmente um lugar onde você deve pensar sobre a jornada do cliente?
O fato da questão é que todos seus esforços de marketing devem ser moldados em torno do jornada do cliente , e isso inclui mídia social. E sim, há uma maneira de encaixar a mídia social em cada estágio da jornada do cliente sem recorrer a postagens de vendas ou mensagens de spam.
Veja como você pode incorporar a mídia social em todas as fases da jornada do cliente, desde conhecer, gostar e confiar para experimentar, comprar, repetir e indicar.
Conhecer
A mídia social é um ótimo lugar para apresentar sua empresa a novas pessoas. O primeiro estágio da jornada do cliente envolve a exposição de seu público-alvo ao conteúdo de sua marca. Você deseja que seus clientes em potencial tenham uma ideia de quem você é, o que você faz e por que você é melhor nisso do que a concorrência.
O primeiro passo para se preparar para conhecer novas pessoas nas redes sociais é garantir que você estabeleça um perfil com todas as suas informações que incorporem claramente sua marca e logotipos. Esteja você apenas começando ou trazendo sua página social de volta dos mortos, o social orgânico começa com a postagem de conteúdo de marca interessante.
Este conteúdo é como as pessoas conhecerão sua marca e começarão a associar seu nome à sua área de atuação.
Como
Depois de chamar a atenção dos novos fãs, é hora de ficar do lado deles. Na fase similar, você deseja educá-los sobre seus problemas. Este é o momento de mostrar que você entende a dor deles e que sua empresa oferece a solução perfeita para o que os aflige.
Continue a compartilhar conteúdo, mas faça o que fizer, certifique-se de que seja significativo! Aproveite esta oportunidade para compartilhar postagens detalhadas de seu blog, vídeos explicativos de seu canal no YouTube e episódios de seu podcast que apresentam outros especialistas em sua área. Você também pode selecionar conteúdo de outras fontes, mas a chave para fazer as pessoas gostarem de você é compartilhar conteúdo que seja relevante para elas.
Você também pode começar a investir no aumento do seu conteúdo e no compartilhamento de anúncios pagos. O incentivo ao conteúdo permite que você compartilhe seu conteúdo orgânico existente com um público mais amplo, enquanto as campanhas pagas oferecem a opção de exibir postagens patrocinadas para aqueles que já interagiram com sua presença social orgânica. De qualquer forma, essas opções pagas são uma forma de aumentar sua presença no feed de redes sociais de seu público e de construir um senso de familiaridade que gera afeição.
Confiar
Você já convenceu seu público de que conhece sua área e entende o problema que resolve. Agora é a hora de reforçar a confiança em seu negócio e impulsionar o engajamento inicial.
Você pode começar a estimular o apetite do seu público com alusões a uma grande oferta. Postagens pagas com frases de chamariz direcionadas ajudam você a conseguir isso. Você também pode adotar uma abordagem orgânica, compartilhando links que direcionam para uma oferta inicial em seu site.
Este é o momento de enfatizar sua experiência em seu campo e apresentar um caso forte para seu negócio.
Tentar
É aqui que você faz sua primeira oferta para clientes em potencial. Na fase de teste, você revela sua oferta e apresenta conteúdo projetado para levá-los a uma decisão.
Sua oferta inicial não precisa ser grande e, na verdade, não deveria ser. É melhor começar com algo pequeno para colocar o pé na porta de seus clientes em potencial. Novamente, postagens e anúncios com frases de chamariz direcionadas são o caminho a percorrer aqui. Apresentar uma avaliação gratuita ou fazer uma oferta que reduza o risco (por exemplo, uma que inclua uma garantia de devolução do dinheiro) é uma ótima maneira de fazer com que os clientes em potencial se comprometam a lhe dar uma chance.
Comprar
Depois de fazer com que seus clientes em potencial aproveitem sua oferta de teste e os deslumbrar com uma espiada em seu produto ou serviço matador, eles estarão prontos para mergulhar e fazer sua primeira compra real.
A mídia social pode ajudar a induzi-los a essa conversão. Aumente o envolvimento do cliente aqui . Se alguém que experimentou seu produto deixar um comentário ou fizer uma pergunta em sua página de mídia social, seja rápido em oferecer uma resposta! Se eles deixaram um comentário em sua página que expressa hesitações após o teste inicial, entre em contato com eles diretamente para fazer o acompanhamento, ofereça uma solução e peça que dêem a você uma segunda chance.
Essas etapas extras para se tornar pessoal e se envolver com seus clientes potenciais mais importantes nas redes sociais é a maneira de apoiar o processo de compra e impulsionar aquela compra tão importante.
Repetir
Depois de convencer seu cliente em potencial a se tornar um cliente pela primeira vez, você precisa continuar a encantá-lo! Mantenha seus esforços de divulgação sempre que os clientes se engajarem em sua página. Se você receber mensagens privadas de clientes por meio da mídia social, priorize responder rapidamente.
A maioria das ferramentas de gerenciamento de mídia social (como Hootsuite ou SproutSocial ) permite que você responda em plataformas sociais a partir de seu painel centralizado. Isso significa que não há desculpa para perder uma comunicação importante de seus clientes!
Na frente social orgânica, postar conteúdo mais aprofundado, como estudos de caso , é uma maneira de continuar a construir relacionamento com seus clientes. Prove para eles que você forneceu valor de longo prazo para outros clientes, e eles são mais propensos a retornar para oferecer a você mais negócios também.
Quando se trata de opções pagas, o retargeting permite que você seja o primeiro a se preocupar com seus clientes existentes. Considere o envio de ofertas complementares para aqueles que fizeram compras recentemente em seu site (ou seja, se alguém comprou chuteiras de golfe, mostre a eles um anúncio de luvas de golfe ou protetores de cabeça).
Referir
A etapa final na jornada do cliente é ganhar referências. A mídia social é útil aqui porque é um lugar inerentemente – bem, social!
Se você deseja que as pessoas falem sobre sua marca com seus amigos, crie conteúdo compartilhável. Você já está postando conteúdo significativo, mas há maneiras de tornar esse conteúdo mais divertido ou digno de ser compartilhado?
Digamos que você administre uma empresa de controle de pragas. Considere a criação de um vídeo humorístico que ajude os proprietários de casas a identificar o tipo de insetos ou criaturas que eles podem ter em suas casas. Ou prepare um questionário que os leitores possam responder, ajudando-os a identificar o tipo de infestação que podem estar enfrentando. Este é o tipo de conteúdo que não é apenas útil, mas é interativo, envolvente, divertido e com probabilidade de ser compartilhado.
Na fase de referência, você pode até usar táticas pagas para aumentar as postagens dos clientes. Portanto, se você tem conteúdo excelente e positivo gerado pelo usuário, é hora de deixá-lo brilhar!
A mídia social faz parte da orientação da jornada do cliente tanto quanto qualquer outra tática de marketing. A natureza interativa do meio permite que você crie relacionamentos um a um com seus clientes em potencial e clientes e os direcione com o tipo de mensagem que eles mais precisam ver em seu estágio específico da jornada. Usando táticas pagas e orgânicas, você pode criar uma estratégia social abrangente que leva os visitantes ainda mais longe na ampulheta do marketing, não importa onde estejam agora.
Fonte: Duct Tape Marketing