Com o passar do tempo, os sites crescem, e é bastante comum que durante esse processo diversas páginas se tornem duplicatas umas das outras ou, no mínimo, sejam muito semelhantes. Esse fato pode causar problemas com os motores de busca. O conceito de URL canônico surge exatamente para resolver isso.
A questão é que, se houver duas páginas parecidas e as duas estiverem aptas à indexação em determinada palavra-chave, o buscador não saberá para qual delas direcionar o tráfego e pode penalizar a página (ou páginas) em questão com queda de alcance.
Dada a importância de evitar esse problema e tirar proveito das estratégias de SEO, explicaremos a seguir o que é um URL canônico, quais são os benefícios desse conceito, como gerar um URL canônico, entre outros. Confira!
O que é um URL canônico?
Um URL canônico indica para o buscador qual é o melhor endereço entre as diversas opções de links que levam o usuário para a mesma página de um site. Definir um URL canônico é uma técnica fundamental para a otimização de conteúdo para SEO.
De forma sucinta, o processo de canonicalização existe para situações em que um URL deve ser escolhido como o principal entre vários endereços que levam ao mesmo destino. Um exemplo disso são os casos em que se tem:
- www.site.com/index.html
- www.site.com
- site.com
Esses três links direcionam o usuário para a mesma página — logo, para o mesmo conteúdo — mas os motores de busca entendem como páginas diferentes. Por serem entendidas como páginas diferentes, mas com o mesmo conteúdo, os buscadores tendem a visualizar essas páginas como cópias e fazer a indexação de forma errada.
Quais os benefícios do URL canônico?
Canonicalizar URLs é muito vantajoso para o SEO da página. Confira alguns dos principais benefícios:
Elimina o conteúdo duplicado nos buscadores
Os motores de busca não foram criados para indexar conteúdo repetido, portanto, quando encontram páginas que parecem ser iguais, mas que pertencem a domínios diferentes, as marcam como plágio. Isso implica em perdas de posicionamento nos resultados de pesquisa e em um baixo número de visitas, ainda que o que esteja contido na página seja original.
A utilização de URLs canônicos, entretanto, evita esse problema ao definir explicitamente qual daquelas páginas deve ser indexada.
Diferencia conteúdo semelhante
Há também situações em que o conteúdo não é igual, mas as páginas são muito semelhantes e podem causar a mesma confusão nos motores de busca. Um exemplo disso pode ser encontrado em lojas de comércio eletrônico, cujos links para produtos são diferentes apenas por conta de parâmetros passados na URL para especificar cores ou tamanhos, por exemplo.
Nesse caso, o URL canônico garante que apenas uma versão do produto será indexada nos buscadores, e o site não será penalizado por utilizar um recurso da própria API. As demais variações ficam disponíveis para o usuário dentro da página.
É recomendado pelos buscadores
Os buscadores recomendam o uso da tag de canonicalização a fim de fugir da duplicação de conteúdo e facilitar a ação dos bots indexadores. Além desse motivo, as tags canônicas auxiliam as ferramentas de SEO, já que servem para equilibrar os resultados de pesquisa e evitar que sites que repetem o conteúdo sejam exibidos.
Como gerar um URL canônico?
O URL que deve ser escolhido como canônico é aquele que os usuários devem ver ao pesquisar no Google o que procuram e deve permanecer sendo o canônico enquanto a página existir. O processo de definição de um URL canônico é bastante simples: basta adicionar a informação na página incluindo rel=”canonical” no header do código HTML.
Após isso, o URL canônico está definida, mas vale dar atenção a outros aspectos que os buscadores consideram, como a responsividade e o suporte a idiomas.
Como o Google indexa o conteúdo canônico?
Ao indexar um site, o algoritmo do Google procura entender qual é o conteúdo principal de cada uma das páginas e, se encontrar várias páginas semelhantes, indexa aquela que parece mais completa e adequada para o usuário. A partir daí, ela será rastreada com mais frequência que as demais.
O processo de indexação não acontece apenas por meio do atributo rel=”canonical”. Entre outros fatores que colaboram para que os robôs indexem uma página estão o uso de HTTP seguro, a existência do URL em um mapa do site, a responsividade e o idioma.
Isso significa que, entre uma versão não canônica, mas responsiva, e outra versão canônica, mas não responsiva, os buscadores tendem a escolher a versão responsiva — especialmente se quem busca a página está acessando a partir de um dispositivo móvel.
O que é um conteúdo duplicado?
Um conteúdo é visto como duplicado quando pode ser encontrado a partir de dois ou mais links diferentes, por exemplo:
- site.com/index.html.
- www.site.com.
- site.com/.
- site.com.
Esses são exemplos bastante comuns de conteúdo duplicado, visto que boa parte dos sites permitem que o usuário acesse a homepage, por exemplo, com variações desse tipo — e, como visto, até mesmo a barra no fim da URL faz diferença.
Ao falar sobre os parâmetros passados via URL para uma API, o problema se mantém: seja por conta de variáveis para controle de sessão do usuário, especificação das diferentes características de um mesmo produto em um e-commerce, dados de localização e até mesmo os mesmos parâmetros e valores inseridos em ordem diferente. Os motores de busca consideram todas as possibilidades.
A questão, nesse caso, é que se um parâmetro só altera uma pequena informação na página, vai estar praticamente tudo igual. E se apenas a ordem dos parâmetros é trocada, tudo na página estará igual.
Como identificar um URL canônico?
Um URL canônico pode ser identificado ao acessar o código-fonte da página e buscar pelo atributo rel=”canonical”. É um elemento visto pelos buscadores, portanto, sua presença não implica em mudanças na visualização da página ou no conteúdo de um post, por exemplo.
Como o URL canônico contribui para melhores resultados?
Sites com páginas vistas como duplicatas podem ser penalizados pelos buscadores. Isso implica em quedas no posicionamento em resultados de pesquisa de palavra-chave, chegando até mesmo a não aparecer no SERP — a lista de resultados retornada em cada pesquisa feita.
A utilização dos URLs canônicos evita esse problema e ajuda a favorecer o SEO on page — algo fundamental para aumentar os números do tráfego do site.
É fundamental que desenvolvedores e gestores de sites se preocupem com a implementação do URL canônico, pois os algoritmos indexadores não decidem qual é a versão correta de uma página, mas derrubam conteúdos nos casos apresentados.
Entendeu o que é URL canônico e por que devemos dar atenção a isso? Que tal continuar aprendendo? Acesse agora mesmo o nosso guia completo de SEO e confira como montar a melhor estratégia para atrair tráfego orgânico! Conheça também a nossa ferramenta de SEO e estratégia de conteúdo e peça uma demonstração hoje mesmo.
Fonte: Blog Hubspot