Além da enorme possibilidade de interação com os clientes e leads, as redes sociais também trazem uma infinidade de dados importantíssimos para um negócio. Esse é o cenário do qual o social analytics — ou análise social — faz parte.
A possibilidade de interpretar e analisar os dados fornecidos pelas redes sociais faz parte desse conceito, que pode ser utilizado em variados contextos, a partir de ferramentas de marketing digital.
Além de ser útil para interpretar os resultados dos métodos que foram aplicados nas redes sociais, o social analytics é capaz de aproximar a marca do seu público-alvo, entendendo seus sentimentos e necessidades, antecipando comportamentos e possíveis crises, e muito mais.
A questão é que, quanto maior o potencial da empresa em utilizar o social analytics, maiores serão seus benefícios competitivos na utilização de suas redes sociais.
O que é social analytics
Social analytics é o potencial de encontrar padrões por meio de dados sociais. Em outras palavras, é a análise realizada a partir dos dados coletados nas redes sociais, os quais são fundamentais para guiar as estratégias do social media e da companhia.
Atualmente, sabe-se que é possível obter em poucos cliques várias métricas de marketing digital, como: público, número de cliques obtidos, número de visualizações de um conteúdo, tempo de visualização de um vídeo, alcance dos posts, sentimento do público sobre o conteúdo, número de comentários positivos/negativos ou neutros em um período etc.
Fazer este tipo de acompanhamento pode garantir que a sua empresa permaneça no caminho correto dentro das estratégias estabelecidas pelo marketing.
Qual é o objetivo do social analytics?
As informações de social analytics têm o propósito de:
- direcionar as estratégias de marketing digital;
- identificar o que está trazendo resultados positivos e negativos em suas redes sociais;
- permitir insights para o marketing digital da companhia;
- melhorar a geração de leads.
Como colocar em prática?
Existem algumas maneiras de coletar as informações das redes sociais. Algumas são mais simples, como utilizando ferramentas próprias para isso. Já outras podem ser mais trabalhosas, como garimpar manualmente tais informações.
A primeira ferramenta indicada é utilizada no monitoramento de termos. Algumas, inclusive, são capazes de fazer outras funções, como analisar os sentimentos dos usuários, separar os tipos de comentário por neutro, positivo ou negativo, entre outas.
A segunda ferramenta essencial é a que vai fazer o gerenciamento das redes sociais. Com o uso desse tipo de recursos, é possível gerar gráficos com quantidade de curtidas, comentários, entre outros.
Algumas plataformas, permitem obter dados de uma página no Facebook e compreender o seu crescimento, comparando com a concorrência, além de apontar os melhores dias e horários para fazer postagens, de acordo com seu público.
Além disso, ainda existem plataformas que possibilitam a integração de outras ferramentas, possibilitando relatórios mais assertivos e com maior qualidade. Algumas funções que você pode encontrar são:
- emissão de relatórios personalizados por meio de templates;
- desenvolvimento de apresentações de forma intuitiva;
- elaboração de dashboards para acesso controlado;
- formatação de relatórios com função “arrastar e soltar”;
- programação de relatórios periódicos.
É válido lembrar que existem diversos tipos de ferramentas e plataformas que possibilitam a extração de dados. Algumas podem ser gratuitas e outras pagar, mas com mais funcionalidades. Uma dessas ferramentas é o software de gestão de Redes Sociais da HubSpot, que oferece ferramentas para publicar conteúdo em diversas plataformas, analisar métricas e resultados, criar dashboards a partir dos dados coletados em diferentes plataformas e muito mais. Por isso, fazer uma pesquisa detalhada antes de contratar alguma delas é fundamental.
Além disso, se sua empresa não possui um departamento ou um profissional destinado ao trabalho de social media, é interessante fazer a contratação de um profissional qualificado. Esse tipo de estratégia pode trazer um custo maior para a empresa, mas certamente vai garantir resultados mais positivos.
A seguir, descrevemos algumas análises que podem ser feitas a partir do social analytics.
Análises feitas a partir do social analytics
Utilizando uma boa ferramenta de monitoramento de métricas e um growth hacking adequado, você terá acesso a relatórios importantes na hora de conhecer seu público e elaborar as estratégias do seu negócio. No entanto, você sabe quais são essas métricas?
Awareness
A palavra em inglês “awareness” significa “consciência”. No marketing, é ela quem mede a percepção da sua marca pelo cliente, ou seja, o quanto ele está “consciente” sobre a presença da sua marca no mercado.
Sendo assim, podemos descobrir por meio dela quais são as marcas preferidas pelos consumidores e, consequentemente, seus principais rivais nas vendas.
Alcance
Quando o assunto é alcance estamos nos referindo ao número de usuários que tiveram contato com seu conteúdo. Porém, essa métrica marca apenas uma visualização do conteúdo, mesmo que o usuário tenha visto 10 vezes a mesma postagem.
Impressões
Diferentemente da métrica de alcance, as impressões contabilizam a quantidade de visualizações que a sua postagem obteve, não importando se foram pelo mesmo usuário ou não. Portanto, se uma mesma pessoa viu 4 vezes o post, as impressões serão 4.
Interações / engajamento
O engajamento ou interação, como é chamado por algumas pessoas da área, é uma das métricas mais valiosas para uma marca, pois ela mostra o quanto seu público interage em suas redes sociais, somando a quantidade de curtidas, compartilhamentos e comentários.
Taxa de rejeição
Como o próprio nome indica, a taxa de rejeição revela quanto os usuários das redes sociais rejeitaram a sua postagem. Ela mostra a quantidade de acessos em suas redes que não resultaram em interações. Ou seja, quais páginas acabaram sendo fechadas logo após serem abertas, os bloqueios no feed,as descurtidas e as denúncias de SPAM.
Menções
As menções referem-se ao número de vezes que um usuário citou a sua marca, página ou hashtag relacionando-as ao seu nicho de mercado em uma postagem.
Ocorrências
As ocorrências são o número de menções mais a quantidade de interações com o seu perfil. Neste caso, as ocorrências podem ser positivas, negativas ou neutras, e permitem que você analise as suas estratégias de marketing com mais clareza, uma vez que mostram o que seus seguidores acham da sua marca.
Muito é discutido na internet sobre a necessidade de adequar as estratégias de marketing nas redes sociais. Entretanto, isso não se resume a criar um perfil e fazer qualquer tipo de postagem esperando curtidas e comentários.
Por trás do marketing de conteúdo, existe um processo complexo de planejamento e análise de dados, como é o caso do social analytics. E é a partir dele que a empresa pode ter acesso a dados valiosos e estruturar melhor o seu posicionamento no mercado digital.
Aproveite que está aqui e conheça o Marketing Hub e as ferramentas para criação de relatórios.
Fonte: Blog Hubspot