in ,

O que é Python? Saiba por que aprender!

o-que-e-python?-saiba-por-que-aprender!

Quando se fala em profissões em alta ou que trazem muito sucesso, boa parte das pessoas pensa logo nas carreiras que estão associadas à Tecnologia da Informação, como a programação.

Nesse contexto, o Python é uma das linguagens de programação mais bem-vistas pelo mercado pela sua simplicidade e versatilidade. Assim, deve fazer parte do repertório dos profissionais que buscam crescimento na carreira.

Mas, afinal, o que é Python e para que seve? Como surgiu? Quais são as vantagens de investir nessa linguagem? Vamos abordar esses e outros pontos neste post completo sobre o assunto. Boa leitura!

Por conta de características como sua versatilidade e facilidade de aplicação, o Python é uma das linguagens mais comumente escolhidas por desenvolvedores web e profissionais de marketing. Por isso, entender como funciona o Python é cada vez mais relevante para negócios dos mais variados segmentos.

Como o Python surgiu?

Agora que definimos o que é linguagem Python, que tal entendermos um pouco sobre o seu desenvolvimento? Tudo começou no final dos anos 1980, quando Guido van Rossum, programador holandês, começou a trabalhar em uma nova linguagem de programação.

O seu objetivo era criar uma linguagem que fosse fácil de aprender, legível e eficiente em vários setores. A boa notícia é que o Guido conseguiu juntar todas essas características no Python, uma linguagem versátil, que pode ser adaptada às mais diferentes demandas.

Passando por várias melhorias e versões desde o seu lançamento no começo dos anos 1990, o Python ainda é um código acessível e figura entre as linguagens preferidas de programadores iniciantes e experientes. Inclusive, em 2022, o Python alcançou o primeiro lugar no Índice TIOBE, que classifica as linguagens mais pesquisadas no Google e outros motores de busca.

Quais tecnologias em alta demandam conhecimentos em programação Python?

O Python é uma linguagem versátil, com um universo de aplicações. Por isso, ter conhecimentos em Python pode ser um diferencial em diversas áreas que estão em alta. Confira algumas dessas tendências!

Inteligência artificial (IA) e machine learning

A Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina (machine learning) têm impulsionado inovações em diversos setores, inclusive os que não se relacionam diretamente com a tecnologia. Bons exemplos disso são a educação e a saúde.

Contar com sistemas que têm a capacidade de aprender e melhorar com base nos dados processados se tornou fundamental para muitas aplicações, desde a automação de tarefas até o embasamento de tomadas de decisão.

Internet das Coisas (IoT)

Outra área que tem crescido muito é a Internet das Coisas. A IoT se refere à interconexão de dispositivos e objetos do cotidiano com a internet, permitindo a coleta e o compartilhamento de dados.

O desenvolvimento de aplicações para dispositivos IoT tem aplicações em casas inteligentes, cidades inteligentes, saúde e indústria, entre outros setores.

DevOps

DevOps é uma abordagem que busca integrar as equipes de desenvolvimento e operações, com o objetivo de elaborar metodologias e processos que abrangem todas as etapas do desenvolvimento de um software.

Como a automação de infraestrutura e tarefas de rotina está crescendo significativamente, o DevOps está no centro das atenções de programadores e outros profissionais.

Computação em nuvem

É praticamente impossível pensar em inovação sem falar sobre cloud computing. Mesmo não sendo a tecnologia mais recente, ela está em aprimoramento constante para se adequar a novos usos e à evolução de outras ferramentas.

Cibersegurança

Quando o assunto são os dados, é preciso falar sobre cibersegurança! A segurança online está intimamente ligada ao Python, já que essa é uma das linguagens de programação mais utilizadas.

Com o aumento de ameaças virtuais, a cibersegurança tem se tornado uma preocupação crescente. A demanda por especialistas em segurança da informação, testes de penetração e práticas seguras de desenvolvimento continua a crescer. Nesse contexto, profissionais com conhecimentos em Python apresentam um diferencial!

Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA)

A RV e RA têm sido usadas em diversos setores, desde jogos até treinamento e educação.

Assim, o desenvolvimento de aplicativos de Realidade Virtual e experiências imersivas é uma área em expansão, sendo uma potencial tendência para o uso do Python nos próximos anos. Vale a pena acompanhar!

Aplicações móveis

As aplicações mobile estão entre os recursos mais importantes da atualidade. Afinal, estamos constantemente conectados aos nossos smartphones, que se tornaram uma espécie de extensão das nossas mãos.

Por isso, a busca por designs responsivos é cada vez maior entre os programadores, que tentam desenvolver processos rápidos e ágeis, capazes de se adaptar tanto a desktops quanto a dispositivos móveis.

Ranqueamento

O ranqueamento no Google está associado ao bom uso das linguagens de programação, como o Python. Sites feitos de acordo com as principais regras de SEO on page podem otimizar as chances de uma empresa ser encontrada nos mecanismos de busca.

User Experience (UX)

Por fim, não podemos deixar de falar da UX, ou experiência do usuário. Seja em dispositivos mobile ou desktop, a usabilidade do site e a qualidade da experiência de navegação afetam a imagem da marca, sendo uma preocupação crescente das empresas.

O Python é uma linguagem com potencial de melhorar a User Experience, porque sua interface amigável para programadores de diversos níveis possibilita ajustes finos e rápidos na estrutura do site.

Quais são as diferenças entre o Python e outras linguagens?

Outras linguagens de programação, como C, C++ e Java, têm suas próprias características, vantagens e desvantagens, o que as torna adequadas para diferentes cenários e necessidades.

Sendo assim, a Python tem algumas especificidades relevantes para os usuários, que vamos explorar a seguir!

1 – Sintaxe clara e legibilidade

A sintaxe do Python é projetada para ser clara, legível e expressiva. Isso torna o código mais fácil de entender e reduz a quantidade de código necessária para realizar tarefas em comparação com outras linguagens.

Em outras palavras, o Python é uma boa opção tanto para iniciantes quanto programadores experientes!

2 – Facilidade de aprendizado

O Python é frequentemente elogiado por sua facilidade de aprendizado. Os conceitos intuitivos permitem que os novos programadores se familiarizem rapidamente com a linguagem e possam criar seus primeiros projetos sem precisar de muito treinamento.

3 – Comunidades de usuários

O Python tem uma comunidade ativa e acolhedora de usuários, o que facilita tirar dúvidas sobre a linguagem e obter insights para melhorar as habilidades de programação. Você até encontra comunidades locais no Brasil.

4 – Bibliotecas variadas

Você sabe o que é biblioteca Python? É uma coleção de recursos, com diversas finalidades para os usuários. Como o Python é uma linguagem de código aberto, há muitas bibliotecas disponíveis, facilitando o trabalho de programação.

5 – Multiplataforma

A linguagem Python tem suporte em várias plataformas, como Windows, macOS e Linux, o que torna a portabilidade dos programas mais fácil. Assim, os desenvolvedores executam o mesmo código em diferentes sistemas operacionais. Bem mais fácil dessa forma, concorda?

6 – Versatilidade

Já falamos sobre isso, mas é um grande destaque em relação a outras linguagens. O Python permite que os desenvolvedores escolham a abordagem mais adequada para seus projetos.

7 – Velocidade de execução

Embora o fato de o Python ser uma linguagem interpretada seja algo positivo pela facilidade de uso, por outro lado, essa característica faz com que a velocidade de execução seja mais lenta.

Por isso, comparado com C++ e Java, que são linguagens compiladas, o Python apresenta um tempo de carregamento maior. Esse ponto deve ser levado em consideração, já que pode ser prejudicial em algumas situações.

[Download gratuito] Comece a programar com Python com as instruções do nosso  guia completo

Vimos que o Python se relaciona com diversas tendências do mercado atual. Mas você deve estar se perguntando: o que é possível fazer com Python exatamente? Veja a seguir as principais aplicações dessa linguagem!

1. Desenvolvimento web

O Python é amplamente usado para desenvolver aplicativos web e criar sites variados. Além da legibilidade e simplicidade que destacamos, essa linguagem tem poderosos frameworks disponíveis, que tornam o ambiente de programação mais amigável, como:

2. Enquadramento de testes

Essa é uma prática muito importante para a otimização de sites e a testagem de softwares diversos. No enquadramento de testes, são criados contextos para verificar se as estruturas são realmente funcionais ou demandam ajustes.

3. Ciência de dados

O Python é amplamente adotado por cientistas de dados. Isso se deve a diversos fatores, como a simplicidade de uso da linguagem, o que permite escalar a análise de dados mais facilmente, e o grande número de bibliotecas de dados disponíveis.

4. Inteligência Artificial

A facilidade de programação e a capacidade de gerenciar um grande conjunto de dados também fazem com que o Python seja uma das principais escolhas para desenvolvimento de projetos de IA.

5. Jogos

O mundo dos games sai ganhando com o uso do Python! Isso é válido especialmente quando falamos de jogos 2D e prototipagem rápida. Bibliotecas como Pygame permitem que os desenvolvedores criem jogos de forma eficiente.

6. Automação

O Python auxilia na automação de tarefas repetitivas e fluxos de trabalho, otimizando a gestão de tempo das equipes. Assim, conhecimentos em Python são bem-vindos no time de TI de empresas de todos os nichos empresariais.

Como criar str, append, elif e float em Python?

O que é elif em Python? Essas e outras perguntas fazem parte do universo dos programadores nessa linguagem.

Em Python, você pode criar variáveis dos tipos str (string), int (inteiro), float (número com ponto flutuante ou decimal) e muitas outras. Saiba um pouco sobre cada um desses temas!

Str (String)

Strings são sequências de caracteres que correspondem a dados textuais. Em Python, são representadas por aspas simples (‘ ‘) ou aspas duplas (” “).

Append

Append é um método usado para adicionar elementos a uma lista existente. Para usar o append, você pode usar a sintaxe list.append.elmnt, em que “list” corresponde à lista existente e “elmnt” ao item que deseja acrescentar.

Elif

É uma abreviação de “else if”, uma estrutura condicional que permite verificar várias condições em sequência. Se a condição de if não for atendida, a aplicação verificará a próxima e assim por diante. Se nenhuma das condições for verdadeira, é possível usar o “else” para definir uma ação padrão.

Float

Float é um tipo de variável que representa números com ponto flutuante ou decimal. Em Python, você pode criar um float usando um valor com ponto decimal. Exemplo: “1.75”.

Deseja saber mais sobre programação? Confira nosso guia para programadores iniciantes!

Como começar a estudar sobre o Python na internet?

Estudar o Python na internet é uma excelente opção, uma vez que existem muitos recursos disponíveis para aprender a programar nessa linguagem de forma gratuita. Alguns cursos são pagos, mas o investimento costuma ser pequeno.

Assim, você dá seus primeiros passos no mundo da programação, desenvolvimento, web design, entre outras muitas outras áreas, e começa a se preparar para uma carreira que tem tudo para continuar em alta por bastante tempo. Confira algumas dicas a seguir:

  • escolha um bom curso/tutorial online;
  • dê uma boa olhada no site oficial do Python;
  • assista a videoaulas;
  • selecione algumas boas bibliotecas;
  • participe de comunidades online;
  • pratique, pratique e pratique!

A linguagem Python ganhou espaço no mercado pela sua facilidade de leitura e simplicidade, conquistando tanto iniciantes em programação quanto desenvolvedores experientes. Por isso, é importante que essa linguagem faça parte das habilidades dos profissionais que estão em busca de crescimento e querem se abrir a novas oportunidades.

Aprender como programar em Python é um processo que exige comprometimento e uma boa dose de persistência. Sendo assim, treine sempre que possível para que isso se torne algo cada vez mais natural. E se tiver dúvidas ou não souber onde programar em Python, não se preocupe, as comunidades são muito abertas para ajudar você na construção da sua experiência.

Agora que você sabe o que é Python, a HubSpot pode dar uma mão. Faça o download dos nossos templates de codificação para dar seus primeiros passos ou aprimorar seus conhecimentos em programação!

New call-to-action

 
GET HERE

Fonte: Blog Hubspot

O que você achou?

500 points
Upvote Downvote

Publicado por Marketing de Verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × três =

seo-para-youtube:-confira-10-dicas-praticas

SEO para YouTube: confira 10 dicas práticas

os-17-melhores-exemplos-de-landing-pages-que-voce-precisa-ver

Os 17 melhores exemplos de landing pages que você precisa ver