O mailing pode ser uma excelente ferramenta para aproximar sua marca de seus clientes e é adotado por grande parte das empresas para aumentar as vendas por meio de mensagens a contatos cadastrados. Mas é importante ter cuidado quando se trata de enviar correspondência eletrônica. Se você não usar as melhores práticas e abordagens, pode correr o risco de ser marcado como spam e, com isso, prejudicar a imagem da empresa.
Quer conhecer as melhores abordagens e práticas dessa estratégia de marketing? Então, continue a leitura para saber mais!
O que é mailing?
O mailing é um tipo de envio de correspondência eletrônica para um grupo de destinatários com o objetivo de estabelecer uma conexão entre as marcas e seus clientes. É usado para enviar e-mail promocional ou publicitário, mantendo assim um relacionamento de longo prazo com leads e clientes./p>
Dados da Campaign Monitor indicam que a taxa de abertura de e-mail marketing pode ser de até 27,4%, enquanto a taxa de cliques pode chegar a 4,4%. Isso mostra que esse tipo de estratégia ainda é bastante relevante para os resultados de negócios.
Os números mostram que o mailing pode ser uma ferramenta extremamente eficaz para alcançar o seu público-alvo, potencializar a geração de leads e, consequentemente, aumentar as suas vendas.
Quais são as vantagens do mailing?
O mailing possui diversas vantagens para empresas, entre elas: alcance, segmentação, custo, resultados mensuráveis e tempo de resposta curto.
Alcance
O alcance dessa estratégia é muito amplo, pois, diferentemente de outras formas de marketing, você pode enviar mensagens a milhares de pessoas ao mesmo tempo. Além disso, é possível segmentar a sua lista de contatos para enviar mensagens personalizadas e direcionadas, de acordo com o perfil de cada público.
Custo reduzido
Outro ponto positivo é o custo, pois o mailing é muito mais barato do que outras formas de marketing digital. Além disso, é possível mensurar os resultados das campanhas, ajudando a identificar quais estratégias funcionaram melhor.
Por exemplo, os anúncios no Google Ads podem custar até R$ 2,50 por clique, enquanto os e-mails podem custar menos de R$ 0,01 centenas de envios. Além disso, é possível mensurar os resultados das campanhas de e-mail, ajudando a identificar quais estratégias de marketing digital funcionaram melhor.
Tempo de resposta curto
O mailing é uma ferramenta que garante que o destinatário receba uma mensagem direcionada. O tempo de retorno é curto, pois, em pouco tempo, quem envia a mensagem pode receber respostas dos seus clientes pelo mesmo canal de comunicação, com apenas uma resposta simples.
Possibilidade de personalizar os conteúdos para cada destinatário
Sabia que você pode personalizar os conteúdos para cada destinatário? Isso significa que é possível direcionar suas mensagens para um grupo específico de pessoas, com base no perfil de cada um. Por exemplo, se você enviar e-mails para pessoas que compraram determinado produto (um dos principais Ps do marketing), você pode personalizar a mensagem de acordo com esse item.
Além disso, dá para segmentar seus contatos por idade, sexo, localização geográfica, interesses e muito mais. Assim, criar campanhas de e-mail marketing mais direcionadas fica muito mais fácil e ainda aumenta as chances de sucesso.
Segurança nas entregas
Outra grande vantagem do mailing é a segurança nas entregas. Se você usa um serviço confiável, como o da HubSpot, você pode ter certeza de que seus e-mails chegarão a todos os destinatários. Além disso, a HubSpot conta com ferramentas específicas para ajudar a evitar que seus e-mails sejam marcados como spam, para que você obtenha os melhores resultados possíveis.
Possibilidade de monitorar os resultados
É possível monitorar os resultados das campanhas de mailing. Existe uma série de métricas de marketing digital para que você possa acompanhar e medir o desempenho das suas campanhas. Você pode ver quantos e-mails foram abertos, quantos foram os cliques, quantos usuários responderam ao e-mail e muito mais. Essas informações permitem que você melhore os resultados de suas próximas campanhas.
Boa adesão por parte dos usuários
A HubSpot divulgou em seu State of Email Marketing in 2020 que 73% dos millennials preferem receber comunicações relacionadas a negócios por e-mail, diferentemente do que muitos instintivamente possam pensar. Além disso, 35% desses usuários acessam diretamente suas caixas de entrada e 99% delas são conferidas diariamente.
O mailing é tão popular entre usuários, pois é simples de usar, acessível para qualquer pessoa e disponível em qualquer dispositivo de forma nativa. Fornece também um alto nível de controle, já que o destinatário pode decidir o que receber e quando interromper o recebimento de boletins e envios automáticos.
É preciso levar em conta também que o e-mail é mais formal do que as demais opções de comunicação. Ou seja, é possível arquivar facilmente históricos de conversas de forma segura e com facilidade para buscá-las quando necessário.
Quais práticas adotar?
Agora que você já sabe o que é o mailing, para que serve e quais são suas vantagens, é hora de adotar as melhores práticas para alavancar os resultados. A seguir, listamos algumas dicas para que você possa aproveitar ao máximo essa estratégia:
- crie uma lista de destinatários segmentada;
- personalize a correspondência para cada tipo de usuário;
- use uma linguagem para chamar atenção e despertar interesse;
- forneça um CTA claro para levar os usuários ao próximo passo;
- coloque links de artigos relacionados em palavras-chave estratégicas;
- utilize uma ferramenta de e-mail marketing para enviar suas campanhas e monitorar os resultados;
- invista em um serviço de mailing de confiança para garantir entregas seguras;
- utilize técnicas para evitar o spam.
Com essas práticas, você estará pronto para começar a usar o mailing para aumentar suas vendas e fortalecer o relacionamento entre sua marca e seus clientes. Não subestime o potencial que as velhas conhecidas correspondências eletrônicas podem ter em suas estratégias de marketing!
Gostou do conteúdo e quer continuar se capacitando? Que tal se organizar para momentos conturbados na empresa? Aprenda as melhores práticas para administrar, planejar e se comunicar em situações de crise com o nosso e-book Modelos de gerenciamento e comunicação de crises. Baixe gratuitamente!
Fonte: Blog Hubspot