A intenção de busca dos usuários trabalha a parte mais humana de uma estratégia de SEO, tendo uma relação direta com o comportamento do usuário. Isso porque, sempre que uma pessoa utiliza um motor de busca, como o Google, existe uma intenção por trás da pesquisa realizada.
Entender essa intenção permite aos profissionais de marketing criar uma estratégia de marketing de conteúdo capaz de oferecer a melhor resposta para as pesquisas feitas pelos usuários. E o resultado dessa otimização é uma maior chance de ficar na primeira página das SERPs.
Se você quer saber o que é intenção de busca, quais são seus principais tipos e como otimizar seu SEO on page, está no lugar certo. Não deixe de ler até o final!
O que é a intenção de busca?
A intenção de busca é o que está na mente do usuário ao fazer uma pesquisa em algum motor de busca, como o Google. Corresponde ao que esse usuário espera encontrar ao fazer uma pesquisa online.
Qual é a importância de conhecer a intenção de busca?
A intenção de busca está diretamente associada às pesquisas de palavras-chave, que são um elemento basilar das estratégias de SEO. A ideia é que os conteúdos disponibilizados respondam às dúvidas dos usuários que realizam uma pesquisa no Google ou outro motor de busca.
Ao ter um bom entendimento da intenção de busca, é possível otimizar a estratégia de marketing de conteúdo, com a produção de materiais alinhados com as dores e interesses do público-alvo. Consequentemente, você aumenta o seu tráfego orgânico e as vendas.
Quais são os tipos de intenção de busca?
Existem 3 principais tipos de intenção de busca: navegacional, transacional e informacional. Confira mais sobre eles a seguir!
1. Navegacional
Quando um usuário está procurando um site específico, ele faz uma busca navegacional. Geralmente, essa pessoa digita o nome da empresa ou da página para achar o que está buscando. Por exemplo, um usuário navegacional pode digitar “HubSpot” quando o objetivo é encontrar essa empresa na internet.
2 – Transacional
Essa é uma intenção de busca que visa realizar uma transação. Como o usuário já tem interesse em efetuar uma compra, ele faz uma pesquisa para encontrar os melhores preços ou produtos. Um exemplo seria: “celular iphone preço”.
3 – Informacional
Essa é uma busca do estágio inicial da jornada de compra. Ela ocorre quando um usuário tem uma dúvida e precisa entender mais sobre o assunto. Como exemplo, esse usuário pode digitar: “melhor celular em 2023”.
Como usar a intenção de busca na sua estratégia de marketing?
Como vimos, a produção de conteúdo é influenciada pela forma como os usuários fazem pesquisas. Assim, você deve ter conteúdos que consigam dialogar com o algoritmo do Google.
É preciso conhecer a intenção de busca dos usuários para alinhar as palavras-chave que usará nos seus conteúdos. A ideia é que estejam alinhadas com o perfil do seu lead e o estágio do funil.
De modo geral, as pesquisas informacionais são realizadas no início da jornada do cliente e tendem a acompanhar o topo e meio de funil. Já as pesquisas navegacionais são realizadas em um estágio mais avançado da jornada de compra, correspondendo geralmente ao meio ou fundo de funil.
Entender a intenção de busca dos usuários é muito importante para direcionar a estratégia de conteúdo da empresa, otimizar o SEO e entender as reais necessidades dos usuários. Inclusive, esse conceito faz parte do nosso checklist de SEO.
Além disso, é sempre bom contar com ferramentas de SEO adequadas, para que você consiga definir a intenção de busca e trabalhar melhor suas palavras-chave. Tudo isso vai contribuir para uma produção de conteúdo mais alinhada com seu público-alvo, melhorando a sua estratégia de marketing digital e trazendo um impacto significativo nas vendas.
Agora que você conhece os principais tipos de intenção de busca, que tal aproveitar para aumentar os seus conhecimentos sobre SEO? Com nosso guia completo, você vai aprender a montar a melhor estratégia para atrair trâfego orgânico.
Fonte: Blog Hubspot