Você já conhece muito bem o termo inbound marketing, certo? O Inbound Commerce ou E-commerce Marketing é uma variação desse termo, onde a metodologia inbound é aplicada para o comércio eletrônico. O termo é usado principalmente nos Estados Unidos e vem ganhando muita força recentemente.
O que isso significa na prática?
Normalmente, as empresas que vendem online, enxergam duas possibilidades para uma visita: ou ela se torna uma venda, ou não. O inbound commerce vai explorar a simples pergunta: Se em média, só 1,65 de cada 100 pessoas que visitam o site fazem a compra (Experian, 2015), o que acontece com as outras 98,5 pessoas? E assim, inserimos uma terceira opção: a conversão.
O processo inbound no eCommerce
Como parte de toda estratégia de inbound marketing, reconhecemos o visitante do seu site como presente em uma das 3 partes do processo de compra:
- Reconhecimento do problema
- Consideração das opções
- Decisão
Partindo dessa premissa, é necessário que o seu eCommerce tenha uma estratégia de conteúdo para converter os 98,65% dos consumidores que ainda estão nas fases 1 e 2 do processo de compra. Essa conversão acontece quando o usuário fornece suas informações de contato. O segredo é criar o gatilho certo para que ele seja convencido a deixar essas informações. Isso pode ser feito através de táticas como: “acompanhe as novidades do blog”, “receba um cupom de desconto” ou “seja o primeiro a saber…”. As possibilidades são inúmeras.
Depois da conversão
A partir do momento que o usuário converte, a ferramenta de automação da HubSpot começa a trabalhar.
Antes, você sabia que “alguém” tinha entrado na página de um produto e saído sem completar a compra. Agora, você vai saber que quem entrou na página foi o Rafael e que ele já fez isso 3 vezes na última semana. Um e-mail automático oferecendo para tirar dúvidas ou até mesmo um desconto no produto, pode ser uma forma de dar um empurrãozinho para a venda.
Com o custo cada dia mais alto para atrair novos usuários, a taxa de conversão do seu eCommerce é a chave mais importante da estratégia. É muito mais barato vender mais para os seus visitantes atuais do que para novos visitantes. Por isso, foque na sua taxa de conversão de comércio eletrônico para o crescimento sustentável.
Fonte: Blog Hubspot