in ,

O futuro do marketing não é uma escolha entre pessoas e IA — e sim unir o melhor dos dois.

o-futuro-do-marketing-nao-e-uma-escolha-entre-pessoas-e-ia-—-e-sim-unir-o-melhor-dos-dois.

Quem tem pequeno negócio anda dizendo a mesma coisa: “O tráfego do meu site despencou, e as estratégias que davam certo simplesmente pararam de funcionar.” E eles estão certos. Cerca de 60% das pesquisas não terminam em um clique. As pessoas estão obtendo respostas da IA e nunca visitam seu site.

Mas sabe o que é mais curioso? A mesma IA que está derrubando seu tráfego… Também é a sua maior chance de dar um salto e deixar a concorrência para trás.

Se você é como a maioria dos profissionais de marketing, já viu as conversas nos fóruns e sabe que o cenário não anda nada animador. O tráfego está caindo — e o mesmo esforço rende resultados cada vez piores. A HubSpot ouviu mais de 500 profissionais de marketing — e todos compartilham da mesma percepção. Clientes estão se perguntando: “Como fazer marketing se a IA está consumindo todo o nosso tráfego?”

Você é dono de um negócio, seu tráfego despencou, e a dúvida é: “E agora, o que eu faço?” Se você tem curiosidade e disposição para agir, este é o melhor momento da história para ter um pequeno negócio. Hoje você tem, na palma da mão, ferramentas que antes só estavam disponíveis em contratos caríssimos com agências. Tudo o que você precisa é de um guia claro de como usá-las.

A HubSpot chama esse novo manual de crescimento de Loop Marketing — e qualquer pessoa pode colocar em prática. No coração desse guia está um novo tipo de parceria, que une a eficiência da IA à autenticidade humana para impulsionar o crescimento do seu negócio.

A HubSpot já colocou o Loop à prova em testes aprofundados. E funciona. Vamos explorar os quatro estágios para implementar esse manual no seu negócio. São eles: Verbalizar, Orientar, Ampliar e Refinar (VOAR).

Verbalizar: conte sua história com a autenticidade de uma pessoa e ganhe escala com a força da tecnologia.

A primeira coisa a fazer é verbalizar quem você é — definir seu estilo, tom e ponto de vista antes de envolver a IA.

Muitas empresas estão deixando passar essa etapa essencial. Pesquisas da HubSpot mostram que quase 6 em cada 10 empresas não têm sua proposta de valor única documentada.

L10N-32699 - Image

Veja esses números: muita gente ainda não tem clareza sobre a história da marca da própria empresa. Ainda pior: a grande maioria das pessoas ouvidas nesta pesquisa — pouco mais de três quartos — afirmou que equipes sem uma proposta de valor clara ficam “moderada a altamente” aquém de suas metas. Isso pesa tanto na motivação da equipe quanto nos resultados do negócio.

O que muitas dessas equipes talvez não percebam é como uma ferramenta de IA acessível, combinada com alguns prompts bem elaborados, pode resolver esses obstáculos em minutos — e não em meses. Todos têm acesso às mesmas ferramentas de IA, mas o que torna o Loop Marketing diferente é você. A IA precisa do contexto e da visão sobre o seu negócio que só você pode oferecer.

Use uma ferramenta de IA — seja o Claude, o ChatGPT, o Breeze ou outra que funcione bem para você — para criar um guia de estilo da marca e simular o feedback de clientes. Isso significa que as empresas agora podem conduzir suas próprias pesquisas de mercado com personas de qualidade comparável às de uma agência — algo que, até pouco tempo atrás, estava completamente fora do alcance de muitos negócios.

Uma forma de simular o feedback de clientes é criar um projeto no Claude com todas as informações sobre o seu público-alvo. Você pode fazer perguntas sobre as campanhas de marketing que está desenvolvendo e receber feedback em tempo real sobre como melhorá-las.

Essa é a etapa Verbalizar no nosso novo framework de Loop Marketing. Em resumo: só você pode definir a história da sua marca, mas a IA pode usar essa história para gerar o tipo de feedback de clientes que antes exigia grupos focais caros.

Orientar: faça cada cliente se sentir como se fosse o único.

O próximo passo é usar a IA para orientar a história de acordo com o seu público-alvo.

Você pode estar pensando: “Eu já consigo enviar e-mails começando com ‘Olá, {Primeiro Nome}’}” — mas agora dá para ir muito além disso. A história do marketing, em grande parte, sempre foi sobre quem consegue fazer as melhores apostas — identificar algo em comum entre as pessoas, imaginar o que elas desejam e tentar entregar aquilo que você acredita que seja a resposta.

O mais impressionante na IA é que, em vez de fazer suposições sobre um grupo de milhares de pessoas, você pode entender o que é mais relevante para cada indivíduo. E com um mecanismo de IA que conhece o seu negócio, sabe onde você está, quem são seus clientes, o que eles buscam e quais demonstram intenção de compra, as previsões se tornam muito mais certeiras.

Já não se trata apenas de começar com “Olá, {Primeiro Nome}”}. Imagine que você tem uma cafeteria local e seus e-mails trazem trocadilhos sobre café personalizados para cada cliente. Não dá para criar tokens de personalização para trocadilhos, certo? Mas a IA pode fazer isso.

Existe um equívoco comum de que usar IA vai deixar o seu negócio com uma comunicação genérica. Mas, na verdade, tudo depende dos dados que você fornece a ela. Por exemplo, a equipe de marketing da HubSpot já viu as taxas de conversão aumentarem em 82% com o uso de personalização baseada em IA.

Essa é a etapa Orientar do Loop Marketing — é quando sua mensagem deixa de ser genérica e passa a ser feita sob medida para cada cliente. A personalização já foi um luxo, mas hoje a IA a tornou acessível até mesmo para orçamentos enxutos.

Ampliar: encontre clientes onde eles realmente estão.

Em seguida, é hora de ampliar para alcançar os clientes onde eles estão. Isso significa se preocupar com a forma como o seu negócio aparece em mecanismos de IA como o ChatGPT ou o Perplexity — afinal, seus clientes já não chegam mais pelo clique em buscas do Google. Ou seja, o tráfego está diminuindo em boa parte da internet.

É aí que fica interessante: as pessoas que ainda chegam ao seu site são leads de qualidade muito mais alta do que nunca. Pense como consumidor: hoje todo mundo tem a mesma quantidade de informação disponível na ponta dos dedos. É pura simetria de informação. Então, se alguém quer comprar um sofá novo, pode fazer uma pesquisa enorme antes de chegar ao site da loja de móveis onde realmente vai fechar a compra.

Essa é a etapa Ampliar do Loop Marketing: levar sua mensagem para esse novo mundo impulsionado pela IA e, em troca, atrair prospects de alta qualidade. Comece com AEO, a Otimização para Motores de IA. É a evolução do SEO (Otimização dos Mecanismos de Busca) e vai transformar a forma como a mensagem da sua empresa é distribuída.

Enquanto o SEO busca colocar você entre os cinco primeiros links, o AEO tem como objetivo fazer parte da própria resposta. Existem várias boas opções para ajudar seu negócio a ser citado e recomendado por esses mecanismos de IA; escolha uma delas e comece a ampliar a visibilidade que você já conquistou.

E veja, não se trata apenas de tráfego de pesquisa. A maioria dos profissionais de marketing está investindo mais em eventos em 2025 do que em 2024 — as pessoas estão voltando a buscar interação humana. E este também é o melhor momento para trabalhar com influenciadores, que podem ser a voz de confiança ao dar recomendações reais sobre o seu negócio. O ROI é impressionante: empresas como a HubSpot têm registrado um custo por lead muito menor com influenciadores em comparação aos grandes canais programáticos, como Google e Facebook.

Quando a IA assume a personalização e a amplificação para você, sobra mais dinheiro e energia para investir em outros canais que realmente trazem resultado.

Refinar: cada campanha torna a próxima ainda melhor.

E aqui está o mais interessante no framework de Loop Marketing: cada vez que você passa pelo ciclo, fica melhor. Seu marketing ganha efeito cumulativo. Você está sempre melhorando, sempre aprendendo — e seus resultados não param de crescer. É por isso que essa etapa do Loop Marketing se chama Refinar.

O jeito antigo, em comparação, era desgastante. Você rodava uma campanha por semanas, às vezes até mais, e só depois fazia uma grande análise. E, provavelmente, envolvia muitas reuniões que poderiam ter sido resolvidas por e-mail.

Agora, você pode perguntar em linguagem natural para a IA e receber insights imediatos: “Como devo ajustar minha segmentação? Qual mensagem teve maior impacto?” Fazer ajustes em tempo real significa campanhas mais eficazes e com melhor custo-benefício.

[Acesso exclusivo] Conheça os principais recursos do Loop Marketing

A IA está pronta para fazer o seu negócio VOAR. E você?

A resistência mais comum à IA é o medo — medo de ser substituído ou de ver suas habilidades perderem valor. Mas o futuro do marketing é uma sintonia entre humanos e a IA. As empresas só precisam de um guia que mostre como fazer essa colaboração entre humanos e IA funcionar. É aí que o Loop Marketing pode ajudar.

Toda grande virada tecnológica abre oportunidades enormes para profissionais de marketing. Isso ficou claro nos primeiros anos do Facebook e do Google — foi uma época em que muito dinheiro foi gerado. Hoje, muitas pessoas não enxergam a mesma oportunidade porque essa mudança traz a sensação de perda de controle. Ninguém está acostumado a isso.

Mas essa mudança é ainda maior do que naquela época — e os profissionais de marketing que usarem ferramentas como o Loop Marketing e souberem aproveitar este momento da IA vão ver seu crescimento se multiplicar, e rápido.

Se você estiver disposto a agir nos próximos 18 meses, será praticamente impossível não ter sucesso — as oportunidades são grandes demais.

New call-to-action

Fonte: Blog Hubspot

O que você achou?

211 points
Upvote Downvote

Publicado por Marketing de Verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × quatro =

contagem-regressiva:-o-que-esperar-do-evento-do-iphone-17?

Contagem regressiva: o que esperar do evento do iPhone 17?

cronos:-the-new-dawn-|-review

Cronos: The New Dawn | Review