in

Marketing e Vendas: 3 automações essenciais para acelerar seu ciclo de venda

marketing-e-vendas:-3-automacoes-essenciais-para-acelerar-seu-ciclo-de-venda

A falta de alinhamento entre os times de Marketing e Vendas é um desafio comum que afeta a performance de muitas empresas. Somente 15% dos profissionais consideram a integração entre essas duas áreas satisfatória. O impacto pode ser negativo, resultando em negociações incompletas, longos ciclos de vendas e expectativas desalinhadas em relação à qualificação de leads.

Quando uma empresa define processos entre os times de marketing e vendas, é mais fácil escalar a operação porque os times evitam realizar diversas tarefas manuais que roubam tempo onde o foco deveria estar em fechar negócios.

Hoje, quero te mostrar como você pode melhorar a comunicação entre Marketing e Vendas na sua empresa com três automações fresquinhas, recém-lançadas entre o RD Station Marketing e o RD Station CRM. Vamos conferir?

Identifique os obstáculos que podem estar limitando a escalabilidade de vendas em sua empresa

O primeiro passo para entender o que pode estar dificultando o crescimento das vendas é realizar um diagnóstico. Ele permite identificar o estágio atual da sua empresa e os principais desafios que sua equipe está enfrentando, desta forma, você consegue implementar soluções mais eficazes. Abaixo, listei alguns dos desafios mais comuns enfrentados por empresas que buscam aumentar sua escalabilidade.

  • Leads com pouca ou nenhuma informação: os vendedores recebem leads do time de marketing sem informações suficientes, e muitas vezes precisam buscar mais contexto  de forma manual impactando diretamente no tempo para realizar a negociação, ou ainda entram em contato com o lead sem tem informações suficientes, resultando em uma abordagem de vendas menos personalizada e certeira.
  • Tempo de espera longo: o intervalo entre o momento em que o lead demonstra interesse e o contato do time vendas pode ser longo, o que pode afetar a receptividade do lead à abordagem, ou até mesmo fazer com que ele desista de fechar negócio.
  • Falta de priorização: os vendedores ou time de vendas muitas vezes não têm clareza sobre quais leads devem ser priorizados, o que leva a uma divisão ineficiente de tempo.
  • Diferenças de expectativa de qualificação: o time de marketing pode acreditar que está enviando leads qualificados, mas o time de vendas tem uma visão diferente sobre o que constitui um lead pronto para conversão, gerando desalinhamento.
  • Desconexão entre comunicação e vendas: se o time de vendas não segue a narrativa ou os materiais preparados pelo marketing, a experiência do lead pode ser inconsistente, afetando a percepção da marca e o processo de conversão.

Como superar os desafios entre os times de Marketing e Vendas

Para reduzir o ciclo de vendas, definir quais leads devem ser priorizados e atingir as metas da empresa, é essencial que os vendedores recebam informações completas. Isso proporciona um melhor entendimento do lead, permitindo um atendimento mais personalizado.

Mas como fazer isso sem sobrecarregar o time de marketing ou sem um processo bem definido? A solução está na automação entre marketing e vendas. Com ela, é possível enviar informações de forma automatizada para os vendedores sem perder a personalização, utilizando funcionalidades estratégicas que oferecem mais contexto. 

Aprenda na prática como as automações entre RD Station Marketing e CRM podem ajudar você.

Neste trecho, você vai aprender na prática como as automações entre RD Station Marketing e RD Station CRM podem otimizar seus processos de vendas. Vou te apresentar três automações novas: a adição de anotações detalhadas diretamente no CRM, a atualização automática do nome da negociação usando variáveis do Marketing e a inclusão de produtos nas negociações de forma automatizada. 

1. Adicionar Anotação📝

Você pode adicionar uma anotação da negociação mais recente do lead diretamente no RD Station CRM através do fluxo de automação do RD Station Marketing, podendo utilizar texto corrido e/ou variáveis. Com esta funcionalidade, você pode enviar aos seus vendedores informações úteis sobre os leads que eles estão recebendo, desta forma, eles não precisam procurar manualmente. 

Exemplo: uma empresa de software de gestão oferece demonstrações gratuitas do seu produto e faz campanhas de nutrição por e-mail para leads que ainda não contrataram com uma CTA no e-mail para pedir a demonstração com um vendedor e receber um cupom de desconto de 20% nos 6 primeiros meses.

Anotação que pode ser enviada: Carlos, gerente, recebeu um e-mail sugerindo que ele agende uma demonstração do software com um vendedor e converteu em uma Landing Page para que o time de vendas entre em contato com ele, além de oferecer um cupom de 20% de desconto nos primeiros seis meses. 

O vendedor pode usar essa informação para personalizar o follow-up com Carlos, destacando como o software atende especificamente às necessidades que ele expressou durante a demo, aumentando a chance de conversão.

👀Detalhe importante: na anotação, você pode adicionar variáveis como nome ou cargo. Assim, cada anotação, além de ter contexto suficiente, ainda virá de forma personalizada. Legal, né?

Essa automatização garante que as interações sejam mais ricas em detalhes, permitindo que os vendedores entendam melhor as necessidades dos leads.

2. Atualizar Nome da Negociação🙏

Com a função de Atualizar nome da negociação, você pode alterar o nome da negociação mais recente do lead com variáveis dos campos do RD Station Marketing, por exemplo, telefone ou estado de residência do lead. Isso não apenas facilita a identificação das negociações, mas também permite que sua equipe tenha uma visão clara e objetiva sobre cada lead, melhorando a priorização.

Exemplo: uma academia oferece diferentes planos (mensal, trimestral, anual) e produtos adicionais (personal trainer, acompanhamento nutricional). O nome da negociação pode ser atualizado para incluir as preferências do lead: “Negociação – Roberta Oliveira – Plano Anual + Personal Trainer.”

Isso permite que a equipe de vendas identifique rapidamente qual tipo de plano ou serviço o lead demonstrou interesse ganhando uma abordagem mais rápida e personalização da oferta.

3. Adicionar Produto à Negociação🔍

Esta funcionalidade permite que você adicione produtos à negociação mais recente do lead a partir do fluxo de automação do Marketing. Agora, suas ofertas serão mais relevantes e contextuais, aumentando a eficácia da abordagem dos vendedores.

Exemplo:  uma loja de produtos eletrônicos faz campanhas de e-mail de remarketing para clientes que demonstraram interesse em produtos específicos, como smartphones e acessórios, mas não fecharam. Você pode adicionar o produto à negociação para que o vendedor saiba qual produto o lead tem interesse.

Exemplo na prática com as 3 funcionalidades: Atualizar nome da negociação, adicionar anotação, adicionar produto à negociação.

Uma imobiliária está vendendo um imóvel em Alphaville, São Paulo, e para isso criou uma Landing Page de interesse. Essa página contém campos importantes, que capturam informações relevantes para os vendedores, como:

  • Nome
  • E-mail
  • Valor de interesse que o Lead tem interesse no imóvel
  • Faixa de renda do Lead
  • Cidade em que o lead reside.

Essas informações têm o potencial de fornecer aos vendedores mais contexto sobre o lead, ajudando a otimizar a negociação. Por isso, o time de Marketing da imobiliária decidiu enviar informações contextualizadas com as novas automações de: atualizar nome no CRM, adicionar anotação no CRM e adicionar produto na negociação.

Para construção do Fluxo de automação no RD Station Marketing, o conteúdo fica conforme abaixo:

Visão da negociação no RD Station CRM: quando a negociação chega até o vendedor do CRM, ela vem com muito mais contexto e personalizada.

Conclusão

A automação entre os times de Marketing e Vendas não só simplifica a operação como também permite que você escale sua empresa sem aumentar a complexidade dos processos. Com as funcionalidades do RD Station Marketing e RD Station CRM, como a adição de anotações, atualização de nomes de negociações e inclusão automática de produtos, sua equipe terá mais contexto e dados completos para tomar decisões rápidas e precisas.

Isso resulta em abordagens de vendas mais personalizadas, leads melhor qualificados e, principalmente, um ciclo de vendas otimizado. Ao integrar essas automações, sua empresa estará mais alinhada, eficiente e pronta para escalar sem sacrificar a qualidade ou a experiência do cliente.

O post Marketing e Vendas: 3 automações essenciais para acelerar seu ciclo de venda apareceu primeiro em Blog RD Station.

O que você achou?

500 points
Upvote Downvote

Publicado por Marketing de Verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 + cinco =

microinfluenciadores:-como-impulsionar-sua-estrategia-de-marketing

Microinfluenciadores: como impulsionar sua estratégia de marketing

o-que-e-um-editor-wysiwyg-e-como-otimizar-o-conteudo-do-seu-site?

O que é um editor WYSIWYG e como otimizar o conteúdo do seu site?