Os sites se tornaram indispensáveis para qualquer negócio, sendo largamente usados para pesquisar produtos e lojas. A manutenção de site é parte fundamental manter a segurança e atualização desse importante canal de interação da marca com os clientes.
Não investir nesse cuidado pode trazer uma série de problemas. No Brasil, mais de 61% das pessoas preferem comprar pela internet. Assim, o descuido com a manutenção pode resultar em sérios prejuízos financeiros, concorda?
Mas como investir no bom desempenho do site e garantir os melhores resultados para o seu negócio? É o que você vai conferir neste post! A seguir, entenda melhor o que é manutenção de site, sua importância e o passo a passo para manter a página do seu negócio atualizada e em perfeito funcionamento.
O que é manutenção de site?
A manutenção de site é um processo que visa garantir a atualização e o desempenho ideal do site. Por meio dessa verificação é possível identificar erros como links quebrados, além de realizar tarefas de limpeza e atualizar os conteúdos postados.
Para que o site se mantenha saudável, relevante e atrativo para os usuários, é recomendável fazer essa manutenção regularmente. Afinal, não basta apenas criar um site e colocá-lo para rodar. O monitoramento constante também ajuda a fortalecer o SEO, levando ao aumento do tráfego.
Como funciona?
Durante a manutenção é realizado todo tipo de intervenção para manter o site funcionando sem nenhum problema. Em geral, a rotina inclui, entre outros procedimentos:
- monitoramento do desempenho;
- atualizações de segurança;
- verificação da velocidade e responsividade;
- revisão do conteúdo;
- atualização de temas e plug-ins;
- análise e correção de vulnerabilidades e ameaças;
- backups.
Algumas das tarefas precisam ser feitas de forma manual, como o monitoramento de desempenho e atualização. Outros processos, porém, podem ser automatizados ou agendados. É o caso da manutenção de sites WordPress, que conta com a ferramenta com ativação do modo manutenção.
Qual a importância de realizar constantes manutenções no seu site?
A manutenção do site é fundamental para mantê-lo sempre atualizado, seguro e funcionando da maneira correta. Isso vai garantir uma melhor experiência do usuário e aumentar as chances de permanência no site. O resultado é o aumento na conversão de leads.
Por esse motivo, o site precisa acompanhar as tendências digitais, oferecer um desempenho ideal, com links funcionando corretamente e conteúdos atuais e relevantes. Todos esses detalhes contribuem ainda para melhorar a classificação de SEO e garantir o aumento de tráfego.
Outro ponto importante na hospedagem e manutenção de site é a atualização dos conteúdos. Isso garante um melhor ranqueamento nos resultados de pesquisas de sites de busca. Inclusive, a desatualização pode levar à desindexação do seu site, já que o Google pode entender que se trata de uma infecção por malware.
Além disso, fazer a manutenção é uma forma de considerar quanto custa para manter um site de vendas em pleno funcionamento. Afinal, trata-se de um investimento que precisa ser acompanhado para garantir os melhores resultados para o seu negócio.
Como fazer a manutenção do site?
Conheça algumas das principais formas de manter o site da sua empresa atualizado e com o desempenho ideal para uma boa experiência dos usuários.
- Verifique as páginas desatualizadas
- Monitore o SEO
- Reforce a segurança
- Faça o backup
- Verifique a velocidade
- Confira o relatório de erros e links quebrados
1. Verifique as páginas desatualizadas
Páginas desatualizadas costumam afastar os usuários, o que prejudica o crescimento do seu negócio. Isso porque elas perdem a relevância e passam a impressão de pouco profissionalismo.
Assim, certifique-se se os conteúdos precisam ser atualizados e otimizados, removendo informações ou descrições quando necessário. Confira também se os títulos e os CTAs das páginas precisam ser alterados e se existem links para páginas fora do ar.
2. Monitore o SEO
Fazer o monitoramento do SEO significa, por exemplo, rastrear o tráfego e a classificação do seu site. Esse processo é essencial para ter um bom ranqueamento, permitindo que o site fique visível nas primeiras páginas do Google.
Além disso, também ajuda a identificar problemas e contribui para medir os resultados relacionados ao desempenho do site ao longo do tempo.
3. Reforce a segurança
Garantir a segurança do seu site é um dos passos mais importantes, pois vai evitar que ele fique vulnerável. Para isso, procure atualizar o sistema e usar sempre a versão mais recente da plataforma onde o site está hospedado.
As senhas também devem ser atualizadas regularmente para a proteção de site. O ideal é evitar senhas fracas e recorrer sempre ao uso de senhas complexas para evitar risco de invasões.
4. Faça o backup
O backup consiste em criar uma cópia das informações contidas no seu site, o que inclui todos os dados, fotos e textos. Manter um backup recente é fundamental para que você não perca esses conteúdos no caso de algum problema grave.
Se houver invasão de hacker ou dados corrompidos, por exemplo, basta restaurar o site com o backup da última atualização. Assim, ele pode voltar a funcionar normalmente e em pouco tempo.
5. Verifique a velocidade
Ninguém gosta de ficar esperando uma página de web carregar. Otimizar o desempenho do seu site faz com que ele adquira uma velocidade e capacidade de resposta melhores, reduzindo o tempo de carregamento das páginas. Dessa forma, você contribui para melhorar a experiência dos usuários.
Outro motivo para não se esquecer dessa etapa na manutenção é que os sites com boa velocidade são melhores ranqueados nas pesquisas dos buscadores.
6. Confira os relatórios de erros e links quebrados
Os relatórios de erros contêm a lista de problemas presentes no site, o que pode prejudicar o seu funcionamento. Muitas vezes eles podem passar despercebidos, sendo importante conferir com frequência.
Já a verificação dos links permite identificar aqueles que estão quebrados. A presença desses links que não funcionam gera aviso para os usuários, com a mensagem “Erro 404”, prejudicando sua experiência no site. Ferramentas como o Google Search ajudam na checagem dos links para poderem ser corrigidos.
Foi pensando em todas essas necessidades de manutenção e bom funcionamento dos sites que a HubSpot criou excelentes soluções, como o CMS Hub. Com esse software de gestão você pode criar e manter o seu site ou aplicativo personalizado e com todo o suporte e ferramentas que precisa.
Entendeu a importância da manutenção de site para o seu negócio? Com esse cuidado, você vai conseguir manter o bom funcionamento, a segurança dos dados e a relevância das suas páginas. Como você já sabe, esses aspectos são fundamentais para alcançar mais clientes e obter melhores resultados para expandir e fortalecer a sua marca no ambiente online.
Deseja criar um site dinâmico e seguro para o seu empreendimento? Conheça o CMS Hub!
Fonte: Blog Hubspot