Quando falamos em Inteligência Artificial, não é difícil imaginar aqueles recortes futuristas em que a realidade é dominada pelas máquinas, ou mesmo pensar em novas aplicações no metaverso.
Mas a verdade é que temos vivido com muito mais tecnologia que imaginamos, e ela tem muita utilidade em nossa vida. Você sabe, por exemplo, como tem sido usada a Inteligência Artificial no marketing digital?
Neste conteúdo, você vai entender melhor a relevância desse recurso tão valioso para as empresas, não só nos seus processos estratégicos, mas também no posicionamento das marcas. Além disso, vai receber uma série de sugestões sobre como combinar a IA ao marketing para gerar melhores resultados.
Gostou da ideia? Então, aproveite a leitura e fique por dentro das nossas dicas!
O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial é um conjunto de algoritmos que reproduz algumas capacidades que costumavam ser exclusivamente humanas. Ela usa sistemas computacionais para reproduzir comandos e, assim, executar funções específicas.
Apesar de vermos a Inteligência Artificial produzindo conteúdos, automatizando atendimentos e até executando funções operacionais dentro das empresas, isso tudo parte de um ponto comum: a programação dessas funcionalidades. E essa etapa, por sua vez, é feita geralmente por seres humanos.
Hoje já contamos com tecnologias mais avançadas, como a IA Generativa e o aprendizado da máquina (ou machine learning). Mas essas ainda são soluções que estão engatinhando. Na maioria dos casos, a IA ainda é balizada pelo trabalho de seres humanos, que estão sempre analisando e aprimorando seu funcionamento.
O que é marketing digital?
O marketing digital é um conceito com o qual estamos mais habituados. Ele reúne todas aquelas estratégias que têm por finalidade promover um negócio na internet. Em função disso, uma das suas principais características é o dinamismo. No mundo e na realidade virtual, as respostas e as demandas dos usuários oscilam muito mais do que no mundo físico.
Por isso, o marketing digital trouxe muitas implicações diferentes para o universo do marketing tradicional. Por exemplo, ele precisa de um monitoramento maior do desempenho das campanhas, exige boa familiaridade com as redes sociais e demanda certo conhecimento das ferramentas tecnológicas e seus avanços — como a IA.
Como você deve saber, as táticas nesse cenário também são diferentes. Não se trata apenas de ter uma boa imagem, mas de se posicionar realmente como uma autoridade no seu nicho de atuação. Como? Ranqueando bem nos mecanismos de busca, otimizando a conversão das suas páginas, investindo na produção de conteúdo e assim sucessivamente.
Durante um bom tempo, tudo isso foi administrado por seres humanos que cuidavam de todos os processos, desde o estabelecimento das estratégias até a produção de um blogpost. Hoje, contamos com novas ferramentas baseadas em IA que agilizam muitas etapas, geram dados relevantes e, em muitos casos, até dão conta da parte operacional.
Qual é a relação do marketing digital com a Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial é um recurso que pode ser adaptado a muitas áreas, do chão de fábrica à diretoria de uma multinacional. O grande segredo está em saber personalizar suas ferramentas para a necessidade que elas devem suprir.
No caso do marketing digital, a IA tem uma participação bastante notável. Ela pode:
- buscar tendências em termos de conteúdo, estratégia e canais de divulgação de uma marca;
- ajudar a atrair e qualificar leads, assim como transformá-los em clientes;
- otimizar a utilização de recursos pagos nas mídias, aumentando o alcance dos anúncios;
- atender um cliente no site da empresa, orientando sobre informações relevantes;
- gerar recomendações de produtos e serviços com base no histórico de um usuário;
- produzir peças diversas de conteúdo digital.
Quais são os usos da IA no marketing digital?
Quer descobrir algumas formas de utilizar a Inteligência Artificial no marketing digital? Então, fique de olho nas aplicações que separamos a seguir!
1 – Qualificação de leads
A primeira aplicação da IA se dá na hora de qualificar os leads. O que isso significa? Que você pode usar a Inteligência Artificial e o aprendizado da máquina para mensurar o quanto os seus leads estão aquecidos ou preparados para entrar em contato com o seu time de vendas.
Isso é benéfico porque você evita o erro de forçar uma abordagem com um lead que está considerando uma solução, mas que não está preparado para dar o próximo passo. E quando falamos em relações B2B, isso é ainda mais importante, uma vez que o responsável pela decisão de compra pode não ser a mesma pessoa que está em contato com você.
Combinando IA, machine learning e marketing digital, você entrega leads muito melhores para a equipe de vendas, que consequentemente têm maior facilidade na sua abordagem. Isso não é apenas uma garantia maior de conversão, como também um ganho de qualidade na experiência do cliente.
2 – Chatbots
Os chatbots vêm sendo desenvolvidos há algum tempo, e a Inteligência Artificial permite uma série de aprimoramentos em relação às suas primeiras versões.
O principal objetivo dos chatbots alimentados por IA é otimizar o trabalho das equipes de atendimento, gerando mais agilidade para o cliente e satisfação na experiência com a marca. Assim, o usuário pode tirar suas principais dúvidas de maneira imediata, e a equipe pode se concentrar apenas nos casos mais complexos ou que exigem, de fato, uma interação humana.
Com os avanços mais recentes, os chatbots têm conseguido incorporar recursos cada vez mais avançados. Hoje, você já encontra plataformas abertas que possibilitam construir um atendimento mais pessoal e adotar uma linguagem específica. Assim, a sua empresa é quem dá a cara e o tom de voz para o seu robô.
3 – Produção de conteúdo
Por fim, não podemos deixar de mencionar a produção de conteúdo, elemento central do marketing de conteúdo. Sim, a IA também pode auxiliar na construção de uma estratégia mais consistente de conteúdo, assim como gerar as principais ideias para as suas postagens.
Inclusive, alguns recursos, como o ChatGPT ou o ChatSpot já produzem conteúdos inteiros para você. É claro que a IA deve ser utilizada com certa cautela, uma vez que a tecnologia ainda está sendo desenvolvida e pode apresentar erros, como dados equivocados e referências inconsistentes.
Mas as ferramentas disponíveis são ótimas fontes de insights e podem gerar dados relevantes para construir seus textos. Com um bom processo de curadoria, você pode otimizar o ritmo produtivo do seu time, seja para a elaboração de blogposts, e-mails, postagens nas redes sociais ou outros formatos de conteúdo.
Quais os benefícios de aplicar a Inteligência Artificial no marketing digital?
- Qualifica o relacionamento com os consumidores
- Aumenta a agilidade das decisões
- Melhora o retorno sobre investimentos em marketing
- Contribui para a personalização do conteúdo
- Gera economia de tempo e recursos
Um dos principais benefícios do uso da Inteligência Artificial no marketing digital é que você pode personalizar o contato com um usuário, gerando interações humanizadas com um número menor de colaboradores na equipe. A cada interação, a IA gera novos insights para tornar sua comunicação mais certeira e resolutiva para os usuários.
Isso acaba desencadeando uma série de benefícios em cascata, que vão desde a redução de custos operacionais no marketing digital até o aumento expressivo da satisfação do seu cliente. Consequentemente, isso afeta a sua participação no mercado e a competitividade do negócio.
É claro que, para ter bons resultados, você precisa amadurecer a sua estratégia de uso da IA no marketing digital. Mas esse é um esforço que vale a pena, especialmente pelos motivos que mostramos a seguir. Acompanhe!
1. Qualifica o relacionamento com os consumidores
Se você pode resolver os problemas básicos do seu cliente de forma rápida e efetiva com o uso da IA, ele sai mais satisfeito. Se o recurso automatizado não conseguiu gerar uma solução satisfatória ou não tem condições de responder à solicitação, você ainda tem uma equipe à disposição dessa pessoa, para abordá-la de forma customizada e, é claro, humana.
Mas a melhor parte disso tudo é que, para ter uma devolutiva inicial, o usuário não precisa esperar horas. O serviço de atendimento por IA fica disponível todos os dias, mesmo que você não tenha uma equipe humana trabalhando naquele período.
2. Aumenta a agilidade das decisões
Além de todas as interações proporcionadas pela Inteligência Artificial, você tem acesso a um verdadeiro rastreamento de tudo o que aconteceu. O que isso significa? Que você pode analisar relatórios completos sobre como suas soluções estão sendo usadas e quais são os níveis de satisfação do seu público com as estratégias que você implementa no marketing digital.
Acha isso pouco? Com os recursos certos, você pode usar seu próprio banco de dados para identificar padrões de comportamento, tendências, gargalos e muito mais. O futuro das suas estratégias de marketing pode ser desenhado com o auxílio dos recursos IA, que fazem uma leitura completa da realidade da sua empresa no ambiente digital.
3. Melhora o retorno sobre investimentos em marketing
Conhecendo melhor o seu público, você toma decisões mais acertadas sobre as suas campanhas de marketing, não é mesmo? Logo, o retorno sobre os seus investimentos é muito mais consistente, com uma maior geração leads qualificados e clientes.
Isso tudo é possível por meio de diversos de processos-chave que são aprimorados e automatizados pela IA, como:
- otimização da rotina das suas equipes;
- geração de insights para conteúdos pontuais que resolvam os problemas dos leads;
- análises mais precisas do engajamento do público;
- atendimento integral ao cliente.
4. Contribui para a personalização do conteúdo
Uma das características da Inteligência Artificial é que ela está sempre coletando novos dados para enriquecer a sua base. Com isso, a cada interação com o público, é como se novas lições fossem sendo aprendidas — sejam elas sobre a linguagem do cliente, suas preferências, os termos de busca etc.
Consequentemente, a empresa pode usar essas informações de forma inteligente. Com esses insumos em mãos, é possível aprimorar a personalização dos serviços, desenvolvendo recursos para distribuir as ofertas, conteúdos e materiais de forma customizada para os diferentes tipos de usuários.
5. Gera economia de tempo e recursos
Ao redirecionar certos esforços repetitivos para uma ferramenta de Inteligência Artificial, sua equipe tem mais tempo livre para se dedicar a aspectos que requerem uma análise ou intervenção humana. Em vez de focar a construção de e-mails, relatórios e postagens, seu time pode estudar as melhores táticas e estratégias para atingir as pessoas certas, por exemplo.
Isso permite ter um quadro de colaboradores mais enxuto, mantendo a eficiência operacional e comercial. Ainda, você economiza diversos tipos de recursos e reduz a incidência de investimentos mal direcionados, entre outros aspectos que contribuem para a diminuição de custos.
Aliás, aproveite para conferir o e-book sobre IA para produção de conteúdo da HubSpot!
Quais ferramentas de IA da HubSpot usar no marketing digital?
A HubSpot vem investindo em diversas ferramentas de IA que você pode incorporar ao marketing digital no seu negócio. O objetivo principal é otimizar o trabalho dos seus times de marketing e vendas, para que você possa se concentrar nas melhores estratégias para a empresa. Quer conhecer algumas opções? Acompanhe!
Gerador de Conteúdo
O Gerador de Conteúdo tem a finalidade de prestar suporte às equipes de marketing e vendas, principalmente para planejar e criar conteúdos dos mais diversos tipos.
Você já se deparou com um bloqueio criativo na hora de pensar em uma introdução ou uma CTA? Com nossa ferramenta, essa não será mais uma preocupação. Isso porque ela é capaz de sugerir títulos atrativos para os posts de blogs, criar descrições de produtos e serviços e até mesmo produzir um esboço completo do conteúdo.
E nosso gerador de conteúdo não é apenas para blogposts. Ele também constrói conteúdos para páginas inteiras de site, landing pages, páginas de vendas, e assim por diante. Inclusive, contamos com um assistente para a redação de e-mail.
Outra situação que costuma causar dificuldade para os times de criação de conteúdo é a atualização ou adequação de conteúdos já publicados. E adivinhe? Essa tarefa também se torna mais fácil, graças ao reescritor de parágrafos.
ChatSpot
O ChatSpot.ai, por sua vez, é uma ferramenta conversacional criada para ajudar os usuários do CRM da HubSpot a usar a ferramenta com mais agilidade — tudo isso com uma linguagem bem natural.
O recurso também contribui para a comunicação com os leads e clientes, com:
- insights para alimentar as campanhas de marketing;
- análise de dados;
- geração e edição de imagens;
- realização de rascunhos de e-mail etc.
Marketing digital e Inteligência Artificial caminham de mãos dadas. Além disso, a IA está se aprimorando constantemente, dando vida a novos recursos e mudando a forma como os processos são feitos em todos os setores do mercado e da sociedade. Nesse contexto, é fundamental que os profissionais de marketing acompanhem a evolução dessa tecnologia e incorporem as inovações na sua rotina.
A HubSpot, enquanto plataforma que visa facilitar o gerenciamento da sua relação com o cliente, tem investido em ferramentas que simplificam o dia a dia das suas equipes. Por isso, estamos sempre buscando novas formas de agregar valor aos nossos serviços por meio da Inteligência Artificial no marketing.
Quer elevar o seu negócio a um novo patamar? Teste as novas funcionalidades da HubSpot com IA!
Fonte: Blog Hubspot