O marketing é uma área muito antiga, utilizada desde que o “mundo é mundo”. No entanto, com o passar do tempo — e o surgimento de novas demandas sociais — ele foi se moldando e desenvolvendo novas estratégias e divisões. Uma delas é o Inbound Marketing, metodologia que pode ajudar franquias de diferentes setores a se diferenciar e a conquistar novos clientes.
Você é franqueado ou franqueador? Então, esta postagem foi feita para as suas necessidades!
Continue a leitura e veja não só a importância do Inbound para a sua realidade, mas também algumas dicas para implementar essa estratégia no dia a dia da sua franquia.
O que é o Inbound Marketing?
Inbound Marketing é o nome dado a uma metodologia aplicada no marketing digital. O seu objetivo é atrair os clientes em potencial e também envolvê-los com a marca, fazendo com que os seus cliques se transformem em conversão para a empresa.
O pilar do Inbound Marketing está na criação de conteúdos que promovam essa interação, capturando o cliente e o prendendo em uma “teia” de informações relevantes que, mais cedo ou mais tarde, acabam se transformando em bons negócios para a sua marca.
Ou seja, ao contrário de algumas estratégias do marketing tradicional que se mostram mais invasivas e interruptivas, o Inbound Marketing atua na construção de um relacionamento e de uma conexão com o público-alvo, fornecendo informações valiosas e solucionando problemas — as chamadas dores da persona.
Qual é a importância do Inbound Marketing?
Agora é hora de falarmos sobre a relevância desse tipo de estratégia. Afinal, quais benefícios são vistos com o investimento nesse tipo de marketing? Confira alguns a seguir:
- ajuda a estabelecer a autoridade da marca;
- posiciona as empresas como referências no mercado;
- ajuda a empresa a ganhar a confiança do público;
- promove o destaque da marca frente a concorrência;
- poupa recursos e permite que eles sejam investidos em outras áreas do negócio, já que é uma estratégia econômica;
- constrói relacionamentos duradouros com os clientes, colaborando para o sucesso a longo prazo.
Essas vantagens são fundamentais para todas as marcas, incluindo as franquias! Falaremos mais sobre isso a seguir.
Como o Inbound Marketing pode ser usado para franquias?
As franquias podem se beneficiar com o uso do Inbound, já que permite que o público-alvo seja alcançado a partir de estratégias direcionadas à persona, além da construção de uma reputação para a marca e de um bom relacionamento à longo prazo com o cliente.
Em outras palavras, é possível dizer que o Inbound é útil para as franquias pois permite que a marca seja vista, reconhecida e que passe a ser confiável para os clientes em potencial.
O Marketing de Conteúdo constrói uma relação longa com o cliente, com base no fornecimento de informações que educam essa persona e mostram como a sua dor pode ser resolvida. Para as franquias, essa pode ser uma estratégia válida pois faz com que aquela marca seja indispensável para o público-alvo.
Essa é a principal diferença entre as outras estratégias de Marketing para franquias. Afinal, não é aquela estratégia imediatista, que “vende o peixe” de uma forma mais intrusiva e direta. É uma abordagem diferenciada, construída aos poucos e no qual o cliente é quem busca as informações.
Isso significa que, com a implementação da estratégia de Inbound Marketing para franquias, você pode conquistar mais clientes (como franqueado), ou mais franqueados (como franqueador). Sendo assim, todos saem ganhando com essa prática!
Quais são as diferenças entre Inbound, Outbound e Unbound Marketing?
Agora, chegou a hora de você entender mais sobre três conceitos distintos, mas que são bastante confundidos por quem ainda não tem muita familiaridade com o assunto. Estamos falando de Inbound, Outbound e Unbound Marketing.
Você já sabe o que é o Inbound Marketing: uma estratégia que usa a produção de conteúdo para a construção de uma relação sólida e duradoura com o público-alvo. Mas e os outros dois, o que são?
O Outbound Marketing é uma estratégia mais direta. Enquanto o Inbound foca na busca das pessoas pelo conteúdo (por meio de palavras-chave, por exemplo), o Outbound busca ativamente o público-alvo e faz uma abordagem mais intrusiva para captar a atenção dele.
Já o Unbound Marketing é uma estratégia mais recente, que integra as duas áreas anteriores. Ele consiste na interação em tempo real com o público-alvo e na personalização dessas conversas. Aqui, a tecnologia é uma forte aliada, em especial com o uso de Inteligência Artificial e outros recursos do gênero.
A ideia é utilizar todas as estratégias de uma só vez, fazendo com que todas as “pontas” sejam amarradas. No caso das franquias, exemplos são:
- criação de conteúdo relevante (Inbound) para atrair potenciais franqueados, como e-books, postagens em blogs e outros;
- participação em eventos, anúncios pagos ou e-mail marketing (Outbound) para leads capturados;
- experiência interativa (Unbound) nas franquias ou, ainda, no site da empresa (como é o caso do tour virtual).
Como aplicar o Inbound Marketing para franquias?
As dicas que podemos passar são:
- entenda o público-alvo da sua franquia e estabeleça uma persona correta;
- direcione os conteúdos para esse público;
- invista em diferentes tipos de conteúdo, como blogposts, e-books, infográficos e por aí vai;
- aposte nas técnicas de SEO;
- capriche na gestão e na alimentação das suas mídias sociais;
- use a tecnologia a seu favor.
Não se preocupe se você não souber bem como fazer isso, pois existem no mercado muitas especialistas em SEO e em todas essas estratégias. Redatores, copywriters, analistas e outros profissionais fazem, juntos, com que o seu Inbound Marketing para franquias aconteça.
Contratar uma agência para guiar os seus negócios, por exemplo, é um caminho que pode ajudar bastante. Mas isso não é tudo: você também precisa automatizar os seus processos e contar com recursos que permitam que as métricas sejam analisadas de forma segura e eficaz.
Um bom exemplo de ferramenta é o Marketing Hub, da HubSpot. O seu uso pode otimizar o gerenciamento e a automação das estratégias de Inbound Marketing, facilitando o acompanhamento de leads, a análise de resultados e a organização geral dos processos.
O Inbound Marketing para franquias oferece um conjunto de estratégias eficazes para que o seu negócio possa atrair e engajar potenciais franqueados e clientes. Então, nada de deixá-lo passar! Implemente esses conceitos na sua empresa e observe bons resultados a médio e longo prazo.
Antes de ir, aproveite também para conhecer o Marketing Hub, da HubSpot! Essa ferramenta vai otimizar o modo como você faz marketing em sua franquia, possibilitando uma gestão mais eficiente e resultados ainda mais impressionantes!
Fonte: Blog Hubspot