Construir uma carreira de sucesso na sua área é o sonho de todo profissional. Mas sabemos que o caminho é longo e que ter dedicação e responsabilidade são requisitos essenciais nessa empreitada, certo? Independentemente do trajeto que decida trilhar, a empresa na qual trabalha será um meio para que você chegue aonde sempre sonhou.
Por isso, não deixe de aproveitar as oportunidades de aprendizado — todo momento e todos os especialistas que o cercam servem como estímulo. Um bom profissional sabe que deve agarrar as oportunidades que surgirem e tirar boas lições de cada situação.
Nesse sentido, é preciso ter comprometimento e dedicação a fim de se aprofundar e mostrar sua excelência. Para ajudar nessa questão, criamos este guia de carreira que está recheado de dicas para que você alcance o sucesso profissional. Aproveite!
Qual é a importância de planejar a carreira?
Pensar em longo prazo é uma estratégia ótima para se ter mais foco e visualizar aonde se quer chegar. E todo início de carreira costuma ser mais difícil, afinal, estamos “crus” e as experiências são todas novidades. Contudo, pensar na sua jornada é um cuidado que possibilita concretizar seus objetivos.
Visualizar a carreira de um jeito realista fará com que haja mais dedicação, além de ser uma bússola para que você se qualifique em determinada área — justamente aquela em que concentra seu interesse. Só que muitas pessoas têm como ponto principal apenas ganhar um bom salário.
Mas a remuneração é só um dos aspectos importantes. Isso porque fazer o que você gosta de verdade, e ainda receber uma boa recompensa financeira por isso, é uma forma interessante de definir sucesso, não acha? Nesse sentido, alcançar patamares mais altos necessita de uma boa dose de dedicação.
Agir com protagonismo e controlar a ansiedade, por exemplo, são duas formas que ajudam muito no planejamento da carreira. Falamos disso a seguir!
Protagonismo na carreira
Profissionais que se destacam em suas carreiras têm uma coisa em comum: eles assumem riscos e atuam com protagonismo no próprio setor. Portanto, ter proatividade e saber o momento de ouvir e de agir é essencial. Além, é claro, de buscar mais conhecimento sobre a área.
A carreira diz respeito às posições ocupadas na jornada profissional. Somente você tem o poder de protagonizar a própria carreira e determinar os rumos dessa história. Às vezes, pode acontecer de não ter a promoção que desejava, não receber aquela indicação para um cargo melhor e outras possibilidades.
Mesmo assim, buscar força e não perder o interesse no campo de atuação ajuda nesse protagonismo. Até quando você não está trabalhando em algo de acordo com seus interesses, dê o seu melhor e busque maneiras de mostrar a profissão pretendida.
Ansiedade a mil
É natural querer que tudo aconteça rápido para chegar aonde se quer estar pra valer. Entretanto, o que você está fazendo agora também tem extrema importância no futuro — é o famoso “não se pode dar um passo maior que a perna”.
É agora que você está adquirindo os conhecimentos e as experiências para, um dia, chegar ao cargo que sempre sonhou. Durante a caminhada, aproveite as vivências e veja tudo como oportunidade de aperfeiçoamento. Além do mais, ninguém chega ao topo do dia para a noite.
Por isso, administre a ansiedade e não se perca pensando apenas no ponto de chegada. As experiências de agora são o que determinarão seu desenvolvimento para chegar aonde deseja. E os desafios fazem parte de toda carreira de sucesso, não há como fugir!
O que diz se um profissional alcançará o sucesso ou não na carreira, entretanto, é como ele administra os obstáculos que aparecem. Gerir a própria trajetória profissional nem sempre é uma tarefa fácil, mas ter convicção para superar as adversidades é o ponto de partida.
Quais são os maiores obstáculos ao gerir a carreira?
É legal ter em mente que nem sempre aquele emprego dos sonhos será perfeito. O caminho para seu objetivo também pode não ser uma linha reta. A realidade é que vão surgir percalços a superar, e é preciso saber como ultrapassá-los. Por isso, vamos ressaltar alguns pontos que você deve ter atenção para gerir a carreira de um jeito eficaz.
Falta de objetivos e propósito
Há um velho ditado que diz que “para quem não sabe o que quer, qualquer caminho serve”. E isso também é válido quando se trata de carreira. A falta de um objetivo definido e de metas podem fazer com que você se perca e siga um caminho inesperado — e, talvez, até mesmo um que não queira.
Ou, então, mantém-se de forma passiva à espera de alguma mudança que depende, acima de tudo, das suas próprias ações. É fundamental ter um propósito e buscar maneiras de chegar na posição que deseja atuar. Por isso, pesquise o mercado, saiba quais habilidades e competências são exigidas e invista tempo nisso.
Monte um plano de como você quer que sua carreira siga e use-o enquanto base, com abertura para alguns ajustes durante o processo. Traçar objetivos concretos e com metas reais também é um jeito de manter a motivação.
Desmotivação
Nem sempre sua carreira seguirá exatamente como você gostaria ou como planejou. Contudo, apesar das dificuldades que podem surgir, é fundamental não desistir e não deixar a desmotivação abalar seu plano inicial.
Até mesmo naqueles períodos em que não estiver sentindo satisfação com sua carreira, lembre-se de que, para chegar à realização profissional, esses momentos também são importantes. Isso porque a desmotivação é capaz de abalar e até prejudicar seu desempenho.
Dificuldade em conciliar vida pessoal e profissional
Sabemos que o crescimento exige esforços, e conciliar a vida profissional e equilibrá-la com a pessoal nem sempre é tarefa fácil. Afinal de contas, o lado profissional não é apenas o período de expediente que passa dentro da empresa trabalhando, por exemplo — sobretudo quando falamos de marketing digital.
Também há aqueles cursos extras, eventos, viagens e outras questões que estão além do ambiente corporativo, certo? Mas a vida pessoal não deve ser vista como um obstáculo para a carreira, muito pelo contrário. Só que é necessário saber como gerenciar os aspectos pessoais e profissionais, de modo que se consiga ter resultados positivos em ambas as áreas.
Falta de resiliência
Eis aí mais um grande obstáculo para alcançar sucesso profissional. A falta de resiliência é muito prejudicial em qualquer carreira, pois você tende a desistir rápido diante das dificuldades. A capacidade de lidar com problemas e adaptar-se, mesmo diante de situações difíceis, é uma soft skill muito requisitada no mercado.
Se aquela campanha em que dedicou tanto tempo e acreditou ser um grande sucesso não trouxe resultados tão bons, por exemplo, tire boas lições, faça ajustes e siga em frente. Ser resiliente é entender que você pode errar — inclusive, vai errar diversas vezes —, porém, aprenderá com esses erros e se tornará uma pessoa muito mais preparada para os próximos desafios.
Desejo em começar de cima
Um fato sobre sucesso na carreira: ninguém nasce CEO ou diretor! É preciso começar de hierarquias mais baixas e adquirir experiência aos poucos. É por isso que há tantas oportunidades de carreira para jovens: trainee, estagiário ou cargos nível júnior.
Não é problema algum começar de baixo. Nesse início, a dica é ter alguém como inspiração para ir aprendendo com os passos dessa pessoa. Vale até pedir mentoria, viu? Lembre-se de se cercar de pessoas que motivem você a crescer e ter a consciência de que nada vem pronto.
Confira nosso quiz para identificar sua área de Marketing, incluindo recursos para desenvolver novas habilidades:
Como atingir o crescimento profissional?
Uma vez que já sabe o que não fazer na carreira, chegou a hora de colocar seu crescimento nos trilhos. Veja as nossas dicas!
Estabeleça um plano de carreira
Para chegar aonde deseja, seu plano de carreira deve ser criado em cima de três pilares principais: objetivo profissional, ações de desenvolvimento e prazos para realizá-los. Nesse sentido, você terá um plano mais “amarrado”, com os passos que deve tomar para alcançar as metas estipuladas.
Se o objetivo é criar campanhas excepcionais de marketing, por exemplo, o que é preciso fazer? As suas ações devem ser:
- conhecer técnicas de Inbound Marketing e Outbound (para acertar na melhor estratégia);
- criar a persona de acordo com os dados do seu negócio;
- desenvolver técnicas de SEO;
- aprender o funcionamento das ferramentas de automação, CRM etc.
Veja que são vários itens conectados, mas que pedem estudos complementares. Dessa maneira, você pode estabelecer prazos de estudo e de execução em cada tópico.
Aprimore-se constantemente
A cada dia, surgem novidades no mercado, não importa qual carreira escolha. Foi-se o tempo em que apenas uma faculdade ou pós-graduação eram suficientes para um futuro profissional promissor. Pense no marketing, por exemplo. São novas ferramentas, estratégias e tendências que surgem a todo momento.
Portanto, estar sempre por dentro das novidades fará com que a sua carreira seja otimizada por novos aprendizados constantes. Acompanhar marcas de sucesso, conhecer o que há de novo no mercado e quais estratégias são mais relevantes apontam caminhos a seguir.
Invista no estudo continuado e obtenha conhecimento por diferentes meios, sem achar que um diploma superior é o ponto de chegada. Saiba ainda quais são as suas prioridades e veja o que precisa fazer para desenvolver as habilidades necessárias.
Foque em autoconhecimento
Ao desenvolver o autoconhecimento, você consegue identificar quais são seus pontos mais fortes e os que precisa trabalhar para aprimorar — principalmente no que diz respeito às soft skills, como inteligência emocional, organização, autogestão, empatia, comunicação interpessoal etc.
Tenha em mente que ninguém é perfeito nem nasceu sabendo tudo. Expandir o que você sabe sobre si ajudará a encontrar talentos e habilidades, bem como frear o que atrapalha o sucesso. Conhecer limites, potenciais e aperfeiçoar a autoestima são aspectos essenciais para ter sucesso na profissão que escolheu.
Fique de olho nas inovações
Seguindo nosso exemplo de carreira, o comportamento dos clientes, os tipos de conteúdos que são consumidos, os canais por onde eles são acessados e muitas outras questões devem ser acompanhadas a todo momento por quem trabalha com marketing digital.
As inovações na área são constantes e conhecê-las é um diferencial competitivo. As informações na internet são extremamente voláteis, logo, manter-se por dentro das tendências e novidades faz parte de qualquer profissional bem qualificado.
Aquela estratégia que teve resultados espetaculares ontem pode já não fazer sentido amanhã. Por isso, acompanhe empresas inovadoras que têm uma visão à frente do tempo e tire proveito dos conhecimentos que elas proporcionam.
Desafie-se
Outro ponto primordial para um profissional de marketing é a coragem de arriscar. Seja para ousar na estratégia, seja para assumir novas responsabilidades ou tipos de ações mais complexos. O medo de errar não deve limitar a progressão da sua carreira!
Todo mundo pode errar — até mesmo aquelas pessoas que você tanto admira profissionalmente já cometeram deslizes. Então, arrisque-se mais e tome para si os desafios que aparecem. Afinal, até mesmo os erros que você comete ajudam no seu crescimento.
Faça networking
Estar cercado de pessoas competentes e ter contato com profissionais que admira são ótimas maneiras de crescer na carreira. Fazer networking é um aprendizado contínuo, já que você troca experiências e conhecimentos com gente das mais diversas áreas.
Existem diversas maneiras de estabelecer uma rede contatos, entre elas:
- redes sociais — não se esqueça de atualizar seu perfil no LinkedIn;
- eventos de marketing digital;
- conferências;
- webinars;
- fóruns;
- palestras.
Interaja com os demais profissionais, escute e demonstre simpatia e real interesse pelas pessoas com que entrar em contato. Dessa forma, no futuro, poderá até receber recomendações ou indicações. O importante é que as pessoas se lembrem de você e do seu profissionalismo.
Carreira em marketing e vendas: como obter sucesso?
Já que queremos ajudar você a ter sucesso na sua carreira, sobretudo se ela for em marketing digital e vendas, confira algumas dicas de como pode chegar lá!
Aprimore sua capacidade de liderança
Os líderes são vistos enquanto pessoas experientes, que servem como exemplos a serem seguidos. Diante disso, desenvolver a capacidade de liderança terá grande impacto — até mesmo no seu marketing pessoal.
Ser líder está ligado à capacidade que você tem de auxiliar colegas e clientes a conquistarem seus objetivos. Delegar tarefas, planejar ações e outros fatores também são de extrema importância. Se possível, aposte ainda em discursos motivacionais.
Foque no sucesso do cliente
O customer success é uma área que está em constante expansão, pois a experiência que o cliente tem com a marca é essencial na continuidade dos negócios e na divulgação positiva das ações da empresa. Logo, é preciso antecipar os desafios e oferecer soluções de forma proativa.
Chegar ao ponto de retenção e fidelização de clientes exige um longo caminho que contempla as etapas do funil de vendas, e o sucesso do cliente é um modelo que ajuda na escalabilidade dos negócios. A prática surgiu no setor de Software as a Service (SaaS), que proporcionou bons resultados e mostrou grandes oportunidades. Por meio disso, o sucesso do cliente pode:
- deixar a imagem da marca mais forte;
- aumentar a taxa de renovação, ticket médio e lifetime value;
- diminuir a taxa de churn;
- atrair novos clientes.
Domine as ferramentas de automação
Por serem de um setor que trabalha diretamente com a internet, os profissionais de marketing digital precisam sempre estar por dentro das novidades. Dominar as ferramentas de automação e saber como utilizá-las ajudam a otimizar o dia a dia, por exemplo.
Para que sua carreira decole, ter conhecimento sobre softwares e automação será um grande diferencial. Sendo assim, aprofunde-se em Big Data, Business Intelligence, Analytics, automação e outros conceitos que, cada vez mais, fazem parte da rotina de quem trabalha com marketing.
Não tenha medo de inovar
Profissionais que têm medo de inovar acabam, eventualmente, ficando para trás na carreira. Com a constante mudança do mercado, a inovação é um ponto crucial para o sucesso. Fazer algo novo, melhorar produtos e serviços a fim de que atendam as necessidades dos clientes e outras demandas devem estar em primeiro lugar.
Jamais ache que o jogo está ganho. Apesar de que muitas ideias pareçam exageradas, lembre-se daquelas estratégias de marketing superousadas que fizeram grande sucesso. E qual é o grande diferencial delas? A coragem de ousar e inovar no mercado!
Marketing e vendas são carreiras promissoras?
Respondendo de maneira direta? São sim (e muito)! Com o avanço das tecnologias e mais pessoas tendo acesso a celular com internet no país, por exemplo, a transformação digital segue a todo vapor. O trabalho com dados, inclusive, é cada vez mais importante em diversos setores do mercado.
Além das já conhecidas métricas e dos indicadores, temos estratégias que usam de base as informações coletadas para analisar melhor os cenários e tomar decisões certeiras, a partir dos insights que esses dados trazem.
Ao mesmo tempo, passamos por um momento em que se percebeu que é possível vender — e muito bem, por sinal — sem precisar ir a campo, com Inside Sales e Inbound Sales. Assim, as carreiras em marketing e vendas ganham novos formatos e geram muitas possibilidades de crescimento.
Quais são as carreiras do futuro em marketing e vendas?
- Analista de Business Intelligence
- Especialista em Design Thinking
- Analista de Marketing Ops
- Especialista em Sucesso do Cliente
- Especialista em Inside e Inbound Sales
- Analista de Sales Ops
As oportunidades para o setor de marketing são as mais diversificadas, uma vez que são complementares. É possível trabalhar com conteúdo, redes sociais, User Experience (UX), customer success e muito mais. E, quando unimos esse setor às vendas, as oportunidades são ainda maiores. Acompanhe algumas das carreiras que estão em alta e como é possível ter sucesso profissional!
Analista de Business Intelligence
O trabalho com Business Intelligence é uma das profissões do futuro. A transformação digital exige profissionais que tenham proximidade com o mundo dos dados, uma vez que eles são utilizados para transformar empresas por meio de uma enorme quantidade de informações.
No ambiente digital, o Analista de Business Intelligence é capaz de fazer análises e controlar dados e informações conforme as necessidades. Dessa maneira, softwares de CRM são essenciais ao analisar materiais e ajudar na tomada de decisões.
Especialista em Design Thinking
Já imaginou trabalhar identificando o que os consumidores precisam antes de outras marcas no mercado? Pois bem, outra profissão muito interessante no marketing é o trabalho com Design Thinking. E é exatamente isso que esse especialista faz.
Solucionar problemas, criar projetos pensados para o público e desenvolver produtos inovadores estão relacionados à área. É um ótimo terreno para pessoas criativas e que querem encontrar maneiras de aperfeiçoar produtos e serviços a fim de melhorar a experiência dos consumidores.
Analista de Marketing Ops
Você já sabe sobre a importância do uso de dados no marketing para que as estratégias possam sempre evoluir. E também que a automação é uma necessidade. Então, o Analista de Marketing Ops é um profissional fundamental em todas essas estratégias digitais.
Ele entende os recursos e extrai o material necessário para que o time de marketing siga em frente na criação de campanhas e ações que vão aprimorar a jornada do cliente. Trata-se de uma profissão do futuro e que pede atualização constante. Afinal, é preciso ter domínio das ferramentas usadas para oferecer os insumos que farão a equipe de marketing aprimorar o planejamento.
Especialista em Sucesso do Cliente
A satisfação do público é a melhor arma que a equipe de marketing pode ter para fidelizar clientes. Sendo assim, contar com um Especialista em Customer Success é uma carta na manga das empresas que desejam aumentar a taxa de conversão. E o sucesso do cliente vai muito além do suporte técnico da marca. Aqui, a proatividade é a palavra de ordem.
O especialista nessa área representa a empresa, entende bem os produtos e serviços que vende, ouve seus clientes e acompanha os níveis de satisfação. Entretanto, apesar do título do cargo, ele não é o único responsável pelo sucesso do cliente — cada setor da empresa tem parte nisso também!
Especialista em Inside e Inbound Sales
O time de vendas é tão importante quanto o de marketing, afinal, os dois devem trabalhar em conjunto para ter melhores resultados. Nesse sentido, os profissionais responsáveis por entrar em contato com os prospects precisam estar bem preparados se não quiserem perder potenciais clientes.
O especialista em Inside Sales e Inbound Sales sabe como realizar as vendas internas de maneira que seja oferecida uma experiência mais positiva ao cliente. Esses profissionais recebem informações detalhadas, que permitem vendas consultivas.
Analista de Sales Ops
O setor de Sales Operations, ou Sales Ops, atua nos bastidores das operações de vendas. Na prática, os profissionais dessa área trabalham com diversas métricas e KPIs, fornecendo insumos para que os vendedores montem um plano estratégico e melhorem as conversões.
São muitas possibilidades de carreiras em marketing e vendas, com boas chances de crescimento quando você age proativamente e estuda bastante. Para ter uma carreira de sucesso nesse ambiente, saiba se comunicar, falar sobre você e desenvolver habilidades interpessoais.
Além disso, lembre-se de que sua carreira é feita de degraus, sempre um por vez. Portanto, não adianta ter pressa e tentar acelerar os processos, combinado? Siga cada uma das etapas, extraia o máximo das lições que aparecerem e veja sua vida profissional decolar.
Agora que já sabe como guiar seus interesses profissionais, conheça mais nossos softwares e descubra como eles podem ajudar na sua carreira!
Fonte: Blog Hubspot