in ,

Google Bard: o que você precisa saber sobre ele?

google-bard:-o-que-voce-precisa-saber-sobre-ele?

O mundo está mudando rapidamente! Se você está aqui há algumas décadas — o que é bem provável, não é mesmo? —, acompanhou algumas das principais mudanças tecnológicas da humanidade e sabe como esse foi um processo consideravelmente rápido.

 

 

Em questão de anos, passamos de computadores antiquados e telefones com fio para smartphones, tablets e notebooks ultrarrápidos. Hoje, inclusive, vivemos uma nova fase: a da Inteligência Artificial (IA). E tudo indica que ela chegou para ficar!

Pensando nisso, preparamos um conteúdo sobre mais um recurso de IA: o Google Bard. Você já ouviu falar sobre ele? Continue a leitura e fique por dentro das novidades dessa ferramenta que promete!

Por isso, as interações que acontecem no Bard do Google são muito fluidas, se assemelhando às conversas que temos entre pessoas. E o mais interessante é que, como outros recursos de IA, ele tem a capacidade de aprender e armazenar informações em um banco de dados. Assim, depois, novas respostas são geradas a partir do que foi aprendido.

Essa ferramenta chega como uma aposta de IA do Google para se posicionar nesse mercado. E é bem provável que as pessoas utilizem bem esse recurso, ainda mais considerando o poder do Google como mecanismo de busca e a enorme quantidade de dados que ele administra.

Como funciona o Google Bard?

A tecnologia de conversação utilizada pelo Bard é a Language Model for Dialogue Applications, ou linguagem LaMDA, criada pelo Google em 2021. De acordo com a própria marca, ela já estava em desenvolvimento antes mesmo de outras ferramentas, como o ChatGPT (já vamos chegar nele!) entrarem no mercado.

O sistema funciona com base no cruzamento de dados a partir de comandos, gerando respostas completas e funcionais sobre os mais diversos temas. A tecnologia do Google de IA se baseia na construção de uma comunicação ainda mais complexa do que a vista em seus concorrentes.

O machine learning também está presente por aqui, fazendo com que o sistema aprenda continuamente a partir das respostas e feedbacks dados pelos usuários. Assim, a tendência é que a comunicação seja otimizada com o passar do tempo.

De modo geral, as métricas da LaMDA funcionam a partir de três critérios, que são:

  • sensibilidade, que serve para medir se uma resposta tem ou não sentido;
  • especificidade, para avaliar se ela é uma resposta genérica ou se toca em um tema de forma específica;
  • interesse, para descobrir se as respostas deixam o leitor satisfeito e curioso.

A partir disso, é possível gerar mais conhecimento para o sistema e aperfeiçoar as respostas e as interações em geral com os usuários. Então, fica uma dica: para melhorar o servidor, sempre forneça as respostas que ele pede após as interações, tudo bem?

Quais são as características do Google Bard?

Confira, a seguir, algumas das especificidades do Google Bard!

Processamento de linguagem natural avançado

O Bard é capaz de compreender e processar palavras de modo a criar frases naturais e de maneira bem sofisticada. Ele é treinado em uma ampla variedade de dados linguísticos, permitindo que compreenda nuances, contextos e estruturas complexas em perguntas e comandos.

Respostas coerentes e precisas

Outra das principais características do Bard é a sua capacidade de fornecer respostas coerentes e precisas. O sistema faz uma análise do contexto e da intenção das perguntas para gerar respostas que realmente atendem às necessidades do usuário.

Capacidade de lidar com perguntas complexas

“Você quis dizer…?” Pois é: o Google acertou mais uma vez! O Bard chatbot é projetado para compreender perguntas complexas e responder a elas de maneira adequada. Ele pode até mesmo responder às famosas “perguntas de duplo sentido”, fornecendo respostas que abordam todas as nuances do questionamento apresentado.

Aprendizado de máquina contínuo

E lá vem ele de novo: o machine learning! Nesse quesito, o Bard é alimentado por técnicas de aprendizado contínuo, o que significa que ele está em constante aprimoramento.

A interação com os usuários fornece informações preciosas que fazem com que o sistema seja atualizado regularmente, buscando melhorar suas respostas ao longo do tempo.

Conhecimento abrangente e atualizado

O Bard tem acesso a uma vasta base de conhecimento. E não é para menos, concorda? Afinal, o Google detém parte considerável das informações da internet atualmente. Assim, fornecer informações atualizadas sobre diversos tópicos é algo bem mais simples para esse sistema, quando comparado a outras ferramentas.

Contexto e continuidade nas interações

O Bard também é capaz de manter o contexto das conversas, o que permite fornecer respostas coerentes ao longo de uma longa interação. Ele pode entender referências anteriores, conectar informações e manter uma linha de diálogo fluida com os usuários. Algo parecido já é feito com o ChatGPT, com o qual você provavelmente tem mais familiaridade.

[Download gratuito] - Guia completo para usar a IA generativa na criação de conteúdo

Quais são as diferenças entre o Bard e o ChatGPT?

Agora, chegamos a um ponto da conversa que é muito interessante! Afinal, quais são as diferenças entre o Bard e o ChatGPT? Embora tenham sido lançados com apenas 3 meses de intervalo, é provável que existam algumas divergências entre os sistemas, certo?

A resposta é: sim! Embora tanto o Bard quanto o ChatGPT sejam modelos de processamento de linguagem natural, existem diferenças significativas entre eles. Confira algumas a seguir!

Mecanismos de busca

A primeira diferença entre as ferramentas está na sua associação aos mecanismos de busca. O Bard é uma criação do Google e, por isso, está conectado ao seu mecanismo de busca. Já o ChatGPT é associado ao Bing.

Aprimoramento

Embora tenha sido iniciado antes, o Bard ainda é mais “cru” do que o ChatGPT, que está em estágio mais avançado. Por isso, uma versão beta do Bard foi lançada, a fim de aprimorar suas funcionalidades a partir do feedback dos usuários.

Tipos de texto

As respostas do Bard se apresentam como mais completas e sensíveis, com base nos critérios da Inteligência Artificial utilizada para formá-las. Mas é claro que isso não quer dizer que o ChatGPT não tenha boas respostas, igualmente completas e complexas.

Pesquisa por imagens

A pesquisa por imagens do Google já é uma velha conhecida dos usuários e também foi implementada ao Bard. Enquanto o ChatGPT suporta apenas entradas de texto, os usuários do Bard podem tirar fotos ou fazer uploads de imagem para interagir com o sistema.

Pesquisa por comando de voz

Novamente, sabemos que o ChatGPT trabalha apenas com textos. O Bard, por sua vez, tem uma ferramenta de comando de voz acoplada, permitindo que o usuário utilize o seu microfone para fazer as perguntas, se assim desejar.

Sugestão de tópicos

A conversação do Bard não acaba com a resposta à sua pergunta. O sistema tem a função de instigar a curiosidade do usuário, oferecendo novas fontes, sugerindo tópicos que podem interessá-lo e promovendo uma contínua interação com o servidor. Interessante, não é mesmo?

Respostas em vários estilos

Enquanto o ChatGPT tem o seu “jeitão” de responder às coisas, a personalização do Bard é muito mais otimizada, com respostas curtas ou longas, que respeitam diferentes contextos, tons de vozes e estilos de escrita.

Acesso às páginas

A interação do ChatGPT com os sites é limitada. Inclusive, o sistema informa, durante as interações, que não tem acesso a alguns tipos de informação. O Bard tem mais autonomia para capturar essas informações, como é o caso de resumos de conteúdos que estão hospedados online.

Informações atualizadas

O Bard tem acesso a informações em tempo real em seu banco de dados, fazendo com que as respostas sejam mais atualizadas e precisas do que as do ChatGPT, que trabalha com informações datadas até setembro de 2021. Ou seja: ponto muito importante!

Criação de imagens

Esse recurso ainda não está disponível, mas tudo indica que o uso de prompts de comando fará com que o Bard também tenha a possibilidade de criar imagens com base em textos liberados pelos usuários. Isso será possível a partir de uma integração com o Adobe Firefly.

Fontes das informações oferecidas

O ChatGPT falha na ineficiência em oferecer de fontes para as informações prestadas. Na verdade, ele até pode citar alguns sites e estatísticas, mas o faz de forma mais aleatória. Isso não acontece com o Bard, que permite que o usuário tenha acesso à origem de cada uma das informações passadas na resposta.

Como usar o Google Bard?

Se interessou por utilizar o Bard? Ele já está à disposição do público! A versão ainda é a beta, mas nada impede que você tenha acesso a várias informações úteis com apenas alguns cliques.

Para isso, basta acessar o site oficial e iniciar uma conversa por texto. No entanto, tenha atenção: o servidor, até o momento da publicação deste conteúdo, ainda não está disponível no Brasil, nem na língua portuguesa.

Há uma lista com os países e idiomas disponíveis para uso do recurso. Aconselhamos que você fique de olho para verificar se o Brasil foi finalmente incluído entre as nações que podem utilizá-lo, ok?

De todo modo, fique com algumas dicas para usar o sistema assim que ele estiver disponível por aqui:

  • faça perguntas claras e específicas, sem enrolações;
  • use uma linguagem objetiva;
  • forneça informações cruciais.

É importante lembrar que o Bard ainda está em desenvolvimento e aprimoramento. Por isso, seja paciente e considere experimentar diferentes formas de interação para obter os melhores resultados. E, claro, não se esqueça de oferecer feedbacks para o sistema se aperfeiçoar!

Afinal, para que usar o Google Bard?

É importante reforçar que essas ferramentas não substituem a força humana de criação e desenvolvimento de produtos e serviços variados. Afinal, a Inteligência Artificial não conta com questões inerentes aos seres humanos, como criatividade, sensibilidade, empatia, experiências e sentimentos diversos. Além disso, ela é passível de errar — então, tenha esse fator em mente!

Mas, como vimos, é possível utilizar esse tipo de ferramenta para fazer pesquisas, ter ideias, desenvolver estratégias, aprimorar a sua organização e muitas outras funcionalidades. A partir daí, seu potencial de criação e gestão pode aumentar consideravelmente, mas sempre acrescentando o toque especial que apenas as pessoas podem dar aos trabalhos criativos.

conheça as ferramentas de inteligência artificial da HubSpot

Quais são as ferramentas de IA da HubSpot?

E é claro que a HubSpot não ficou para trás nisso tudo! Afinal, estamos sempre de olho nas tendências e desenvolvendo estratégias para oferecer o melhor aos nossos usuários.

Por isso, desenvolvemos um gerador de conteúdo que vai facilitar a sua gestão e produção de Marketing, tornando o dia a dia da sua empresa em algo muito mais simples e otimizado! E o melhor: tudo integrado a outras ferramentas da HubSpot, como o Marketing Hub.

Assim, seu time poderá criar conteúdos mais rapidamente, como e-mails, landing pages e muito mais. É claro que, depois, será necessário lapidá-los e fazer uma revisão completa, adicionando o que há de melhor nos profissionais da área: o elemento humano.

No entanto, as ideias vão fluir de forma muito mais rápida e a carga de trabalho de sua equipe reduzirá consideravelmente. Com isso, os profissionais poderão dedicar mais tempo a outras ideias, demandas e campanhas da empresa.

Acesse o Gerador de Conteúdo agora mesmo e entre na lista de espera para testá-lo e revolucionar o modo como sua empresa e o seu time de Marketing criam conteúdos para cativar o público-alvo.

Gostou de conhecer mais sobre o Google Bard? Agora que você já entende o que é essa ferramenta, continue acompanhando as novidades para não perder nenhuma atualização sobre os novos recursos de Inteligência Artificial que estão sendo desenvolvidos. Entender essas tecnologias é o melhor caminho para não ficar para trás!

E não vá embora ainda! Antes de fechar a página, baixe o nosso e-book exclusivo sobre como usar IA Generativa para expandir sua criação de conteúdo! Essa, certamente, é uma estratégia que vai ajudar muito em sua gestão de Marketing.

Nova chamada à ação

 
GET HERE

Fonte: Blog Hubspot

O que você achou?

500 points
Upvote Downvote

Publicado por Marketing de Verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × três =

elon-musk-e-mark-zuckerberg-marcam-confronto-de-luta-livre;-entenda

Elon Musk e Mark Zuckerberg marcam confronto de luta livre; entenda

google-analytics-4:-tutorial-para-migracao-que-voce-precisa!

Google Analytics 4: tutorial para migração que você precisa!