Quantos e-mails você recebe todos os dias? E em quantas contas no total? A Radicati Group informou que mais de 100 bilhões de e-mails que não são spam são enviados e recebidos todos os dias.
A maioria das pessoas não lê cada um desses e-mails e a maneira usada para as pessoas determinarem quais serão abertas e quais irão para a lixeira é examinar a linha de assunto do e-mail. Ela pode ser um dos menores componentes da sua estratégia de marketing por e-mail, mas é a ligação entre o leitor e sua mensagem. Esses 50 e poucos caracteres são bastante poderosos.
Por ser uma das partes cruciais da sua mensagem de e-mail, você deveria dedicar trabalhar seriamente em sua criação. Mas se você conhecer a receita para escrever uma linha de assunto de e-mail fantástica, você verá que será necessário investir cada vez menos tempo, conforme você praticar e aprender aquilo que tem maior efeito para público. Na próxima vez que você redigir uma mensagem de e-mail, use essa receita para formular uma excelente linha de assunto de e-mail que ajudará a sua mensagem a ser vista por mais pessoas.
Ingredientes para criar uma fantástica linha de assunto de e-mail
- Capacidade de entrega;
- Capacidade de ação;
- Personalização;
- Clareza;
- Concisão;
- Consistência;
Receita para deixar o assunto do seu e-mail incrível
Etapa 1 – Verifique a capacidade de entrega
Você precisa passar por dois filtros: filtros reais de SPAM e seus leitores. Os leitores ligam um detector de papo-furado quando verificam suas caixas de entrada e ele é sensível como o focinho de um cão de caça. Evite palavras que parecem spam, como “grátis”, “aja agora” e “tempo limitado” se não são absolutamente necessárias. Não grite com o leitor usando letras maiúsculas, como “LEMBRETE”, que é outra palavra que se parece com spam que deve ser evitada. Além disso, evite o uso excessivo de sinais de pontuação, como cifrões e pontos de exclamação no final das frases.
Etapa 2 – Torne seu e-mail acionável
Para ter uma linha de assunto acionável, pergunte-se: o leitor sabe o que pode fazer no e-mail? Uma linha de assunto de e-mail é similar a escrever uma chamada à ação; usar verbos ajuda a criar um sensação de urgência e a empolgação que você quer que eles sintam ao ler sua linha de assunto. Por exemplo, uma linha de assunto de e-mail bem escrita seria “Encontre-se com o Caetano Veloso no Pálacio das Artes” em comparação com a menos acionável “Caetano Veloso no Pálacio das Artes”. Na primeira linha de assunto, sei que poderia fazer algo nesse e-mail que me ajudaria a me encontrar com o Caetano, ao contrário da segunda.
Etapa 3 – Personalize sua linha de assunto
A única maneira de oferecer valor aos seus destinatários de e-mail é conhecê-los; nem que seja só um pouco. Se você tiver segmentado sua lista de assinantes como todo profissional de e-mail deveria fazer, você conhece algo sobre seus destinatários! Sua linha de assunto de e-mail deve refletir que você está enviando algo que eles querem. Por exemplo, um corretor de imóveis pode ter uma segmentação apenas para locatários que procuram por um apartamento em um certo CEP. Refletir esse conhecimento em sua linha de assunto, como “Veja um apartamento com 2 banheiros na Savassi” (já reparou que eu sou de BH?) aumentará o valor desse e-mail para o destinatário. Sabemos que assuntos personalizados aumentam a taxa de abertura por 22%!
Veja outros dados sobre e-mail marketing com nosso infográfico!
Etapa 4 – Trabalhe para obter clareza
Você sabe o que seu destinatário tem a ganhar ao abrir o e-mail, mas tente se colocar no lugar dele por um momento. Isso fica claro para alguém de fora? Se sua linha de assunto for muito ampla, ela não terá efeito.
Isso ocorre frequentemente quando os profissionais de marketing por e-mail tentam ser engraçado com as linhas de assunto. Se você conseguir descobrir uma maneira de ser inteligente e direto, ótimo, mas nunca coloque a clareza em segundo plano. Você consegue ajudar ainda mais os destinatários a identificar o assunto do e-mail colocando palavras-chave de identificação no começo da linha do assunto, alertando que seu item favorito está em oferta? Inclua-as no início da linha de assunto.
Etapa 5 – Edite para ser conciso
Você poderia escrever um haiku para seu destinatário, mas manter a linha de assunto a mais breve possível é uma vantagem para você. Uma boa regra prática é usar 50 caracteres ou menos. Não só porque você quer que a maior parte possível dele seja exibida no painel de e-mail (especialmente em dispositivos móveis), como também as pessoas passam os olhos rapidamente em suas caixas de entrada para decidir o que ler e o que excluir. Quanto menor sua linha de assunto, menos chance você tem de ficar encoberto.
Etapa 6 – Garanta a consistência
A promessa da sua linha de assunto deve corresponder ao que é entregue no e-mail. Pense em receber um e-mail com uma linha de assunto que promete 75% de desconto em roupas masculinas e descobrir que ele se aplica apenas a meias. Esse tipo de propaganda enganosa irrita as pessoas e leva à redução das taxas de abertura e de click e ao aumento nas taxas de cancelamento de assinaturas.
Assim como com qualquer receita, é necessário testar para obter melhores resultados. Experimente diferentes verbos, reorganize suas palavras e tente ofertas diferentes para ver quais têm maior efeito em seus destinatários.
Fonte: Blog Hubspot