Você sabia que o tipo de escrita para Instagram que você usa influencia no aumento da audiência e no engajamento dos usuários? Assim como outras redes sociais, o Instagram tornou-se uma importante ferramenta para alcançar o público-alvo e manter uma relação mais próxima com ele.
Mas você precisa saber se comunicar com a audiência, postando conteúdos com legendas que ajudem a alcançar os objetivos da empresa. Desenvolver um estilo de escrita e técnicas específicas são fundamentais nesse objetivo.
Entenda como deve ser a copywriting para Instagram e conheça um conjunto de técnicas para destacar seu negócio nessa rede social.
Como deve ser a escrita para Instagram?
Assim como em outras redes sociais, a escrita no Instagram deve considerar as características do público-alvo. Por se tratar de uma mídia com foco principal na imagem, um bom texto é direto e objetivo. O conteúdo também precisa ser interessante e relevante para a persona.
Caso ultrapasse os 125 caracteres, as chances de leitura completa da publicação podem diminuir. Isso acontece porque será preciso clicar em “mais” para seguir com a visualização do texto, o que leva uma parcela das pessoas a desistirem dessa ação.
Como escrever conteúdos para Instagram
O uso de determinadas técnicas pode fazer toda a diferença para garantir o crescimento do perfil do seu negócio. Confira as dicas de escrita para Instagram a seguir.
Tom de voz
O tom de voz define a maneira como sua empresa comunica valores, missão e posicionamento no mercado. Por meio das palavras, torna-se possível expressar o estilo da marca e se aproximar mais do público.
De acordo com a estratégia de marketing digital no Instagram, a empresa pode adotar um tom de voz formal ou informal. Também é preciso identificar se a fala adotada com o público será na primeira pessoa do plural (“Nós da empresa..”) ou do singular (“Eu, fundador da empresa…”) etc.
Personalidade
A escrita para Instagram também deve deixar transparecer a personalidade do negócio. É importante que o estilo que você escolher para textos e hashtags ajudem a atrair os clientes em potencial. Demonstre como a solução oferecida pela empresa pode contribuir para solucionar suas dores.
A personalidade presente na produção dos conteúdos deve ser única para criar uma conexão com esse público. Alguns exemplos de traços para definir e personalizar a escrita são:
- sério;
- divertido;
- prático;
- motivacional;
- criativo;
- feliz;
- caloroso.
- passional;
- energético;
- acadêmico.
Vocabulário
Em relação ao vocabulário, a forma escrita também expressa o que a marca representa. Nesse sentido, é preciso definir o uso ou não de abreviações, gírias, nível de formalidade. O copywriting deve considerar até mesmo os termos proibidos nos conteúdos postados no Instagram.
Textos com vocabulário mais informal contêm termos e expressões que trazem mais proximidade com os clientes, como:
- Opa!
- Fala, camarada!
- Beleza?
- Aeeee!
- Wow!
- Combinado?
- Valeu!
Já numa proposta formal, em que o intuito é ser mais direto, evitando o uso de palavras coloquiais nas postagens, podemos ter expressões como:
- “Apresentamos o nosso lançamento…”
- “Temos o prazer de anunciar…”
- “Atenciosamente.”
Linha editorial
Definido o padrão da escrita, é hora de planejar a linha editorial para crescer no Instagram. Trata-se dos temas para os conteúdos a serem publicados no perfil da empresa em determinado período.
As etapas da linha editorial devem ser pensadas de forma cronológica, levando a audiência a percorrer uma jornada até o destino final. Também incluem abordagens usadas em datas especiais, como Dia das Mães, Black Friday, Natal e datas relacionadas ao segmento da marca.
Temas
As postagens no Instagram precisam abordar temas alinhados a assuntos do interesse da audiência. Esses temas surgem a partir da identificação da linha editorial a ser seguida. Você pode escrever, por exemplo, textos sobre:
- produtos e serviços oferecidos pela empresa;
- medos e desejos da audiência;
- bastidores da marca;
- hobbies relacionados ao público-alvo;
- enquetes, quizzes e perguntas.
Escrever sobre temas relevantes permite construir aos poucos a confiança dos seguidores. Conforme seguem os conteúdos postados, eles cada vez mais se convencem de que a sua empresa é a melhor opção.
Objetivo
Quais são os objetivos da empresa ao postar no Instagram? Entender o propósito das postagens é fundamental antes de postar no Instagram, pois é isso o que vai direcionar a escrita dos conteúdos. Entre os objetivos mais comuns, estão:
- aumentar o tráfego ou a visibilidade da marca;
- gerar leads;
- ampliar as vendas;
- entreter;
- engajar;
- informar.
É bom lembrar que você pode revisar esses objetivos na frequência que desejar (mensal, trimestral, anual). Procure sempre acompanhar as métricas para avaliar os resultados das estratégias.
Escaneabilidade
O Instagram é um aplicativo usado sobretudo no celular, o que exige dinamismo. A escrita precisa atrair a atenção do leitor para que ele acompanhe o texto até o final. Uma leitura truncada, com parágrafos longos, por exemplo, pode levar o texto a ser abandonado no meio do caminho.
A escaneabilidade funciona justamente para evitar que isso aconteça. A técnica consiste em otimizar os conteúdos para facilitar a leitura e torná-la mais fluída. Utilização de negrito, parágrafos curtos e frases objetivas são recursos usados para uma leitura mais dinâmica e prazerosa.
Uso de emojis
Os emojis são mais conhecidos pelas carinhas amarelas que expressam emoções como alegria, tristeza e raiva. Eles funcionam muito bem para interagir de maneira humorada com o cliente, o que vai depender do posicionamento e da estratégia adotada pela marca.
Mas existem mais opções que podem ser usadas na escrita para Instagram da empresa, seja qual for a personalidade da marca. Além dos emojis faciais, existem os que representam objetos, lugares, setas, check e alertas.
Esses recursos do Instagram não afetam a formalidade ou a credibilidade do conteúdo. Eles são indicados para destacar informações, dar uma quebra no texto e trazer mais fluidez à leitura. Mas evite exageros, pois isso pode prejudicar a leitura e causar poluição visual.
Caracteres especiais
Os caracteres especiais — símbolos gráficos, sinais de acentuação e pontuação, entre outros — também são usados nas redes sociais no lugar dos emojis para demonstrar sentimentos, emoções etc.
O problema é que nem todo mundo conhece e entende o significado dos caracteres. Se você postar, por exemplo, os símbolos 🙂 para representar um sorriso, há usuários que vão ler como “dois pontos e parênteses”. Por essa razão, o ideal é utilizar o próprio emoji correspondente.
A forma de escrita para Instagram deve ser baseada no perfil da sua audiência. Esse cuidado é fundamental para que seja possível alcançar os melhores resultados nas suas postagens. Analise com frequência aquilo que está funcionando e aquilo que pode ser melhorado.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e baixe o Relatório de engajamento no Instagram e confira tendências, dados do mercado mundial e estratégias para alcançar o sucesso nessa importante rede social!
Fonte: Blog Hubspot