O modelo ágil é um conjunto de práticas que visa otimizar o desempenho dos processos de uma empresa para entregar melhores resultados, com mais flexibilidade e eficiência. Com o mundo em crescente digitalização, os processos precisam ser constantemente aprimorados.
Em um mercado cada vez mais dinâmico, os métodos tradicionais estão perdendo espaço, e novas soluções e metodologias são procuradas pelos gestores. O modelo ágil é uma delas!
Se você quer entender o que é o modelo ágil e como ele atua na automação de marketing, este artigo é para você. Confira agora mesmo e saiba tudo sobre o assunto!
O que é modelo ágil?
O modelo ágil, ou metodologia ágil, diz respeito ao conjunto de práticas que oferecem mais integração e eficiência à gestão de projetos. Em um primeiro momento, esse modelo era voltado para o desenvolvimento de softwares. Mas, atualmente, pode ser aplicado em diversas áreas de uma empresa.
Como é um modelo que agiliza os processos, ele conta com diversas características, como:
- melhoria contínua dos processos;
- cooperação entre cliente e empresa;
- entregas com mais qualidade e menor prazo;
- adaptação mais rápida às mudanças;
- inovação constante.
O que é modelo ágil na automação de marketing?
O modelo ágil para automação de marketing, também conhecido como Agile Marketing, é a adequação da metodologia ágil para estratégias de marketing. Tem foco na flexibilização, agilidade e segurança, para possibilitar adaptações e ajustes rápidos na estratégia, sempre que preciso.
As estratégias de marketing baseadas na metodologia ágil são:
- colaborativas e flexíveis;
- focadas no consumidor;
- avaliadas em intervalos curtos (semanal ou quinzenalmente, por exemplo).
Como o modelo ágil pode ser usado na gestão de conteúdo?
Existem muitas maneiras de usar o modelo ágil no marketing de conteúdo. Por exemplo, em um projeto de conteúdo dividido por pesquisa, planejamento, redação, edição, revisão, divulgação, análise e otimização, os processos podem ser acompanhados com a ferramenta Kanban.
O Kanban é um quadro em que todos os envolvidos podem participar e visualizar cada tarefa, bem como fazer ajustes e se comunicar de forma independente e integrada.
Com esse recurso de comunicação, as mudanças são implementadas mais facilmente; e as oportunidades, aproveitadas com mais celeridade. Tudo isso facilita a gestão de projetos.
O conceito Scrum, um framework da metodologia ágil, também é um forte aliado para a gestão de conteúdos. Utilizando os chamados sprints, que são ciclos de desenvolvimento de projetos, o Scrum é caracterizado por encontros rápidos, mas que acontecem com alta frequência — inclusive diariamente — para sincronizar as atividades e planejar as otimizações para as jornadas de trabalho.
O modelo Scrum pode ser usado para o planejamento e a implementação dos conteúdos, realizando ajustes sempre que necessário e aproveitando as tendências que podem surgir diariamente.
Quais são as vantagens de aplicar a metodologia ágil no marketing?
Confira agora, as principais vantagens do modelo ágil para o marketing.
Mais produtividade
O modelo ágil no marketing permite que as equipes alcancem excelentes resultados em um período mais curto. Com processos agilizados, evitamos perder tempo com reuniões improdutivas e projetos que não têm o cliente como foco.
Maior eficiência
Com a implementação de etapas mais curtas, fica mais fácil identificar as falhas, oportunidades e melhorias para realizar projetos mais robustos. Ao mesmo tempo, esse resultado é alcançado com um menor investimento em recursos humanos e financeiros.
Equipes mais alinhadas
Como o modelo ágil se baseia em encontros mais rápidos e produtivos, além de uma comunicação mais integrada, o resultado é um maior alinhamento entre as equipes.
Adaptação às mudanças
Graças à otimização dos processos e aos ciclos de trabalho mais curtos, o Agile Marketing permite um monitoramento mais eficientes dos movimentos do mercado. Com isso, a empresa consegue identificar rapidamente as mudanças e se adaptar, aproveitando melhor as oportunidades.
Isso também é importante quando o assunto é segurança de dados. Com uma evolução rápida das tecnologias, há uma necessidade de as empresas se adaptarem às novas medidas de segurança e à legislação, em especial depois da implementação da LGPD. Assim, a metodologia ágil também facilita o compliance de dados.
Foco no consumidor
Sabemos que o consumidor está no centro de qualquer estratégia de marketing. E é aí que entra o diferencial da metodologia ágil: com ciclos otimizados, é possível fazer ajustes nas campanhas em tempo real e aproveitar melhor os insights do mercado.
Com isso, você entrega um melhor serviço ao seu cliente e implementa mais facilmente uma cultura customer centric.
Melhor adequação à transformação digital
A transformação não é um conceito novo, mas está em mudança constante. Assim, as empresas precisam ter processos que permitam incorporar as inovações e aproveitá-las da melhor forma possível.
Como o modelo ágil requer uma atualização tecnológica frequente, cria-se uma cultura da inovação. Assim, os times envolvidos estão em busca constante de novas ferramentas, que possibilitem alimentar o processo ágil e deixar o negócio mais eficiente.
Oferecer mais agilidade à gestão de projetos é uma prioridade para os profissionais de marketing. Nesse sentido, a metodologia ágil na automação de marketing favorece processos mais eficientes e a manutenção de uma cultura de inovação forte. A empresa consegue acompanhar melhor as tendências de mercado e focar as necessidades dos consumidores.
Gostaria de saber como implementar um dos exemplos de modelo ágil na sua equipe de marketing? Confira como em detalhes como funciona o Agile Marketing!
Fonte: Blog Hubspot