Se você tem o hábito de acompanhar blogs, já deve ter se deparado com postagens de vários autores diferentes dentro do mesmo domínio, não é mesmo? Esses conteúdos são produzidos por pessoas ou empresas convidadas, que vêm endossar ou enriquecer uma abordagem sobre um determinado tema — algo chamado de guest post.
A prática é muito frequente entre empresas e pode ser usada para promover uma marca e melhorar os resultados obtidos no ambiente digital. Então, que tal entender melhor como isso funciona e aprender a usar a seu favor? Fique de olho até o final do post!
O que é guest post?
Guest post é uma expressão usada para se referir a um tipo de conteúdo em um blog ou site escrito por um autor convidado. Geralmente, é uma forma de compartilhar conhecimento e experiência com uma nova audiência, sendo uma estratégia de marketing digital para aumentar a visibilidade e o alcance de um site ou blog.
O guest post é particularmente importante para proporcionar publicações frequentes, variadas e de qualidade em um blog. Ao convidar alguém de fora, você consegue contar com a expertise de um especialista, falando sobre um assunto de interesse da sua audiência. Além disso, esse convite pode trazer o público de outros canais para o seu blog.
Quais são as vantagens do guest post?
Que tal conhecer algumas vantagens de apostar nessa estratégia e entender como ela pode contribuir para a construção de melhores resultados no marketing digital? Fique de olho!
Aumento do tráfego
O primeiro grande benefício proporcionado pelo guest post é a geração de leads orgânica e praticamente sem esforços. Em outras palavras, você consegue aumentar o tráfego do seu blog com conteúdos ricos, ao passo que cativa públicos diferentes.
Da mesma forma, você pode contribuir com o blog de parceiros, ao escrever posts e outros materiais de qualidade para essas marcas. Neste caso, é você quem leva o nome da sua empresa para uma audiência totalmente nova, captando leads para o seu próprio site.
Autoridade e domínio
Conseguir promover essa troca de conteúdos, seja trazendo um autor de fora para o seu blog ou publicando no blog de outra empresa, ajuda você a construir uma autoridade maior no seu nicho de atuação.
Inclusive, mostrar o domínio sobre aquilo que você faz é uma das estratégias de marketing digital mais eficientes que existem. Inconscientemente, as pessoas passam a associar sua marca a uma referência no assunto.
Oportunidades de networking
Estar em contato com as pessoas certas — e na hora certa — pode fazer toda a diferença quando você busca criar e aproveitar oportunidades no seu nicho de atuação.
A prática de trazer experts para publicar no seu blog facilita esse contato. Além disso, permite construir um relacionamento mais próximo com quem pode conectar você a infinitas possibilidades de negócios, parcerias, aprendizagem, e assim por diante.
Exposição
Os guests posts são uma das estratégias grátis que você pode usar para aumentar a exposição e a visibilidade da sua marca. Ainda, em função dos links que você cria entre o seu blog e o da empresa convidada, é possível melhorar o posicionamento orgânico do site, fazendo com que ele chegue a um número cada vez maior de usuários.
Fidelização do cliente
Investir no guest post como uma das ferramentas de marketing digital também pode contribuir para a fidelização dos seus clientes. As pessoas confiam em marcas que são bem-vistas no mercado, especialmente naquelas que conseguem trazer especialistas para falar sobre assuntos específicos.
Construção da marca
Consolidar uma marca é algo que pode levar tempo e demandar muitos esforços. Por esse motivo, quando você quer garantir um growth hacking, é preciso contar com o apoio de quem já está no mercado há mais tempo.
Então, nada melhor que convidar alguém que já é uma referência em determinado tema para publicar no seu blog. Com isso, você traz toda essa carga de credibilidade para a sua marca.
Como escolher bons parceiros de guest post?
Selecionar bons parceiros não é uma tarefa tão difícil. Porém, você precisará dedicar atenção extra a alguns aspectos. Sugerimos que você:
- analise o conteúdo do site do convidado e cheque se ele está alinhado com o que você oferece;
- verifique qual é o público-alvo desse profissional ou empresa, para não atrair as pessoas erradas;
- considere a relevância do tópico que será abordado, ou seja, se ela agregará valor para o seu blog.
Com esses cuidados, é só ficar de olho nas métricas de marketing digital para acompanhar os guest posts já feitos e implementar melhorias com base nos desempenhos observados. Assim, você terá um entendimento mais claro sobre o que funciona bem e o que não dá tanto resultado para você.
Quais práticas devem ser evitadas nesse processo?
Também é importante evitar algumas práticas contraindicadas ao construir conteúdos em conjunto com convidados. Por exemplo, você deve analisar se o site do parceiro tem textos do tipo spam e links com esse perfil, se o conteúdo é de baixa qualidade e se há o costume de plagiar posts de outros blogs. Nesses casos, suspenda o convite.
Junto do conteúdo que você está trazendo para o blog, vem toda a reputação da marca, da empresa ou do profissional que escreveu o material. Por isso, o guest post precisa ser construído sempre para agregar valor — e não o contrário.
O guest post faz parte de um dos Ps do marketing digital: a promoção. Por isso, o recurso deve ser usado de forma alinhada com a estratégia criada para consolidar a marca. Então, vale a pena dedicar um tempo extra avaliando o padrão do blog para evitar problemas.
Agora, você está por dentro de como fazer guest post e conhece seus benefícios, além das melhores práticas para aplicar essa estratégia no seu blog! Comece a experimentar esse recurso e não se esqueça de mensurar os resultados para entender o desempenho desse tipo de publicação dentro da sua estratégia de marketing digital.
Quer ficar por dentro de outros conteúdos relevantes sobre marketing e vendas? Assine a nossa newsletter!
Fonte: Blog Hubspot