A disrupção digital é uma consequência inevitável dos avanços tecnológicos. Trata-se da transformação digital promovida por uma série de modernizações na forma como os negócios executam seus processos, o que garante mais eficiência, produtividade, praticidade e assim por diante.
Não à toa, essas mudanças têm afetado todos os mercados, instalando melhorias significativas, e isso tanto para as grandes companhias quanto os micro-empreendimentos.
Por isso, é preciso que sua empresa esteja preparada para incorporar as transformações e, em contrapartida, aproveitar os efeitos benéficos das novas tecnologias em relação às formas tradicionais de realizar os processos.
Quer saber mais? Então, continue conosco!
O que é disrupção digital?
A disrupção digital é a otimização dos processos em decorrência do uso de um novo recurso — ou conjunto de recursos — digital. Ela provoca mudanças importantes, que alteram o modo como as empresas produzem e as pessoas consomem.
Um exemplo de Disrupção Digital é o surgimento da Netflix. A plataforma foi lançada em um mercado inexistente e, apesar de não ser uma ideia nova, foi ofertada de um modo inovador.
Por que a disrupção digital é importante?
No nosso exemplo da Netflix, antes de a marca ser lançada no mercado, a ideia de serviços de streaming era remota e quase impossível de ser considerada. Hoje, no entanto, esse é um nicho competitivo, que abre oportunidades para diferentes segmentações, como alguns serviços que apostam exclusivamente em produções independentes.
O mesmo ocorre com empresas que lançam soluções exclusivas para o mercado corporativo, pensando principalmente na experiência do cliente. Depois de um tempo, elas passam a se tornar “o novo normal” e dão espaço para criações ainda mais avançadas e úteis, tornando as anteriores quase obsoletas.
Dessa forma, a disrupção digital permite que as empresas explorem novos nichos, ganhem vantagem competitiva e trabalhem com produtos cada vez mais inovadores. Do lado do público consumidor, novos hábitos são criados, levando a novas formas de consumo.
O que provoca a disrupção digital?
A disrupção digital pode ser provocada por uma série de fatores. No entanto, alguns deles sobressaem, justamente por impulsionar as mudanças. A seguir, elencamos os principais. Acompanhe!
Tecnologia
A evolução tecnológica é um dos propulsores da disrupção digital, porque altera os fundamentos pelos quais os procedimentos ocorrem. Hoje, estamos em uma Era Tecnológica, em que a maioria da população vive conectada a smartphones, tablets, microcomputadores etc. Nesse cenário, não é possível continuar conduzindo os negócios de uma forma manual e burocrática.
Obviamente, o uso da tecnologia de forma isolada não faz com que uma empresa seja disruptiva. Os processos tecnológicos, em combinação com outras ações, facilitam ideias inovadoras e novos métodos de trabalho, seja no contexto de uma prestação de serviço ou no desenvolvimento de um produto. É isso tudo que acaba gerando a disrupção tecnológica.
Demandas do mercado
O comportamento do consumidor é outro fator a observar, uma vez que tem uma influência significativa nas demandas do mercado. Além disso, quando a tecnologia entra em cena, as empresas passam a competir ao nível global, o que exige preparo para lidar com uma concorrência muito maior.
Nesses casos, é preciso prestar muita atenção às necessidades e expectativas do seu público, entregando soluções valiosas, desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda. Logo, acompanhar os desejos e demandas do consumidor é o que vai fazer com que você quebre paradigmas e continue evoluindo.
Inovação
Empresas que se limitam a fazer o mesmo que a concorrência, geralmente, não conseguem entregar algo novo para os seus clientes. Por isso, os negócios que se empenham em ultrapassar as expectativas e surpreender o consumidor têm um maior potencial de alcançar resultados consistentes por tempo prolongado.
A inovação funciona como uma espécie de objetivo almejado, em que todas as marcas se concentram para entregar algo diferenciado ao seu público. É assim que novas ideias nascem, trazendo modelos de negócios originais e criativos.
Ecossistema
A disrupção digital faz parte de um ecossistema. Todas as mudanças que surgem no mercado, desde as de ordem política até as ambientais, alteram a forma como as empresas atuam.
Desse modo, a disrupção digital também pode ser impulsionada por uma sequência de circunstâncias que estão fora do controle das empresas, mas que resultam em boas transformações. Não é raro que isso acabe abrindo novos mercados e incentivando a criação de produtos e serviços inéditos.
Qual é o impacto da disrupção digital na transformação dos negócios?
A disrupção digital também é responsável por uma série de transformações internas no modo como os negócios operam suas atividades. Quer saber mais? Siga com a leitura!
Modelos de negócios
Foi graças à disrupção digital que marcas como a Nubank se tornaram uma potência. Em um cenário em que até os grandes bancos enfrentavam dificuldades para cativar a confiança dos seus clientes, a startup lançou um serviço financeiro completamente digital, sem agências físicas ou gerentes que atendessem o correntista.
Esse é um exemplo de modelo de negócio que rompeu as portas do setor financeiro e mostrou que um novo modo de atuação era possível, mesmo em um dos segmentos (até então) menos abertos à inovação. O mesmo ocorreu com o iFood, Uber e outras tantas marcas.
Relacionamento com o cliente
A disrupção digital também transformou a comunicação e o relacionamento com o cliente, colocando mais foco no customer success. Hoje, as estratégias digitais da maioria dos negócios são baseadas na experiência do cliente e na construção de um relacionamento de qualidade no longo prazo.
Estrutura interna
Os próprios processos e procedimentos internos se tornam mais ágeis e flexíveis com a disrupção digital. Um exemplo disso é a flexibilização dos modelos de trabalho durante e após a pandemia de Covid-19, que mostrou ao mundo que muitos sistemas de atuação poderiam se tornar mais baratos para a empresa e mais satisfatórios para os colaboradores ao serem realizados de forma remota.
Economia global
Se engana quem pensa que apenas os empreendedores e empresários são afetados pela disrupção digital. A economia global também experimenta mudanças significativas, com soluções que derrubam diversas barreiras entre negociadores do mundo todo.
O mundo está sendo transformado digitalmente. Como exemplo, temos o surgimento de uma economia mais colaborativa e consciente, a criação das criptomoedas e do blockchain, bem como o início de empresas de tecnologia voltadas para nichos específicos (fintechs, agritechs, healthtechs, entre outros).
Se você ainda está se perguntando se é uma boa ideia investir na adaptação da sua empresa à disrupção digital, saiba que, por mais seguro que o seu nicho de atuação pareça, é interessante estar sempre um passo à frente da sua concorrência. Por isso, acompanhar os avanços que estão acontecendo por meio da tecnologia é sempre uma ótima maneira de obter insights valiosos para melhorar sua empresa.
Agora que você sabe mais sobre disrupção digital, aproveite outros conteúdos do blog e desfrute do nosso e-book: Que tal transformar a jornada do seu lead em uma verdadeira experiência?
Fonte: Blog Hubspot