Na Era Digital, muito se fala em produzir conteúdo de valor e alimentar a sua audiência a partir dele. O que muita gente não menciona é que é preciso construir uma estratégia de conteúdo alinhada aos objetivos do negócio se você quiser ter um bom desempenho com esse recurso.
A estratégia de conteúdo pode te ajudar a prospectar clientes e fazer com que eles voltem ao longo do tempo, sem que tenha que fazer um movimento pontual. E para que você consiga esse tipo de resultado, trouxemos as melhores dicas sobre o assunto.
Quer entender o que fazer? Fique de olho!
O que é uma estratégia de conteúdo?
A construção de uma estratégia de conteúdo é uma pequena parte dentro da grande estratégia de marketing de uma empresa. Ela é uma fatia desse bolo, que serve para atrair o público e mantê-lo por perto enquanto aprende sobre o seu produto ou serviço e descobre que sua empresa realmente entende do assunto.
O conteúdo é uma ótima maneira de posicionar o negócio como uma marca reconhecida por aquilo que faz. Isso porque você consegue mostrar o domínio que tem no seu nicho de atuação e tornar a sua esteira de produtos mais interessante.
É assim que convence o seu público a comprar de você de forma natural, sem precisar forçar a venda. Em outras palavras, você nutre seus leads com informações que são relevantes para eles, gera valor e entrega soluções palpáveis. Assim, quando seu cliente em potencial resolve dar o próximo passo, sua empresa é a melhor referência na memória dele.
Qual é a importância do conteúdo para a prospecção de clientes?
O marketing de conteúdo contribui para que o negócio tenha autoridade no mercado. Ninguém fala sobre aquilo que não sabe, e esse é o primeiro ponto em que a estratégia de conteúdo é tão relevante. Além disso, é como se os seus leads pudessem consumir uma demonstração daquilo que vem pela frente se comprarem o seu produto ou serviço.
E não é só isso: essa também é uma maneira de criar um relacionamento mais duradouro com o seu público, já que em muitos casos todo esse arsenal de informações acaba servindo como um bom pós-vendas. Com isso, o cliente continua se relacionando com a marca, mesmo depois de ter comprado.
Quais são as vantagens de investir em marketing de conteúdo?
Não é à toa que um planejamento estratégico de marketing de conteúdo ganha tanto espaço dentro das empresas. Ele tem potencial para gerar uma série de benefícios importantes para o negócio. A seguir, você confere os principais!
Aumento da visibilidade da marca
A estratégia de conteúdo ajuda a aumentar a visibilidade da marca e estar sempre presente na memória (e no feed) dos clientes, com materiais que geram valor. Dessa forma, a empresa consegue se posicionar de uma maneira confiável, como uma verdadeira referência para o seu público-alvo.
Redução de custos para a aquisição de clientes
Adquirir clientes é algo que pode mexer significativamente com o orçamento do negócio. Porém, quando a estratégia de conteúdo é eficiente, esse fluxo acontece de forma mais natural, sem exigir esforços extras. Isso porque você estará educando o seu público para olhar para os benefícios do que está sendo oferecido.
Otimização da experiência pós-venda
Muitas vezes, quando você quer fidelizar o cliente, precisa ter um storytelling que prenda ele ao seu negócio. Você consegue conduzir o cliente até que ele entenda que o seu produto ou serviço é um conjunto duradouro de soluções. Quando ele enxerga isso, toda sua experiência no pós-venda se qualifica.
Como fazer uma estratégia de conteúdo e atrair o cliente para uma venda ativa?
- Conheça a sua persona
- Tenha um calendário editorial
- Divulgue o conteúdo
Atrair o cliente para uma venda ativa por meio da estratégia de conteúdo vai exigir que você cumpra alguns passos. A seguir, listamos os que não podem faltar. Confira!
1. Conheça a sua persona
O primeiro passo é entender quem é a sua persona, como ela se comporta, no que costuma gastar dinheiro e que tipo de conteúdo mais chama a sua atenção. Em alguns casos, você precisará investir em blogposts; em outros, pode apostar nos eventos online.
Para isso, é fundamental fazer uma pesquisa prévia para entender o máximo possível sobre o seu cliente ideal. Isso é o que vai permitir que você entregue um conteúdo de valor, que faça a diferença para ele, convertendo em vendas.
2. Tenha um calendário editorial
É bem difícil dar conta de manter as redes sociais e o site da empresa em dia se você não tiver um bom planejamento das suas postagens. Uma estratégia de conteúdo só é estratégica quando você olha para ela de uma perspectiva de fora e percebe que ela conduz o seu cliente para uma ação.
Então, nada de improvisar! Não importa se você vai postar um story tirando dúvidas ou vai fazer um webinar completo: isso precisa seguir um calendário editorial. Você ganha constância, sabe o que postar cada dia da semana e pode programar seus conteúdos para que sejam postados automaticamente.
3. Divulgue o conteúdo
Não adianta ter um planejamento se você não investe no aumento do alcance desse material. No começo, faça testes A/B para descobrir quais são os formatos de conteúdo que mais funcionam com a sua audiência.
Depois, comece a investir recursos para que esses materiais cheguem a mais e mais pessoas, atraindo potenciais clientes para os seus canais. Se a sua estratégia for bem elaborada, eles seguirão um caminho intuitivo pelos conteúdos, até a venda.
A estratégia de conteúdo perpassa por várias etapas diferentes, todas cruciais para levar você ao contato direto com o cliente, ou seja, ao interesse real em concluir o processo de compra. Para isso, é preciso começar quanto antes. Seus canais digitais são a sua loja aberta 24 horas por dia. Quando o cliente chega até ela, é importante que ele encontre todas as informações que está buscando.
E agora que você já está por dentro do assunto, está na hora de descobrir quais são as melhores técnicas para prospecção de leads!
Fonte: Blog Hubspot