Se você está buscando formas de diversificar as suas fontes de renda, saiba que entrar no mercado de afiliados pode ser uma opção bem acessível e lucrativa. Mas, para que você tenha sucesso nessa empreitada, é importante definir objetivos claros, ter planejamento e pensar de forma estratégica.
Uma das maiores dificuldades de quem decide empreender nesse meio é não saber como promover os produtos e serviços da maneira correta. Por isso preparamos este post no qual você vai aprender ótimas estratégias para divulgar o seu link de afiliados no Google e impulsionar o seu negócio digital. Continue a leitura!
O que é um afiliado no Google?
Afiliado no Google é um termo utilizado para se referir a quem promove produtos ou serviços de terceiros e ganha uma comissão a cada venda efetuada. Para isso, o usuário recebe um link exclusivo que identifica todas as vendas realizadas por ele.
Uma excelente estratégia para divulgar o seu link é por meio do Google ads. Você pode direcionar o visitante para um site com domínio próprio ou direto para a página do produto. Mas sempre preste atenção nas regras da plataforma para que a sua conta não seja bloqueada ou os seus anúncios sejam reprovados.
Por que divulgar o seu link de afiliado no Google?
Divulgar o seu link de afiliado no Google é uma maneira eficiente de aumentar a visibilidade do seu negócio digital. Afinal, quando temos um problema ou precisamos de um serviço específico, sempre recorremos ao pai das buscas, não é mesmo? Veja, a seguir, alguns motivos para promover o seu link no Google.
Aumento da visibilidade e do tráfego
O Google é o maior mecanismo de busca do mundo. Segundo os dados divulgados pela Statista, o buscador tem mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais. Isso significa que há uma grande oportunidade de alcançar um público amplo e específico, desde que você selecione as palavras-chave e os interesses corretos.
Segmentação da audiência
A publicidade no Google permite que você crie anúncios segmentados, com base nas informações sobre os usuários, como:
- dados demográficos;
- interesses;
- comportamentos digitais.
Assim, você consegue fazer com que os seus anúncios sejam vistos pelas pessoas com intenção de compra, aumentando a probabilidade de conversão em vendas.
Recursos para análise de desempenho
O Google permite que você monitore e otimize as suas campanhas em tempo real. É possível testar anúncios diferentes e variações de palavras-chave e de páginas de destino, para ver o que funciona melhor para o seu público-alvo. Assim, você tem a opção de ajustar a sua estratégia, sempre que necessário.
Ótimo custo-benefício
A publicidade no Google é acessível e escalável, permitindo que você ajuste seu orçamento de acordo com os seus objetivos de marketing. Além disso, você só paga pelos cliques que seu anúncio recebe.
Por que ser um afiliado no Google?
Ser um afiliado no Google pode ser uma oportunidade lucrativa para quem deseja ganhar dinheiro online. Confira alguns motivos para começar a empreender nesse mercado.
Comissões atraentes
Os programas de afiliados oferecem comissões atrativas para que você realize vendas, indicando os produtos e os serviços de outras pessoas. Lembrando que as comissões variam de acordo com a plataforma que você escolheu e com as regras do produtor.
Ampla variedade de produtos e serviços
Existem vários produtos bons no mercado que você pode promover, considerando o seu nicho de atuação e o público que você busca atingir. É possível indicar:
- cursos online
- e-books;
- infográficos;
- planilhas;
- audiobooks;
- produtos físicos;
- cursos on-line
- entre outros.
Com tantas opções disponíveis, você consegue encontrar produtos que sejam interessantes para a sua audiência, além de traçar as melhores estratégias para oferecê-los no momento oportuno.
Baixo investimento inicial
De modo geral, você não precisa investir muitos recursos financeiros para se tornar um afiliado. Não é necessário ter um produto ou serviço próprio, investir em estoque ou lidar com questões de atendimento ao cliente. Tudo o que você precisa fazer é promover os itens produzidos pelos parceiros do programa.
Como se tornar um afiliado?
Acompanhe, a seguir, alguns passos essenciais para começar a empreender como um afiliado digital.
Encontre um programa de afiliados
Existem várias opções de programas que você pode escolher para iniciar a sua jornada nesse mercado de afiliados, tais como:
- Hotmart;
- Eduzz;
- Monetize;
- Google Adsense;
- Amazon;
- entre outros.
Ao escolher um produto, é importante considerar a reputação e a confiabilidade do parceiro, a porcentagem de comissão oferecida e os requisitos para se tornar um afiliado na plataforma.
Inscreva-se no programa
O processo de inscrição varia de acordo com o programa, mas geralmente envolve o preenchimento de um formulário de cadastro com as suas informações pessoais, objetivos etc.
Receba o seu link de afiliado
Depois de finalizar a inscrição, você receberá um link exclusivo de afiliado. Esse link é usado para rastrear as conversões que você gerou para o parceiro e garantir que você receba a comissão correspondente.
Comece a promover os produtos ou serviços do parceiro
Agora que você está inscrito no programa de afiliados e tem o seu link exclusivo, é hora de começar a divulgar o negócio. Para aumentar as suas conversões, é importante criar conteúdo relevante e de alta qualidade para a sua audiência
Acompanhe os resultados
Como afiliado, é importante monitorar os resultados para avaliar o desempenho das suas campanhas de marketing e otimizar as suas estratégias.
Como divulgar o seu link de afiliado no Google?
- Crie conteúdo de alta qualidade
- Use técnicas de SEO
- Invista em tráfego pago
Uma das principais dúvidas de quem está iniciando nesse mercado digital é não saber como e nem onde divulgar o seu link de afiliado. Para isso, preparamos algumas estratégias para você promover o seu link na internet da forma certa e aumentar as suas vendas.
1 – Crie conteúdo de alta qualidade
Para divulgar o seu link de afiliado no Google, é importante criar conteúdo de valor, que sirva de ponte entre os itens que você vende e a mente do consumidor. Ou seja, se você está promovendo um e-book de receitas, comece a criar conteúdos relacionados a esse nicho. É possível investir em:
- artigos de blog;
- vídeos;
- posts nas redes sociais;
- e-mail marketing;
- etc.
Sempre insira o seu link de afiliado nesses materiais de forma natural. O objetivo é atrair a persona e gerar valor antes de tentar vender.
2 – Use técnicas de SEO
Uma maneira eficaz de divulgar o seu link é usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para aumentar o tráfego orgânico do seu site ou do seu blog. Essa estratégia envolve:
- pesquisa de palavras-chave relevantes;
- criação de conteúdo otimizado para SEO;
- otimização da velocidade do site;
- adaptação da página para dispositivos móveis; etc.
Você pode usar o Google Trends para verificar os termos mais pesquisados sobre o seu nicho e criar posts com base neles. Além disso, utilize o Google Analytics para verificar o desempenho das publicações e identificar o tipo de assunto que mais gera interesse na sua audiência.
3 – Invista em tráfego pago
Apostar em anúncios é uma ótima maneira de divulgar o seu link de afiliado no Google para um público mais amplo. Com o Google ads, por exemplo, é possível criar diferentes tipos de campanhas alinhadas com os seus objetivos de marketing.
Além do mais, você pode anunciar no YouTube, no Facebook, no Instagram etc. Mas sempre leia os termos de uso e siga a política de cada plataforma para evitar problemas com a sua conta.
Promover o seu link de afiliado no Google é uma excelente opção para potencializar as suas vendas e gerar receita de forma recorrente. Se você tiver um propósito claro e investir nas ações certas para alcançá-lo, com certeza conseguirá obter sucesso nesse mercado lucrativo e em crescimento acelerado.
Gostou do post? Baixe agora mesmo o nosso e-book Tráfego pago e tráfego orgânico: melhores estratégias e quando usar cada um e continue aprendendo sobre o assunto!
Fonte: Blog Hubspot