Não é novidade que a quantidade de informações geradas no mundo todo aumenta a cada dia. Um exemplo da dimensão da quantidade de informações compartilhadas nos últimos anos: só em 2020 o WhatsApp chegou a enviar 100 bilhões de mensagens em 24 horas, e o relatório do Instituto Gartner apontou que mais de 2 milhões de terabytes são criados todos os dias, contendo novos dados.
Por isso, é preciso ficar atento às formas de utilizar os dados como vantagem para o seu negócio e adotar uma estratégia data driven, para não perder uma boa oportunidade de gerar insights valiosos sobre seus clientes.
Quer saber como encontrar valor nos dados gerados no seu negócio? Continue a leitura para entender mais sobre a mineração de dados, conhecida como data mining, e como aplicar esse conceito. Boa leitura!
O que é data mining?
Data mining é a prática de mineração de um grande volume de dados, com o objetivo de encontrar padrões sólidos e valiosos para as análises e decisões estratégicas do negócio.
Com a análise dos dados, é possível obter insights importantes para criar estratégias e aumentar as vendas.
Ao considerar o cenário atual de big data, você pode observar a crescente necessidade de adotar medidas para lidar com o grande volume de dados. Afinal, estamos falando de informações relevantes que podem afetar os negócios diretamente e que, muitas vezes, passam despercebidas. Por isso, o data mining funciona como uma ação fundamental para analisar esses dados com mais rapidez e capturar insights importantes por meio de padrões percebidos.
É possível utilizar ferramentas ou mesmo um software dedicado para essa função de captar, armazenar e analisar os dados de forma consistente e eficiente, buscando informações de valor para os times de vendas e marketing, por exemplo. Os insights gerados podem ser úteis para aumentar as vendas, criar estratégias e até mesmo desenvolver uma análise preditiva.
Qual a importância do data mining?
O data mining é uma ação eficiente para que o seu negócio capte dados relevantes sobre os clientes e as estratégias utilizadas, aproveitando-os para criar análises sobre práticas que deram certo ou que precisam melhorar e entender também outras oportunidades. É importante lembrar de seguir todas as normas para a captação dessas informações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Utilizando uma estratégia baseada em dados, é possível aumentar as vendas, criar ações de marketing, direcionar anúncios digitais, melhorar a experiência do consumidor com o produto ou serviço, solucionar problemas e dúvidas mais depressa, além de gerar valor para a marca. Ainda, a mineração de dados pode trazer informações relevantes para os indicadores do balanced scorecard, por exemplo.
Veja a seguir alguns dos diferenciais do data mining para a sua estratégia de negócios.
1 – Competitividade
Segundo a pesquisa Global State of Enterprise Analytics 2020, cerca de 94% das empresas entrevistadas afirmaram que análise de dados é importante para o crescimento do seu negócio por meio da transformação digital. Nesse cenário, é importante estar alinhado com os movimentos do mercado a fim de não ficar para trás. Afinal, o data mining pode oferecer informações relevantes sobre o produto ou serviço, que podem ser úteis para tornar seu negócio mais competitivo.
2 – Destaque no mercado
Utilizando o data mining para elaborar análises eficientes, seu negócio poderá criar estratégias de marketing e vendas, captar mais leads e melhorar o produto ou serviço, bem como o atendimento ao cliente. A verdade é que, utilizando os padrões observados nos dados coletados, é possível observar tendências de comportamento de compra ou mesmo o perfil dos consumidores antes de outras empresas, ganhando destaque no meio.
3 – Elevação das taxas de conversão da empresa
O data mining também pode fornecer dados importantes para criar estratégias de marketing mais eficazes, sendo possível personalizar e direcionar cada vez mais os anúncios, por exemplo. Além de tudo, ao compreender melhor o lead, é possível investir menos na captação, já que a estratégia utilizada será mais efetiva. Dessa forma, o retorno sobre investimento será maior, ao aumentar as taxas de conversão e diminuir os custos de captação.
4 – Redução de custos
O data mining pode aumentar o ROI, já que as taxas de conversão vão crescer e suas estratégias serão mais efetivas, tendo como base os dados de perfil, hábitos, interesses e padrões de compra dos seus clientes.
5 – Maior previsibilidade
Também com o data mining, seu negócio pode ter uma maior precisão sobre o futuro da empresa, criando cenários confiáveis para o planejamento estratégico baseados em dados first-party. Afinal, com as informações obtidas e analisadas, é possível criar hipóteses de tendências ou mesmo de necessidades que precisarão ser resolvidas, como produtos em estoque para cada período do ano.
Quais as melhores técnicas de data mining?
A base estrutural para o data mining é composta de características de estatística, inteligência artificial e machine learning. Enquanto a estatística serve como base para criar os padrões relativos aos dados, a inteligência artificial tenta entender a relevância das informações encontradas, e o machine learning automatiza o processo de aprendizagem dos padrões.
Fato é que essas bases combinadas potencializam o data mining na prática. Portanto, confira a seguir algumas das melhores técnicas para essa ação:
- redes neurais: essa técnica funciona por meio de um sistema computacional que é responsável por fazer possíveis ligações entre os dados, gerando novas informações relevantes;
- visualização: nesse formato, os dados não são manipulados, apenas mapeados de acordo com dimensões específicas e visualizados no monitor;
- árvores de decisão: essa técnica testa os valores de cada dado de forma automática para entender se eles estão associados à dimensão selecionada;
- análise de séries temporais: com essa técnica, é possível utilizar estatística para criar modelos de comportamento do dado;
- indução de regras: seguindo essa técnica, você consegue observar tendências dentro dos grupos de dados.
Como colocá-lo em prática?
O primeiro passo para colocar o data mining em prática é identificar as principais fontes de dados do seu negócio. Garanta sempre a conformidade com a LGPD, para não ter problemas mais tarde, assegurando para os clientes a segurança dos dados. Em seguida, é preciso definir os padrões, já que a ferramenta precisará de instruções para começar a mineração. Por fim, as técnicas entram em cena para garantir o teste e a aplicação dos padrões.
Depois de colocar em prática o data mining e obter os insights relevantes para o seu negócio, o próximo passo é começar a análise dessas informações para criar estratégias e melhorias, incluindo não só o aumento de vendas, mas também o investimento em novas tecnologias.
Agora que você já sabe o que é o data mining, suas vantagens, técnicas e como colocar em prática, aproveite para conhecer outras práticas digitais inovadoras para o seu negócio. Baixe o nosso e-book para descobrir as oportunidades do metaverso!
Fonte: Blog Hubspot