Os profissionais de marketing estão sempre buscando meios eficientes de impactar os leads e fazê-los avançar pelo funil de vendas, certo? É por isso que precisamos usar corretamente a CTA no marketing digital.
Com chamadas para a ação bem posicionadas e relevantes para o estágio em que cada lead se encontra em sua jornada de compra, você potencializa a sua estratégia de conteúdo, facilitando o trabalho das equipes de vendas e marketing.
Mas para ter resultados cada vez melhores, é preciso se manter a par das boas práticas relacionadas à Call to Action. Vamos aprofundar o assunto? Acompanhe a leitura!
O que é CTA?
A CTA, ou Call To Action, é uma chamada para a ação. É um recurso empregado no marketing digital para criar um estímulo pontual, de modo a instigar o lead a tomar uma determinada atitude, como ler outro conteúdo, baixar um e-book ou entrar em contato.
Muitas vezes, vemos a CTA no final de uma peça de marketing, mas a realidade é que ela pode ser inserida em diversos lugares de um texto, vídeo, infográfico ou qualquer outro formato de conteúdo.
Qual é o papel da CTA no marketing digital?
Sabemos que a CTA vai muito além de sugerir uma simples ação, certo? Trata-se de uma ferramenta valiosa para trabalhar a jornada do seu lead e conduzi-lo pelo seu funil de vendas.
Além disso, por meio de uma Call to Action, você consegue captar dados valiosos sobre o seu público. Isso porque, à medida que um lead vai tomando as ações sugeridas nas CTAs, ele comunica informações sobre seus interesses.
Com isso, o seu time de marketing consegue aprimorar as personas, entender a linguagem ideal, os tipos de CTA que mais convertem, entre outros aspectos relevantes. Esses insights são importantes para melhorar a estratégia da sua empresa, ajudando tanto o seu time de marketing quanto a equipe de vendas.
Quais são os tipos de CTA?
- Ler outro conteúdo
- Seguir a empresa nas redes sociais
- Compartilhar o conteúdo nas redes sociais
- Se cadastrar para receber a newsletter
- Baixar um material rico
- Fazer um teste gratuito
- Aproveitar uma promoção
- Entrar em contato com a empresa
Você tem à sua disposição diversos conceitos de CTA no marketing digital para nutrir os seus leads e direcioná-los de acordo com seu objetivo e o estágio da jornada. Confira a seguir os principais exemplos!
1. Ler outro conteúdo
Se você está produzindo conteúdo de topo de funil e deseja que seu lead continue se informado no blog da sua marca, uma boa pedida são as CTA que direcionam para outros posts.
Dessa forma, você consegue captar o interesse do usuário progressivamente, por meio da entrega de informações úteis. Um bom conhecimento da buyer persona é fundamental para que a CTA direcione a um material que responda às dores do seu consumidor.
2. Seguir a empresa nas redes sociais
De acordo com dados da HubSpot de 2023, 44% dos profissionais de marketing usam as redes sociais como canal de marketing. Nesse contexto, as CTAs para as mídias sociais têm potencial de aumentar a sua audiência.
Não é necessário direcionar para todas as redes sociais. Você pode selecionar as mais relevantes, como uma CTA Instagram e TikTok.
3. Compartilhar o conteúdo nas redes sociais
Quer ver outra vantagem das redes sociais? Elas são um excelente canal para incentivar os seguidores a compartilhar conteúdos, dando mais visibilidade à sua marca.
Assim, especialmente para conteúdos na fase de descoberta, que abordam temas mais gerais, não hesite em sugerir o compartilhamento nas redes sociais na sua CTA de marketing digital.
4. Se cadastrar para receber a newsletter
Com a popularização das redes sociais e o avanço do social selling, pode parecer que o e-mail ficou para trás. Mas não é bem assim! Ele continua sendo um importante meio de comunicação.
Inclusive, uma pesquisa realizada pela HubSpot com 1.477 profissionais de vendas em 2023 aponta que o e-mail está entre os 6 canais de vendas mais eficazes, ocupando o 3º lugar.
O próximo passo, você já sabe: na Call to Action, peça para assinar a sua newsletter, especialmente em conteúdos de topo e meio de funil. Claro, essa ação só vai funcionar se você tiver uma boa estratégia de e-mail marketing. Combinado?
5. Baixar um material rico
Em conteúdos voltados para leads em fase de consideração, vale a pena sugerir no final da leitura o download de um e-book ou outro material rico. O documento pode abranger informações sobre sua empresa, solução ou produto, ou ainda aprofundar algum tema de interesse.
Para CTAs de download de material, o ideal é inserir o link para uma landing page com um formulário de conversão. Com esse recurso, você poderá captar os dados do seu lead e continuar sua nutrição.
Claro, é sempre bom lembrar a importância pedir autorização ao usuário para o envio de comunicações e observar os direcionamentos da LGPD sobre o tratamento de dados pessoais.
6. Fazer um teste gratuito
O seu usuário já está na fase de decisão? Se você trabalha com um produto digital, é hora de transformar esse consumidor em Product Qualified Lead (PQL), por meio da experimentação do seu serviço.
Elabore uma versão gratuita ou determine um período de teste sem custo. Antes da chamada para a ação, é interessante descrever brevemente os benefícios do produto, a fim de instigar o seu lead a se cadastrar para o teste gratuito.
Não se esqueça das outras etapas: é preciso captar os dados do usuário na hora de disponibilizar o free trial, assim como manter um contato regular para assegurar a conversão desse lead em cliente.
7. Aproveitar uma promoção
Outra forma de chamar a atenção do seu usuário no fundo de funil é criando promoções associadas a gatilhos de escassez ou urgência. Essa CTA pode ser utilizada em anúncios no Facebook e outras plataformas, assim como em landing pages de produtos.
8. Entrar em contato com a empresa
Você vende um serviço complexo? Uma conversa direta com o lead qualificado faz uma grande diferença? Nesse caso, uma CTA sugerindo o contato com a empresa pode ser a alternativa ideal.
Há duas formas principais de elaborar essa CTA: disponibilizar um link para o seu WhatsApp ou sugerir preencher um formulário para receber o contato de um representante de vendas. Se a ideia for o seu time retornar por telefone, é bom perguntar se há preferência de horário para receber ligações, ok?
Veja em nosso blog mais dicas de marketing e vendas!
Como uma ferramenta de automação de marketing pode ajudar?
A CTA no marketing digital é diretamente vinculada à jornada do consumidor. A sua elaboração envolve a atuação de várias frentes dentro da estratégia de inbound marketing, sendo necessário integrar as equipes de vendas e marketing e otimizar a produção de conteúdo. Além disso, é preciso medir os resultados para aprimorar as suas chamadas para a ação.
Uma boa ferramenta de marketing vai ajudar você em todas essas etapas e, de quebra, oferecer recursos para a elaboração de CTAs criativas e impactantes, com um design que valoriza a sua marca.
A HubSpot está constantemente inovando em automação de marketing, com diversos recursos alimentados por Inteligência Artificial (IA). Você também encontra uma ferramenta de criação de CTA, que permite:
- criar de botões e pop-ups de CTA altamente conversíveis;
- carregar designs personalizados;
- editar e criar rapidamente novos modelos;
- otimizar o texto graças a recursos de IA;
- inserir CTAs em um conjunto de peças, com páginas do site, blog, e-mails e landing pages.
Saber usar corretamente a CTA no marketing digital faz uma grande diferença na captação e nutrição dos seus leads, otimizando a sua estratégia inbound. Além de contar com ferramentas adequadas, não deixe de usar a criatividade e caprichar nos gatilhos mentais para captar a atenção dos seus usuários.
Para saber como criar uma CTA envolvente, com a personalidade da sua marca, dê uma olhada em nossos templates!
Fonte: Blog Hubspot