Se você trabalha com vendas ou marketing, já deve ter ouvido falar em CRM e automação de marketing, certo? Mas você sabe qual é a diferença entre esses conceitos?
Além de serem utilizadas em diferentes etapas do flywheel, essas práticas têm objetivos distintos. Enquanto a automação de marketing faz parte das estratégias de marketing digital, o CRM é usado para gerenciar o relacionamento com o cliente em todos os pontos de contato. Em geral, as empresas optam por utilizar plataformas digitais para fazer o acompanhamento de contatos de leads e clientes, para garantir a melhor experiência durante essa jornada.
Continue a leitura para saber mais sobre CRM e automação de marketing, além das diferenças práticas desses conceitos!
O que é CRM?
A sigla CRM significa “Customer Relationship Management”, termo em inglês para “gestão de relacionamento com o cliente”. Essa prática tem como objetivo não apenas gerenciar o relacionamento com os clientes e as interações com a marca, mas também, fazer a gestão de leads, vendas, atendimentos e oportunidades, além de outros processos do time de vendas, relacionamento e marketing.
Em geral, a estratégia de CRM é desenvolvida utilizando um software específico para essa gestão, com as funcionalidades necessárias para acompanhar os processos comerciais de maneira prática, e otimizá-los.
O que é automação de marketing?
A automação de marketing também é uma estratégia para otimizar processos, que combina a tecnologia com a estratégia de marketing digital utilizada, e cria jornadas automáticas baseadas em determinadas ações. Ao utilizar essa ferramenta de marketing digital, o time de marketing ganha tempo para olhar outras frentes importantes em sua estratégia.
Isso, enquanto as possíveis jornadas do lead já estão estabelecidas de acordo com os “gatilhos” que são determinados fatores de comportamento. Assim, caso o lead faça o download de determinado material, ele poderá receber sugestões relacionadas, de forma automática, mantendo-o no funil até estar pronto para a compra.
Essa jornada contempla alguns dos principais pilares de marketing digital. Entre elas, a promoção e a propagação.
Quais as diferenças entre CRM e automação de marketing?
A verdade é que ambos se complementam. Enquanto a automação de marketing foca nutrir os leads até o momento de compra, o CRM faz a gestão do atendimento desses leads desde a primeira interação do contato e o acompanha na fase de convencimento, compra e posteriormente, uma vez que se tornam clientes, com onboarding, pesquisas de satisfação e atendimento.
Quais são os diferenciais e vantagens do CRM da HubSpot?
Como você pode perceber, CRM e automação de marketing são práticas diferentes, mas que se complementam e são ideais para potencializar os processos de cada time envolvido. Por isso, um dos principais pontos de atenção é procurar por uma ferramenta de fácil integração.
Mas e se CRM e automação de marketing fossem uma mesma ferramenta integrada? O Marketing Hub da HubSpot, além de oferecer uma versão gratuita, pode ser a solução para a automação de marketing que vai direto ao encontro do Sales Hub, solução de vendas disponível na mesma plataforma.
Além da facilidade de criação da automação de marketing, o Marketing Hub também oferece ferramentas de e-mail marketing, landing pages, formulários e relatórios personalizados.
Utilizando o CRM HubSpot com a ferramenta de automação de marketing, integrada corretamente no processo, é possível melhorar o desempenho dos processos e das estratégias utilizadas. Inclusive, monitorar essas práticas com uma solução integrada é a chave para observar pontos de melhoria e ações que funcionam para investir novamente.
Está em busca de uma ferramenta de automação de marketing? Conheça o Marketing Hub da HubSpot, uma solução gratuita para a sua estratégia!
Fonte: Blog Hubspot