O blockchain é uma solução tecnológica muito conhecida pelas novas gerações X, Y e Z. No entanto, já não é tão exclusiva dos novos consumidores, porque a sua utilização não se restringe mais às tão faladas criptomoedas.
Cada vez mais empresas estão inovando e dando novas aplicações ao sistema de blockchain. Com isso, o armazenamento de dados está sendo aperfeiçoado, bem como o sistema de Supply Chain, pagamentos e contratos inteligentes no ambiente corporativo. As aplicações são diversas e os benefícios também.
Quer saber mais sobre as aplicações do blockchain? Continue a leitura e entenda tudo sobre esse importante assunto. Vamos lá!
O que é blockchain?
O blockchain funciona como um livro-razão com redes de blocos virtuais que contêm informações específicas. Dessa maneira, para evitar a duplicação indevida dessas informações, como nas criptomoedas, o blockchain grava todas as novas informações vinculadas na informação anterior, tornando a duplicação delas imutável.
Originalmente, o blockchain foi criado para tornar as criptomoedas possíveis e viáveis. Com isso, essa tecnologia conta com um sistema preventivo de cópia para que a alteração de dados seja impossível.
No entanto, já existem usos dessa tecnologia que não se restringem mais às criptomoedas. A aplicação do blockchain funciona por meio de um sistema de segurança extremamente avançado, onde as transações e os processos contam com um sistema eficiente de proteção e armazenamento.
Como uma analogia possível, o blockchain atua como uma enorme biblioteca de dados públicos, restringindo a possibilidade de fraudes. Nessa biblioteca, as transações ocorrem por um sistema de encadeamento, com conteúdo e impressão digital próprios. Assim, o próximo bloco trará novas informações e a impressão digital do bloco anterior. Com isso, é originado um selo de autenticidade e a verificação de alterações no conteúdo.
Por que o blockchain é uma tendência?
Justamente pela alta eficiência em armazenar e proteger dados, é cada vez mais comum ver a utilização do blockchain para além das transações financeiras. Com isso, essa solução se mostra uma tendência da transformação digital e a melhor alternativa para o tratamento de dados e análise de informações nas empresas diversas.
Pela alta eficiência em gravar e gerenciar dados, de maneira que não é possível realizar alterações ou deletar nenhum registro de informação já catalogada no passado, o blockchain é, sem dúvidas, uma das tendências para o setor empresarial.
Conheça 5 aplicações do blockchain nas empresas
- Validação de transições
- Contratos inteligentes
- Sistema de pagamento
- Armazenamento em nuvem
- Supply Chain
As aplicações são variadas e muitas empresas já estão buscando essa solução para melhorar o desempenho e os processos do negócio. Veja, a seguir, algumas das principais aplicações do blockchain nas empresas.
1. Validação de transições
Essa é uma das aplicações que mais fazem sucesso no uso do blockchain. Por mais que ainda seja muito utilizado pelas instituições financeiras, o blockchain pode ser usado por empresas e plataformas tecnológicas para validar transações de maneira muito mais segura e com o máximo de eficiência.
2. Contratos inteligentes
Os contratos inteligentes, também chamados Smart Contracts, são programas de armazenamento de regras contratuais que, ao serem implementados, fazem a sua execução de maneira automática. Logo, uma empresa pode implementar essa solução nas formas de pagamento da empresa.
Quando chega a data de vencimento, o sistema de contratos inteligentes faz a verificação e a validação. Caso a conta não tenha sido paga, o sistema executa a ação condizente de maneira automática, como fazer a cobrança junto ao cobrador ou dar baixa na pendência. Além disso, esse sistema de contratos digitais elimina a cobrança de taxas sem o risco de alterações nas informações.
3. Sistema de pagamento
O blockchain é um sistema tecnológico que gera muito mais segurança às diferentes transações, como as de pagamento. Com isso, as empresas podem modernizar os seus sistemas de pagamento para otimizar os seus resultados.
Muitas instituições financeiras já passaram a utilizar o sistema de blockchain para fazer a verificação de milhares de transições com muito mais segurança para a empresa e para os seus clientes.
4. Armazenamento em nuvem
O armazenamento em nuvem de dados e informações sobre o negócio também está chamando a atenção das empresas. Isso porque é possível contar com um armazenamento descentralizado, de extrema segurança e com preços muito mais competitivos do que os praticados pelos modelos tradicionais.
Afinal, existem milhares de HDs que não utilizam o máximo de seu desempenho, e as empresas podem se valer deles para otimizar os seus resultados e ainda economizar recursos desnecessários.
5. Supply Chain
Como a capacidade de coletar e interpretar informações é muito maior com o uso do blockchain, as empresas podem mapear com muito mais eficiência os processos internos e externos para entender exatamente onde uma falha aconteceu.
Outra melhoria no Supply Chain com o uso dessa tecnologia é a identificação muito mais precisa sobre a procedência dos insumos adquiridos, por exemplo.
Conheça as vantagens do blockchain
O uso dessa solução nas aplicações apresentadas já é uma grande vantagem para os negócios. Além de modernizar os processos, ainda oferece mais segurança para a gestão de dados e informações para as empresas, com um atendimento muito mais otimizado para os clientes. Veja algumas das principais vantagens abaixo.
Redução de custos
Quando o blockchain é aplicado às transações bancárias, por exemplo, o custo com intermediários, tarifas bancárias e controle de todo o processo é eliminado.
Proteção de dados
Mesmo que existam soluções tecnológicas que diminuem as chances de fraude e invasões, esses riscos não são completamente evitados. No entanto, com o blockchain, a proteção dos dados é garantida, porque é preciso invadir diversos computadores, de maneira simultânea, para que a segurança seja derrubada.
Além da dificuldade para ser hackeado, o blockchain ainda elimina os custos com a contratação de serviços de segurança de dados.
Transparência
Rastrear a origem de um determinado produto pode ser feito por meio de um QRCode. Assim, os consumidores podem conhecer toda a cadeia produtiva de um produto, aumentando o nível de transparência do negócio. Essa transparência pode ser estendida para vários setores, como as ações de marketing digital da empresa.
As aplicações do blockchain já são uma realidade e cada vez mais se tornarão uma necessidade no mundo dos negócios. Cada vez mais elas aparecem e mostram resultados satisfatórios, deixando os processos mais seguros e eficientes.
As vantagens são inúmeras e os negócios estão buscando essa solução que diminui custos, aumenta a transparência dos processos e ainda permite um alto nível da proteção de dados do negócio.
Se você quer saber mais sobre as transformações digitais e como elas podem ser aplicadas ao marketing do seu negócio, não deixe de conferir este artigo que separamos para você!
Fonte: Blog Hubspot