Muitos empresários se perguntam como fazer para conseguir mais contatos e expandir seus negócios B2B. Para eles, manter uma conta no LinkedIn pode ser um grande investimento. Esta rede social tem muitas vantagens para empresas que desejam focar no mercado empresarial.
O LinkedIn é uma ótima maneira de atrair novos clientes, movimentar seu networking, realizar pesquisas e obter visibilidade para a sua empresa. Ele permite que os proprietários de negócios compartilhem informações sobre suas atividades e, ao mesmo tempo falem sobre eles, proporcionando visibilidade e ganho de clientes em potencial. Utilizando as práticas corretas, o Linkedin pode se tornar uma ferramenta poderosa para a expansão de negócios B2B. Veja abaixo como utilizá-lo com esta finalidade:
1 – Crie uma página para a sua empresa
O LinkedIn oferece a possibilidade de criar uma página para as empresas. Com isso, a ferramenta irá listar todos os seus colaboradores, que indicaram nela trabalhar, além de permitir a inserção de informações sobre seus produtos, serviços e vagas disponíveis.
Crie um perfil empresarial e procure se certificar se um dos endereços de e-mail conectados ao seu perfil é do mesmo domínio que o site da empresa. Não é obrigatório, mas traz credibilidade para a imagem da marca.
2 – Participe de Grupos
Grupos são uma boa oportunidade de relacionamento, mas é preciso utilizá-los com cautela. Juntar-se a mais grupos podem fazer você parecer mais importante, mas é preciso pensar antes de se pronunciar publicamente. A sugestão é ler as orientações do grupo antes de se envolver. Não tente ser um “sabe tudo” e responder a todas as perguntas e debates. Interaja apenas aos que correspondem à sua área de especialização.
Aproveite a oportunidade para compartilhar conteúdo promovido para a sua empresa, gerando tráfego qualificado para o seu site e, consequentemente, melhores oportunidade de negócios.
3 – Crie um grupo próprio para o seu nicho de mercado
Caso encontre uma oportunidade para criar um grupo com potencial número de participantes, não hesite em fazê-lo. Nesta estratégia, o nome do canal não deve ser associado à sua empresa, apenas a administração dele.
Fomente-o entre seus contatos, lista de e-mail e demais canais. Com o tempo, o conteúdo ali disponibilizado será viralizado e novas pessoas chegarão trazendo novas oportunidades de negócio.
4 – Atualize o seu status pessoal
Você pode enviar atualizações de status no LinkedIn mesma maneira que você enviar atualizações de status no Facebook e no Twitter. Você também publicar um Whitepaper, um artigo interessante, uma referência de pesquisa ou a conclusão de um projeto. Não se esqueça de colocar um link onde for apropriado!
5 – Administre seu tempo online
Ficar conectado 24 horas por dia pode não ser um bom uso do seu tempo. Interagir com o Linkedin uma ou duas vezes por semana é suficiente para mantê-lo conectado. Responder a algumas perguntas, participar de alguns grupos e postar uma atualização de status moderadamente é suficiente para seus contatos terem conhecimento de sua presença online.
6 – Prospecte contatos de forma ativa
Dentre as sugestões de contato que aparecem em seu perfil, procure adicionar tomadores de decisões de empresas que possuem potencial como cliente. Para isso, o ideal é que você tenha uma conta premium na rede social. Isso facilitará o acesso aos perfis para uma análise mais detalhada da potencialidade de cada contato. Depois, basta fazer sua tarefa: compartilhar informações relevantes para atrair a atenção deste contato e, quando oportuno, tente estreitar a relação comercial por meios privados da plataforma.
7 – Utilize o Linkedin Ads
O Linkedin possui uma poderosa ferramenta de links patrocinados. Por meio dela você pode promover sua marca com anúncios pagos. O valor do investimento costuma ser mais alto do que de outras redes sociais, mas suas opções de segmentação são precisas, o que traz uma maior possibilidade de retorno sobre o investimento.
8 – Recomende para ser recomendado
Verifique se o seu perfil e os perfis de membros-chave de sua equipe estão em dia e envie uma recomendação profissional memorável aos seus contatos. Isto pode trazer recomendações à você, o que fortalece a sua autoridade e gera confiança em possíveis contatos. Atualize sua rede de conexões e garanta que seus contatos estejam cientes de que você está apto para atender suas necessidades.
Perfil empresarial bem configurado, participação estratégica de sua equipe de vendas, administração do tempo e pesquisa são algumas das práticas essenciais para o sucesso de sua estratégia de negócios B2B no Linkedin. Analise, experimente e conte-nos a sua experiência! Caso precise de ajuda, conte conosco.
Este post foi publicado originalmente no Blog da Ingage Digital e atualizado para se manter relevante.
Fonte: Blog Hubspot