O YouTube é reconhecido como a plataforma de vídeo mais conhecida que capacita qualquer pessoa a “transmitir” seus vídeos. Embora o canal enfatize o aspecto da produção do vídeo, os profissionais de marketing devem se lembrar que o YouTube também fornece a eles uma ferramenta de análise poderosa.
A grande pergunta agora é: como você pode medir o sucesso dos seus vídeos no YouTube e aplicar essas informações à sua estratégia de marketing geral?
Examine o perfil do público para criar uma persona de comprador
A seção Insights do YouTube oferece dados que podem guiá-lo na criação de uma persona de comprador, incluindo a faixa etária e gênero do público. Para a HubSpot, por exemplo, a maioria do público está na faixa etária dos 34-44, seguido pela de 45-54 e aquela na faixa dos 55-64. Pode parecer um pouco surpreendente, não? Você esperaria ver que os “nativos digitais”, com seus vinte e poucos anos, fossem os visualizadores mais ativos de nossos vídeos, mas esse claramente não é o caso. Com essas informações em mãos, você poderá verificar a sua buyer persona e ver se ela se adequa às pessoas que estão vendo os seus vídeos. Legal, não é?
Próximas etapas: verifique os dados demográficos do visualizador do YouTube e veja se esses insights mudam sua persona de comprador.
Desenvolva campanhas de anúncios baseando-se em informações específicas à localização
A ferramenta de análises do YouTube também informa onde no mundo seu público está localizado. Qual a popularidade de seus vídeos em Portugal? Agora, você tem uma amostra grande o suficiente para investigar nesse tipo de pesquisa para diferentes intervalos de tempo – uma semana, 3 meses, 6 meses, ou um ano. Tais informações podem ajudar a criar campanhas direcionadas geograficamente e atrair segmentos de público globalmente.
Próxima etapa: se estiver oferecendo seus serviços ou produtos internacionalmente, considere definir o direcionamento de idioma na pesquisa paga baseando-se nos dados do Insights do YouTube.
Determine o conteúdo mais envolvente
A plataforma de análise do YouTube também mostrará quais dos seus vídeos envolveram o visualizador por mais tempo. Esses dados mostram não só o número de visualizações que seus vídeos atraíram, como também o quanto eles mantiveram a atenção de alguém. Você pode exportar essas informações no Excel e brincar com elas de diferentes maneiras.
Próximas etapas: avalie seus vídeos mais envolventes e considere criar mais deles!
Encontre seus ativos online mais poderosos
A ferramenta de análise do YouTube oferece uma seção de Fontes de tráfego que aponta para a fonte de suas referência de vídeo. Ela dirá se seus visualizadores chegaram em um vídeo, pois ele estava integrado em algum lugar, ou porque eles assinaram seu canal no YouTube. Para a HubSpot, por exemplo, vídeos sugeridos dominam o sistema de referência. Dispositivos móveis estão emergindo também como fonte de referência e essa é uma tendência que os profissionais de marketing devem seguir atentamente.
Próxima etapa: experimente com diferentes fontes de referência e invista tempo e esforço de maneiras mais eficazes, p.ex., integrar vídeos ou otimizá-los para dispositivos móveis.
Você já usou a ferramenta de análise do YouTube para sua empresa? Se sim, você tem outras dicas que gostaria de compartilhar com colegas profissionais de marketing?
Fonte: Blog Hubspot