O consumidor quer boas experiências com as marcas. Segundo o Relatório Varejo 2022, 70% dos clientes que tiveram experiências ruins no processo de compra desistiram de se relacionar com a empresa novamente. Ou seja, a pesquisa reforça uma tendência que tem crescido: os negócios devem cuidar do relacionamento com o público.
Nesse contexto, surge a importância de escolher com cuidado a sua ferramenta CRM. Esse tipo de software permite que os times de marketing, vendas e atendimento ofereçam a melhor experiência para cada consumidor.
Isso porque os dados armazenados no CRM sobre as ações de um cliente e o estágio em que ele se encontra no funil de vendas ajudam a fornecer conteúdos e atendimento personalizado, aumentando as chances de conversão.
Quer saber como encontrar o melhor CRM para sua empresa? Confira!
Como escolher o melhor CRM?
- Conheça a complexidade da sua demanda
- Avalie as funcionalidades disponíveis
- Analise o suporte oferecido
- Veja a experiência da empresa no mercado
- Peça o feedback de clientes
Para escolher um CRM para a sua empresa, é importante avaliar a própria ferramenta e como ela se encaixa nos seus objetivos estratégicos. Veja os principais pontos que você precisa analisar!
1. Conheça a complexidade da sua demanda
Avaliar a complexidade envolvida nas demandas do seu negócio é fundamental para escolher o melhor CRM. Um CRM gratuito pode ter menos funcionalidades, mas resolver bem alguns fluxos de menor complexidade.
Para demandas com mais etapas, um CRM personalizado, que possa armazenar mais informações sobre os clientes e trazer uma visão mais estratégica para a equipe de vendas, costuma ser mais indicado.
2. Avalie as funcionalidades disponíveis
Algumas funções são indispensáveis para escolher o melhor CRM. A gestão do pipeline no CRM, por exemplo, ajuda a identificar o estágio em que cada cliente se encontra no funil de vendas.
Outro benefício que melhora as estratégias de marketing é o CRM integrado com as redes sociais. Assim, os contatos feitos por meio de outras plataformas também podem ser trabalhados na gestão do CRM.
3. Analise o suporte oferecido
Outro ponto importante é o tipo de suporte que a ferramenta de CRM oferece. Caso você tenha alguma dúvida ou problemas, a agilidade do contato com o fornecedor e qualidade do atendimento são elementos que fazem uma grande diferença.
Nesse caso, o melhor CRM é o que disponibiliza os canais de contato que você mais costuma utilizar, junto a um suporte de qualidade.
4. Veja a experiência da empresa no mercado
Os melhores CRMs costumam ser oferecidos por marcas de destaque no setor. Então, faça uma boa pesquisa e peça indicações.
Verifique o site do fornecedor de cada plataforma para obter informações sobre a sua experiência com CRM e outras ferramentas oferecidas, se houver. Considere pontos como o tempo de atuação no mercado, as versões já disponibilizadas do software e o número de clientes ativos.
5. Peça o feedback de clientes
Se interessou por uma ferramenta de CRM de uma marca que ainda não conhece? Vale a pena conferir a experiência que outros usuários tiveram com ela. Caso não conheça nenhum usuário, sites de reclamação ou fóruns na internet podem contribuir para a sua análise.
Para escolher o melhor CRM, é importante que você verifique quais são as opções que oferecem o que sua procura, combinado? O CRM da HubSpot, por exemplo, oferece funcionalidades como o Marketing Hub, que integra CRM e marketing estratégico, além de outras integrações muito úteis com vendas, atendimento, CMS e operações.
Acesse nosso site, conheça mais vantagens do CRM da HubSpot e entenda o que ele pode fazer pelo seu negócio.
Fonte: Blog Hubspot