Se você tem familiaridade com as redes sociais e deseja mais resultados no seu marketing, faz todo sentido saber como criar um canal no YouTube! Segundo levantamento do Think With Google, 9 entre 10 consumidores fizeram uma compra após assistirem a algum vídeo da plataforma. Poderoso, não acha?
Bem, não há dúvidas de que os vídeos cativam cada vez mais os brasileiros! Também pudera: toda a praticidade oferecida pelo YouTube, aliada à criatividade dos produtores, faz com que as pessoas passem minutos — ou horas — entretidas em vídeos, em seus smartphones.
Então, acompanhe este guia completo de como criar um canal no YouTube, saiba as vantagens de colocar isso em prática e fique por dentro das principais estratégias para ter sucesso!
Motivos para se inscrever no YouTube
Os mais de 2 bilhões de usuários do YouTube representam quase um terço da internet. Além disso, segundo a própria plataforma, quando avaliamos o público com idade entre 18 e 34 anos, percebemos que ela já atinge mais pessoas do que qualquer canal de TV.
Os números são promissores, e é por isso que, ao aprender como criar um canal no YouTube, você usufrui das seguintes vantagens para o seu marketing digital!
Atrai mais leads
Para começar, não há como se tornar conhecido e vender bem sem atrair um público, concorda? A propaganda, nos dias de hoje, não pode mais apelar para a ação invasiva, tão comum nas publicidades tradicionais.
Consumidores atuais gostam de buscar informações e são bem mais ativos na decisão de uma compra. O Inbound Marketing está com tudo, e os vídeos são ótimas formas de colocá-lo em prática.
Para isso, a dica é investir em modos inteligentes de produzir conteúdos relevantes, já que, com essa estratégia, a empresa também ganha mais confiança do público.
Além de a nova geração de consumidores adorar vídeos, eles são de consumo fácil e geram muito engajamento: o terreno ideal para atrair muitos leads.
Torna você uma autoridade
Aproveitar a maior plataforma de vídeos, para ajudar a crescer a marca, é uma ideia perspicaz. Com o tanto de usuários que frequentam diariamente o YouTube, se você criar uma boa estratégia, consegue atingir o público e se tornar uma autoridade.
Por exemplo, um escritório de advocacia pode criar vídeos dando dicas rápidas para o público, transmitindo conhecimentos importantes que ajudem a evitar problemas rotineiros. Com o tempo, ao crescer o nome e ganhar credibilidade, fica mais fácil vender os serviços.
Monetiza o canal
Criar um canal também permite gerar renda mensal com a criação de vídeos para o YouTube! Para isso, a plataforma exige a inscrição no Programa de Parcerias. Depois de passar pelo crivo, dá para monetizar a partir dos recursos:
- receita de publicidade: a partir da veiculação de anúncios de terceiros;
- clube dos canais: os seus seguidores fazem pagamentos mensais, para ganhar benefícios exclusivos;
- estante de produtos do canal: os seguidores podem comprar produtos da marca divulgados na página;
- super chat e super stickers: fãs podem pagar para que as mensagens apareçam em destaque, durante as transmissões ao vivo;
- receita do YouTube Premium: você recebe parte da taxa de assinatura de um usuário Premium, quando ele assiste ao seu conteúdo.
Aumenta as oportunidades de sucesso
Segundo projeção da Cisco, teremos 82% do tráfego total na internet vindo de vídeos. O YouTube é a principal plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo.
Além disso, permite a criação de perfis e a inscrição de seguidores, para acompanhar as postagens, tornando a plataforma uma grande rede social. Tudo isso faz com que o YouTube mereça atenção especial.
Ranqueia melhor nas buscas
Os algoritmos têm demonstrado um apreço cada vez maior por conteúdos em vídeo marketing e os colocam nas primeiras posições da SERP. Usando boas práticas de SEO, você consegue criar estratégias de alcance de público. Os vídeos podem, ainda, ser usados como meios para levar os leads ao produto ou serviço comercializado por você.
Dicas de como criar um canal no YouTube
- Defina a estratégia
- Crie a conta
- Personalize e gerencie o canal
- Edite e envie vídeos
- Use o analytics do canal
- Traduza vídeos e legendas
Bem, você já ficou por dentro dos principais benefícios de usar a plataforma. Mas e agora? Como criar um canal no YouTube? Nesta seção, falaremos exatamente sobre isso, confira!
1 – Defina a estratégia
Assim como outras redes sociais, o YouTube permite a criação de contas do tipo pessoal e empresarial. A depender da sua escolha, poderá usar ferramentas diferentes.
Canal pessoal
A conta pessoal é direcionada a quem quer usar o YouTube de forma passiva, consumindo conteúdos de outras pessoas. A plataforma até permite alguns recursos para upload dos seus vídeos; no entanto, se a intenção é vender, aconselhamos usar contas profissionais.
Canal da marca
O canal profissional, por sua vez, permite que você atribua proprietários e administradores, dando a cada um deles funções e permissões diferentes. Além disso, é nesse tipo de conta que você conseguirá ter acesso a ferramentas que ajudarão no monitoramento dos resultados.
2 – Crie a conta
Vamos listar os passos a serem seguidos:
- acesse o site do YouTube;
- clique em “fazer login”, no canto superior direito;
- clique em “adicionar conta”;
- selecione a opção “para gerir meu negócio”;
- complete com os dados solicitados (você pode usar um e-mail já existente da empresa ou criar uma conta no gmail, caso prefira);
- agora, crie o canal no YouTube. A plataforma dará a opção de usar o seu nome ou um personalizado (que pode se referir à marca da empresa);
- a dica final é escolher um nome que seja fácil para as pessoas encontrarem.
3 – Personalize e gerencie o canal
Continuando nossos passos de como criar um canal no YouTube, agora você tem um perfil, mas para que ele seja atrativo, precisa personalizá-lo.
Preencha o perfil
Insira uma foto de perfil, crie uma arte para a capa e adicione outras informações que julgar importantes, na aba “sobre”. Tudo isso ajudará a atrair mais pessoas à página. Coloque, por exemplo, os temas que serão abordados nos conteúdos de vídeo.
Modifique a URL do YouTube
O próximo passo é modificar a URL, pois ela ajuda a marca a ser encontrada nos buscadores. Para isso:
- clique no ícone, no canto superior direito;
- acesse as configurações avançadas da conta;
- clique em “avançado”;
- selecione o link ao lado de “você está qualificado para uma URL personalizada”;
- clique em “receber URL personalizada”;
- escolha a que parecer melhor para o negócio. Tenha certeza dela, viu, pois você não conseguirá alterar depois;
- confirme a opção.
O YouTube exige algumas regras para modificar a URL:
- ter a conta há, pelo menos, 30 dias;
- ter, ao menos, 10 seguidores;
- a conta estar em situação regular;
- ter foto no perfil.
4 – Edite e envie vídeos
Bem, vimos os passos iniciais de como criar um canal no YouTube. No entanto, para ficar completo, você precisa fazer o principal: gravar bons vídeos e enviá-los ao seu perfil. Para começarmos, é necessário saber que existem diferenças no envio feito pelo computador e no realizado pelo celular; por isso, vamos separá-los aqui.
Como enviar vídeos para o YouTube pelo computador
Essa ferramenta é mais completa, pois permite que sejam realizados alguns ajustes enquanto o vídeo é carregado:
- entre no seu canal do YouTube, clique no ícone da câmera e em “enviar vídeo”;
- você será direcionado a uma nova tela. Selecione o ícone em vermelho ou arraste o vídeo para a área;
- a plataforma começará a fazer o upload do arquivo. Na parte de “informações básicas”, você define nome, descrição e as regras de privacidade;
- se a monetização estiver ativada, você estabelece configurações de propagandas e anúncios a serem exibidos;
- em “configurações avançadas, defina a permissão — ou não — de comentários, a licença do vídeo e a restrição por idade;
- por fim, clique em “publicar”.
Como enviar vídeos para o YouTube pelo celular
É uma opção mais prática, mas conta com menos recursos:
- abra o aplicativo do YouTube e clique no ícone da câmera;
- o app perguntará se você quer transmitir um vídeo ao vivo — o que é uma ótima estratégia, e falaremos dela adiante. Mas se o vídeo já estiver pronto, é só acessar sua galeria de vídeos, pelo ícone do YouTube;
- você conseguirá aplicar filtros, fazer ajustes de corte, aplicar trilha sonora, definir nome, descrição, privacidade e a localização;
- por fim, clique na seta da parte superior direita.
5 – Use o analytics do canal
O analytics do YouTube é uma ferramenta de métricas, disponibilizada pela própria plataforma, que permite monitorar o desempenho dos vídeos. Por meio de relatórios atualizados diariamente, você tem acesso a dados sobre localização geográfica, tempo de visualização dos vídeos, origens do tráfego, compartilhamentos, entre outros.
Mas por que estamos falando do analytics em um artigo sobre como criar um canal no YouTube? Porque, por meio dele, você entende mais sobre as preferências do seu público, o que é fundamental para definir as estratégias dos próximos conteúdos.
Por exemplo, se os vídeos costumam ter 10 minutos e você percebe que as pessoas só assistem até a metade do tempo, é sinal de que algo não está agradando e, então, precisa ser mudado, concorda?
Como acessar o analytics do YouTube
Para entrar no analytics:
- acesse seu canal pelo YouTube Studio;
- você será direcionado a uma tela. Clique em “estatísticas”, no menu lateral esquerdo;
- nesse momento, você verá apenas uma visão geral, com várias informações compiladas;
- no menu esquerdo, você consegue visualizar cada item, separadamente, para analisar as informações com mais detalhes;
- também dá para analisar um vídeo específico. É só usar o campo de pesquisa de conteúdo.
6 – Traduza vídeos e coloque legendas
Dependendo do seu nicho de atuação e público, pode ser muito estratégico alcançar pessoas de fora do país. O YouTube tem ferramentas de tradução, que ajudam a expandir a audiência e impulsionar o conteúdo, tornando o vídeo acessível em outros idiomas. Além disso, colocar legendas permite que o vídeo seja visualizado por pessoas com deficiência auditiva.
Como traduzir títulos e descrições
Para fazer a tradução dos títulos e das descrições, siga os seguintes passos:
- faça login no YouTube Studio;
- selecione “legendas”, no menu à esquerda;
- escolha o vídeo;
- selecione o idioma e clique em “confirmar”;
- em “título e descrição”, selecione “adicionar”;
- escreva a tradução do título e da descrição;
- clique em “publicar”.
Como usar a transcrição automática
O YouTube usa uma tecnologia de reconhecimento de fala para fazer as transcrições automáticas. No entanto, são geradas por algoritmos de machine learning, então a própria plataforma alerta que a qualidade pode variar, de acordo com sotaques ou ruídos no local. O ideal é revisar as transcrições e editá-las, antes de enviar o vídeo. Para isso:
- acesse o YouTube Studio;
- na esquerda, selecione “legendas”;
- escolha o vídeo e clique nos 3 pontinhos.
Como adicionar suas próprias closed captions
O acesso é pelo YouTube Studio também:
- selecione “legendas”, no menu à esquerda;
- escolha o conteúdo que você quer editar;
- clique em “adicionar idioma”;
- selecione a opção e clique em “adicionar”.
Formas de conseguir mais inscritos no canal do YouTube
As dicas de como criar um canal no YouTube foram dadas, mas tudo isso é apenas o começo para começar a bombar. O sucesso vem mesmo é com a conquista de um público, que se torna fã dos seus conteúdos. Reunimos sugestões de boas práticas que vão ajudar nisso. Confira!
Faça transmissões ao vivo
Transmissões ao vivo costumam gerar bastante engajamento, já que conteúdos desse tipo são envolventes. Isso também cria aproximação pelo fato de dar um ar mais autêntico e humano ao produtor de conteúdo.
Além disso, vídeos ao vivo são formas eficientes de gerar leads qualificados, já que, pela lógica, quando alguém se dispõe a reservar um tempo para acompanhar o conteúdo, é porque tem interesse nele.
Há muitas táticas, aqui, para aumentar o engajamento; falaremos de duas especiais.
Incentivar a interação
É importante incentivar a interação. Faça perguntas e levante questionamentos para que as pessoas respondam. Ter várias interações faz os algoritmos entenderem que o conteúdo é relevante e o entregam para mais pessoas.
Não deixar o conteúdo salvo
Outra tática que costuma funcionar é não deixar o conteúdo salvo e avisar os seguidores sobre isso, o que gera um senso de urgência e faz com que eles se mobilizem para estar presentes no momento.
Use o storytelling
Histórias envolvem, criam empatia e emocionam, por isso são ótimas formas de transmitir um conteúdo. No marketing, a estratégia tem o poder de engajar, criar conexão com a marca e incentivar a compra. Inclusive, vídeos com boas histórias têm mais chances de serem compartilhados pelo público e se transformar em conteúdos virais.
Um modelo comumente usado para isso é a jornada do herói, que se baseia na teoria de arquétipos de Jung e foi bastante difundida pelo antropólogo Joseph Campbell. Na técnica, o enredo é dividido em momentos, que contam a história de uma pessoa comum, que passa por desafios e os vence. A ideia é gerar identificação do público com o protagonista e transmitir uma mensagem de transformação e superação.
Ao usar o storytelling nos seus vídeos, é preciso ter duas coisas importantes em mente:
- saber quem é seu público e identificar a persona, para que a história envolva;
- entender como seu produto ou serviço entrará nessa narração, já que uma das finalidades é fazer as pessoas enxergarem mais valor no que você vende.
Invista em parcerias
Em blogs, uma tática muito usada é a de guests posts, em que criamos um conteúdo para ser publicado no blog de uma empresa parceira. Com vídeos, a lógica é parecida. Assim, podemos gravar um conteúdo relevante para o canal de um parceiro ou convidar um profissional para fazer uma transmissão ao vivo conosco.
A grande dica aqui é avaliar o perfil do público, que precisa ser compatível e ter interesse pelo que as duas empresas oferecem. Por exemplo, se você fala e vende serviços sobre marketing, associar-se a alguém que comercializa cursos sobre escrita criativa poderá render bons frutos a ambos os envolvidos.
Tenha uma estratégia
Essa não poderia ficar de fora das dicas de como criar um canal no YouTube. O planejamento estratégico é a essência do sucesso no marketing, e isso vale para seus vídeos também. A definição dos temas e até da duração dos vídeos dependem das características da persona. É importante entender suas preferências e acompanhar, com frequência, os dados gerados pelo analytics.
Defina também as palavras-chave. Elas são importantes para que os conteúdos sejam distribuídos e alcancem as pessoas certas. No planejamento, você também deve determinar uma frequência das postagens, de acordo com seus objetivos e conciliando com outra estratégia para redes sociais já aplicada.
Capriche nos primeiros segundos
Mais uma dica de como criar um canal no YouTube de sucesso é se importar com os primeiros 10 segundos de conteúdo. A plataforma dá mais importância para a quantidade de pessoas que assistem aos vídeos até o final, do que o total de views que eles geraram.
Como, nesse tipo de conteúdo, o início é essencial para que a pessoa decida assistir até o final, evite aquelas aberturas grandes. Título e capas chamativos também não têm muito sentido, se a intenção for além de apenas ganhar cliques. Em vez disso, crie algo instigante para o início e que consiga prender o visitante. Uma ideia é começar com uma pergunta, que deverá ser respondida ao longo do conteúdo.
Apostes em CTAs
Essa estratégia também não poderia ficar de fora dos seus passos de como criar um canal no YouTube e conseguir bons alcances. Calls to action não fazem parte apenas de textos. Devem estar presentes, também, em vídeos, incentivando as pessoas a tomarem alguma ação, que precisa estar alinhada ao assunto do conteúdo, seguir um objetivo e indicar o próximo passo que a empresa deseja que o visitante realize.
Vídeos são boas estratégias para atrair mais público, engajar e vender. Então, uma boa e clara CTA pode ser definitiva para os resultados. Alguns exemplos de calls to action para aplicar em seus conteúdos são:
- inscreva-se no canal;
- entre no link e adquira agora com desconto;
- envie para um amigo;
- preencha o formulário.
Integre as redes da empresa
Outra forma de conseguir mais inscritos para o canal do YouTube é integrar os conteúdos em vídeo com outros formatos. Por exemplo, se a empresa usa Instagram ou Facebook para se aproximar mais dos consumidores, crie posts para essas redes, depois chamadas instigantes para que vejam as informações de um modo mais completo no seu vídeo.
O blog também pode ser usado para isso. Por exemplo, publique artigos explicando alguns conceitos importantes e, no vídeo, explique-os com mais detalhes. Você também pode pegar aqueles posts que mais deram certo e transformar o conteúdo em vídeo.
Ideias de conteúdos para vídeos no YouTube
Saber como criar um canal no YouTube é importante! Mas nada como ter algumas ideias para nos inspirarmos, não é mesmo? Pois olha só o que separamos para você:
- faça listas: títulos com números costumam ser atrativos e listas são formas fáceis e práticas de transmitir informações importantes;
- perguntas e respostas: reúna as principais dúvidas do seu público e as responda em um vídeo. Mencionar as pessoas que enviaram os questionamentos é uma boa, pois gera senso de pertencimento;
- mitos e verdades: quer tema que gera mais curiosidade que esse? As pessoas adoram saber se as crenças e estratégias delas a respeito de algo têm fundamento ou se precisam ser repensadas;
- principais erros: seguindo a mesma lógica, o público gosta de saber se as práticas precisam ser mudadas. Se existir um erro já cometido por você e que possa ser compartilhado, isso pode ser uma forma de criar mais humanização e conexão;
- resenhas: podem ser opiniões sobre um assunto ou descrições de como colocar algo em prática. Elas são úteis porque ajudam a audiência e suprem dúvidas;
- webinars: a ideia é convidar uma personalidade já conhecida e admirada pelo público, para que ensine algo, dê dicas ou transmita outra informação relevante.
Já quase encerrando, vale ressaltar: os principais pontos a ter em mente na hora de produzir os vídeos são a sua audiência e os algoritmos da plataforma. O conteúdo precisa ser atrativo, para que as pessoas tenham interesse em assisti-lo. Ao mesmo tempo, prezar pelas boas práticas de SEO é essencial para que ele chegue a mais pessoas.
Bem, ao longo do nosso artigo, você aprendeu como criar um canal no YouTube, entendeu as vantagens e ficou por dentro das principais estratégias para alcançar sua audiência. Como você viu, os vídeos são tendência de consumo e têm se tornado a preferência da geração atual. Com as novas tecnologias batendo na porta, a exemplo do 5G, tudo indica que eles terão ainda mais alcance. Sendo assim, tenha essas dicas sempre à mão!
Gostou do nosso guia de como criar um canal no YouTube? Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail mais dicas de marketing digital!
Fonte: Blog Hubspot