O WhatsApp já é uma ferramenta bastante familiar para qualquer pessoa que utiliza um smartphone. Por essa razão, ele tem se tornado cada vez mais relevante como parte da estratégia de relacionamento e vendas das empresas, algo conhecido como WhatsApp Marketing.
O aplicativo conta está em 99% dos celulares no Brasil. Isso significa um público enorme com o qual as empresas podem trabalhar, aplicando as funcionalidades básicas da versão do app para negócios. Quer saber mais? Continue lendo!
Quais funcionalidades do WhatsApp Business ajudam no marketing?
Se de um lado existe uma quantidade enorme de consumidores utilizando um aplicativo de mensagens, do outro, há uma variedade de empresas sedentas por abordar esse público de forma mais profissional. Diante disso, o WhatsApp criou sua versão Business, com recursos exclusivos para quem quer se relacionar comercialmente com os usuários. Que tal dar uma olhada neles?
Perfil empresarial
A ideia do WhastApp Business foi criar espaços diferenciados para que a empresa conseguisse fazer uma apresentação rápida sobre quem ela é e o que faz. E isso é perfeitamente possível com o perfil empresarial, que permite compartilhar informações relevantes, como:
- site ou rede social da empresa;
- endereço de atendimento;
- e-mail de contato;
- segmento de atuação;
- horário de funcionamento.
Essas informações funcionam como uma espécie de cartão de visita, que pode ser muito útil para quem está fazendo contato pela primeira vez. Por isso, é fundamental que os dados estejam sempre atualizados.
É assim que os negócios podem se manter à disposição, de uma forma mais prática, para que os consumidores tirem suas principais dúvidas, entrem em contato e deem o passo inicial para um relacionamento mais próximo.
Tags
As tags são marcações que permitem ao gestor da conta do WhatsApp Business organizar as conversas de uma forma eficiente. O uso desse recurso vai depender muito da finalidade que o profissional quer dar a ele.
Em geral, são usadas categorias como:
- clientes;
- fornecedores;
- colaboradores;
- parceiros;
- investidores etc.
Ou, então, você pode optar por categorias que demonstrem rapidamente em que etapa o cliente está no funil de vendas no WhatsApp.
Para facilitar o tipo de mensagem que será enviada para cada grupo, muitas empresas separam as conversas entre:
- novos clientes;
- pagamento pendente;
- pagos etc.
Assim, quando você quiser criar listas de transmissão ou enviar mensagens para grupos maiores, a missão fica bem mais simples.
Mensagens rápidas
O WhatsApp Business dispõe do mesmo recurso de mensagens do WhatsApp Web, portanto, pode ser usado diretamente pelo computador para ter uma gestão mais precisa das mensagens. Isso pode facilitar muito a vida de quem responde aos usuários, além de atribuir agilidade e profissionalismo às interações.
O aplicativo permite que você escolha algumas respostas rápidas e padronizadas para aquelas perguntas mais corriqueiras. Assim, em vez de digitar toda a mensagem, você acessa atalhos e responde rápido.
Se você quiser manter uma taxa de resposta alta e não deixar os clientes esperando por muito tempo, com a sensação de que foram “ignorados”, há ainda o recurso de automação do WhatsApp. As mensagens automáticas podem ser usadas, principalmente, para dar uma devolutiva nos momentos em que a empresa não estiver atendendo.
Assim, quando o cliente envia “boa noite”, por exemplo, pode receber uma mensagem automática agradecendo o contato e informando que alguém responderá durante o horário de funcionamento da empresa. Isso diminui a ansiedade de quem espera uma resposta e delimita horários específicos para os atendimentos online.
Catálogo
Outro recurso muito interessante do WhatsApp Business é a possibilidade de montar um catálogo completo de produtos. Ele é um meio de divulgação útil para quem não trabalha com itens personalizáveis ou muito complexos.
O catálogo permite que você adicione imagens reais dos produtos, coloque um nome para cada, adicione o preço e ainda faça uma breve descrição, facilitando a vida de quem vai comprar. Se a sua empresa tiver canais para vender online, ainda é possível adicionar um link curto para a página de vendas.
Você também pode editar e personalizar os itens com facilidade, removendo e acrescentando produtos sempre que precisar. Isso certamente evitará muitas perguntas dos seus leads, atribuindo mais agilidade na comunicação.
Métricas
O WhatsApp Business também conta com um recurso simples — porém, muito útil — de monitoramento de métricas. Apesar de não ser personalizável, nem gerar uma grande quantidade de informações, ele mostra quantas mensagens a sua empresa já enviou, que parte delas foi entregue e quantas foram lidas.
Isso é importante para analisar qual tem sido o nível de relevância dado às interações que a sua empresa faz por esse canal. Se ele for baixo, você pode investir na qualificação dessas mensagens e em maneiras de se tornar mais interessante.
É preciso que não só as pessoas leiam as mensagens enviadas, mas as respondam, mantendo um contato de mão dupla. Assim, sua empresa consegue estabelecer um relacionamento e conduzir a conversões.
Como fazer marketing no WhatsApp?
- Aposte em mensagens personalizadas
- Crie um planejamento
- Tenha uma estratégia multicanal
- Invista em quem já é cliente
- Não inunde seus contatos com propaganda
- Faça vendas direto pelo app
- Aposte no pós-venda
Se o seu objetivo é usar o WhatsApp para movimentar as vendas do negócio, será necessário ir além do conhecimento sobre o funcionamento das suas ferramentas e funcionalidades básicas. Você precisará ter uma estratégia de marketing digital no WhatsApp que converta, além de uma boa gestão da conta. Por isso, separamos as melhores dicas. Confira!
1. Aposte em mensagens personalizadas
Um dos primeiros recursos que as empresas tendem a utilizar no WhatsApp é a função “Lista de Transmissão”. Ela serve para compartilhar uma mesma mensagem para uma grande quantidade de pessoas sem precisar acessar as conversas uma a uma. Essa opção é prática, porém, precisa ser usada com cautela.
O primeiro ponto de atenção é que só vão receber suas mensagens aqueles clientes que tiverem o número da sua empresa salvo nos contatos. Além disso, a lista de transmissão dificilmente provoca respostas satisfatórias, servindo mais como uma forma de divulgação do que de contato.
Se você quiser ter mais efetividade, precisará personalizar as mensagens. Dedique tempo a responder às mensagens ou iniciar o contato com os clientes, chamando cada pessoa pelo nome e usando as informações do histórico de conversas para gerar mais conexão. Nessa hora, vale a pena contar com a ajuda de um CRM integrado ao WhatsApp. É assim que você vai conseguir criar conversas que engajam, humanizam e aproximam.
2. Crie um planejamento
Embora na vida pessoal não estejamos acostumados a planejar conversas, na vida profissional isso pode fazer toda a diferença, em especial quando você usa um aplicativo considerado tão pessoal pelos usuários. Por isso, considere traçar um plano de como você pretende usar o app a favor do negócio.
Você vai enviar que tipo de conteúdos? Só texto ou vídeos e campanhas promocionais? Qual é o horário que você destinará, todos os dias, para responder às mensagens? Em que momento você provocará o contato com o cliente: quando chegar um novo produto, ao iniciar uma promoção?
Talvez você acredite que o caminho se faça andando, mas quando se trata de posicionamento de marca, é importante pensar nele com antecedência. É interessante que as pessoas saibam o que esperar da sua empresa. Se elas estão acostumadas a receber mensagens de texto, por exemplo, e você envia um meme, podem desconfiar.
3. Tenha uma estratégia multicanal
Uma dica valiosa que você precisa receber é: lembre-se de que o WhatsApp Business é uma ferramenta à disposição, mas não a única. Sua comunicação precisa ser multicanal. Embora você tenha a intenção de centralizar as mensagens, não negligencie os outros canais, sejam as redes sociais, o chat do site ou mesmo o e-mail.
Você costuma responder ao WhatsApp com mais frequência do que os outros canais? Tudo bem, porém, informe os clientes nos outros espaços que eles podem entrar em contato pelo Whats e obter uma resposta mais rápida. E, mesmo assim, nunca deixe uma mensagem sem resposta nesses canais, okay?
4. Invista em quem já é cliente
Você percebeu que existe um número enorme de pessoas utilizando o WhatsApp simultaneamente, não é mesmo? Porém, assim como no mercado, nem todas essas pessoas são relevantes para a sua empresa. Não se esqueça de que mesmo no aplicativo você tem um público-alvo.
Além disso, as pessoas não gostam de receber mensagens de quem não conhecem. E se a sua empresa for insistente, pode acabar ficando com cara de spam. Então, esqueça a ideia de captar clientes ou leads pelo aplicativo.
Em vez disso, use o WhatsApp Marketing com quem já fez contato com você e com as pessoas que já são clientes da marca. Certifique-se também de que esses consumidores já demonstraram interesse por receber suas mensagens. Assim, você vai passar uma imagem mais próxima, ágil e disponível.
5. Não inunde seus contatos com propaganda
Da mesma maneira que o e-mail, o WhatsApp não deve ser usado como uma ferramenta para abarrotar seu público de informações sobre o negócio. Além de ser inconveniente, isso afasta as pessoas, diminui o interesse na marca e banaliza suas mensagens.
Por isso, opte por qualificar o envio das interações em vez de aumentar a sua quantidade. Se quiser divulgar algo sem ter uma abordagem invasiva, poste nos status. Só envie mensagens pessoais quando os clientes provocarem o contato. E não se esqueça da objetividade, sem deixar de ser cordial ao conceder informações.
6. Faça vendas direto pelo app
Você pode fechar as suas vendas diretamente pelo WhatsApp e alguns clientes vão se encantar com essa possibilidade. Para isso, é importante que você mantenha seu perfil atualizado e preenchido, atribuindo mais credibilidade à marca.
Além disso, coloque-se à disposição para mostrar os produtos em fotografias ou vídeos, e ofereça a alternativa de separar o item para que o cliente apenas passe na loja para conferir e acertar o pagamento. Outra alternativa é que ele pague pelo próprio aplicativo e apenas receba os itens em casa.
Isso pode agilizar as vendas no WhatsApp Business e melhorar consideravelmente a satisfação do seu público com a experiência.
7. Aposte no pós-venda
Uma ótima notícia para quem fecha vendas pelo WhatsApp é ter o caminho aberto para continuar em contato com o cliente pelo aplicativo durante o pós-venda. Isso significa que você pode seguir surpreendendo o consumidor mesmo depois de ele ter comprado com você.
Use esse canal de comunicação direta para saber como foi a experiência do usuário, se ele foi bem atendido, se ele está satisfeito com o produto e até mesmo se tem alguma crítica ou sugestão. Porém, não se esqueça de agendar essa interação para alguns dias depois da compra, sem sufocar o cliente.
Isso vai demonstrar que a empresa se importa com a experiência pessoal dos seus consumidores. Assim, as chances de o cliente voltar a fazer contato (e fechar negócios) são altas.
Por que apostar no WhatsApp Marketing como estratégia de relacionamento?
Você deve ter percebido que usar o WhatsApp Business para fazer marketing é uma combinação perfeita entre estreitar o relacionamento com o cliente e aumentar a quantidade de vendas da empresa. E não é só isso: essa é uma maneira de construir uma imagem mais humanizada para a sua marca.
Talvez você já tenha ouvido aquela frase que diz que “pessoas se conectam com pessoas”. Então, o WhatsApp é o canal ideal para isso. Quando você deixa de lado as formalidades excessivas e contata o cliente chamando-o pelo nome e retomando um ponto importante da última conversa de vocês, mostra que ele importa como pessoa.
Então, não é só sobre vender ou poder divulgar um produto — ou uma novidade — para o maior número de gente. O foco é a qualidade da interação que você gera e o tipo de memória que associa à sua marca.
Agora, com tantas informações sobre o WhatsApp Marketing, as funcionalidades do WhatsApp Business e as estratégias que você pode seguir para cativar seu público através do app, você conseguirá posicionar a empresa de forma muito mais estratégica. Usar um CRM com integração nativa com o WhatsApp, como o CRM da HubSpot, pode te colocar ainda mais a frente de seus concorrentes na sua estratégia de Marketing no WhatsApp. Resta colocar as dicas em prática e perceber a mudança no tipo de resposta que você vai começar a captar. Não se esqueça de medir os resultados, combinado?
Ah! Aproveite para conhecer o Service Hub da HubSpot, o conjunto perfeito de ferramentas para transformar sua relação com o seu público!
Fonte: Blog Hubspot