Você já deve ter tido contato com o disparo de e-mail marketing no seu e-mail pessoal ou profissional, certo? Muitas empresas utilizam essa estratégia para acionar seu público a respeito de novidades, promoções e até conteúdos. E, na verdade, esse é um modo bem interessante de manter as pessoas atentas à sua marca.
O e-mail é uma forma de captar a atenção do seu público e de fomentar o relacionamento com os seus leads. Por isso, uma estratégia concisa de e-mail marketing é um meio inteligente de atribuir durabilidade às relações com aqueles que consomem seus conteúdos. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
Qual é a importância de boas estratégias de e-mail marketing?
Devido às redes sociais e ao grande volume de informações geradas todos os dias nelas, é muito importante contar com um canal de comunicação que garanta que a sua mensagem chegará ao destinatário — esse é o papel do e-mail marketing.
Pode parecer paradoxo, mas quanto mais canais digitais se abrem, mais o e-mail se torna importante na vida das pessoas. Daqueles que têm o hábito de checar a caixa de entrada pela manhã até os que deixam o e-mail aberto o dia todo, quase todo mundo acompanha o que chega.
E é assim que, nesse ambiente sem tantos estímulos quanto as outras redes, os consumidores de informações podem ter acesso a mensagens exclusivas das suas marcas favoritas. Em geral, as pessoas costumam se ater mais aos e-mails do que prestar a atenção em um anúncio no Facebook, por exemplo.
Por isso, se você souber como usar uma ferramenta de e-mail marketing de maneira eficiente, poderá utilizá-lo como uma ferramenta de relacionamento com o seu cliente. Além disso, é possível manter a atenção de potenciais interessados, ainda que eles não consumam os seus produtos e serviços de modo efetivo.
Sua lista de e-mail marketing é como um jardim que precisa ser cultivado. Muitas vezes, seus esforços demoram para dar fruto, mas é importante continuar regando e zelando por ele todo dia, até que as sementes cresçam e floresçam.
Quais são os 5 tipos de disparo de e-mail marketing que devem estar na sua estratégia?
- Newsletter
- Ofertas de vendas
- Atualizações do blog
- Notificações de eventos
- Fluxo de nutrição
Também precisamos mencionar que nem todo e-mail marketing é igual, logo, cada um deles segue uma determinada estratégia. Por isso, é importante conhecer os diferentes tipos de disparo e como eles contribuem de modo geral para esse relacionamento com o cliente.
Os formatos podem ser usados para ocasiões bem específicas. Por exemplo, enquanto o foco de alguns são as vendas, outros são utilizados para informar o público sobre alguma mudança ou novidade. É possível fornecer conteúdos e até fazer convites por meio de táticas pontuais.
1. Newsletter
As newsletters estão entre as melhores estratégias para nutrir o relacionamento com o seu público, sejam eles clientes ou apenas leads. É uma maneira de se manter próximo, mas de uma forma leve e sem tentar “forçar a amizade”.
Os interesses abordados nessas mensagens têm uma amplitude bem maior, então, você pode trabalhar vários assuntos e captar a atenção de uma quantidade maior de pessoas. Por essa razão, as newsletters são usadas para promover artigos e dicas e, dependendo do nível de CRM, até para promover vendas.
Se você já trabalha com um blog e com a publicação frequente de conteúdos, a newsletter é uma forma interessante de manter os leads atualizados. Além disso, ela contribui para estimular o acesso às páginas. A nossa newsletter por exemplo, permite que você faça a assinatura dos nossos três principais blogs separadamente ou tudo junto. Legal né?
2. Ofertas de vendas
As ofertas de vendas, ou e-mails promocionais, como também são conhecidos, servem para promover produtos, serviços e eventos relacionados à marca. Mas nem sempre isso está atrelado a uma venda. Muitas vezes, você pode utilizar a estratégia para ofertar um produto gratuito ao seu público, por exemplo.
Entre os principais conteúdos que podem constar nesse tipo de disparo de e-mail marketing, estão:
- os produtos físicos de e-commerces e varejos;
- os produtos e serviços digitais (softwares, consultoria e outras ferramentas);
- os produtos digitais gratuitos (workshops, e-books e ferramentas).
Seu foco aqui é converter. Logo, quem abre o e-mail deve, ao final, acessar o produto que você está oferecendo e consumi-lo. Isso pode significar o download de um material ou mesmo uma compra efetiva na página da empresa.
3. Atualizações do blog
De modo diferente da oferta de vendas, as atualizações de blog têm o objetivo exclusivo de estreitar o relacionamento com o cliente e aumentar o fluxo de acessos na página da empresa. Por isso, sempre que um novo texto for publicado no blog, o grupo de leitores precisa ser notificado.
Se você atualiza o blog com certa frequência, a dica é não ficar importunando os leitores o tempo todo. Por isso, prefira adotar uma estratégia de notificação periódica, ou seja, defina uma frequência e dias específicos para o envio de e-mail marketing. Uma ou duas vezes na semana é o suficiente.
4. Notificações de eventos
Se a sua empresa tem por hábito desenvolver eventos, sejam eles virtuais ou presenciais, a ideia é captar o máximo possível de público. Sua lista de disparo de e-mail marketing é perfeita para isso, já que tem um grande alcance.
Sendo assim, promova seu evento por meio de um conteúdo visual chamativo e de informações claras e objetivas, constando:
- o dia do evento;
- o horário;
- como se inscrever;
- como chegar até o local ou acessar a transmissão.
Também é muito importante incluir todos os links que serão necessários para que o público obtenha informações e consiga finalizar sua inscrição.
5. Fluxo de nutrição
O fluxo de nutrição é um conjunto de e-mails disparados em uma ordem estratégica, a fim de filtrar conteúdos específicos conforme a sua relevância para um público selecionado. Desse modo, o primeiro passo é identificar os interesses de um grupo de leads.
Quando as pessoas fazem o download de um e-book, por exemplo, elas estão demonstrando interesse naquele determinado assunto. Você pode usar isso para segmentar esse público e disparar outros conteúdos relacionados para ele. Isso aumenta as chances de contato e facilita novas negociações.
Esse envio de e-mail marketing automatizado é um meio bastante atrativo e prático de aumentar o interesse das pessoas em conversar com a empresa e, assim, converter o interesse em consumo efetivo — vendas.
Como o CRM da HubSpot pode ajudar?
A HubSpot conta com o Marketing Hub, um software de automação de marketing que ajuda a sua empresa a atrair o público certo, converter os seus visitantes em clientes e executar campanhas completas de Inbound Marketing. Tudo isso em uma plataforma única, poderosa e fácil de usar.
Com os recursos de blog, SEO, testes A/B, réguas de segmentação e templates prontos, você tem a oportunidade de atrair e converter seus visitantes por meio de estratégias sólidas que utilizam landing pages, ferramenta de e-mail marketing, ABM e diversas outras soluções. O nosso software de e-mail marketing te ajuda a criar, personalizar e otimizar seus e-mails sem contar com designers ou equipe de TI, e para fortalecer a sua estratégia, independentemente do formato e dos disparos que você deseja fazer.
Gostou? Então, chegou a hora de trabalhar a sua automação de e-mail marketing com a HubSpot. Converse com a gente agora e saiba como podemos ajudar!
Fonte: Blog Hubspot