A automação de processos é uma estratégia que pode ser aplicada em diferentes setores de um negócio. Com ela, economizamos tempo, aumentamos a produtividade, minimizamos erros e reduzimos custos. Por isso, é uma grande aliada dos bons resultados.
Quando aplicamos essa estratégia no marketing, conseguimos atrair e engajar mais público. Também criamos campanhas mais eficazes e geramos leads qualificados, aumentando as chances de conversões para vendas, além de muitos outros benefícios.
Definindo bem os seus objetivos, fazendo um bom planejamento e adotando as ferramentas certas, seus processos de automação serão um sucesso. É claro que a gente vai ajudar!
Continue lendo e veja por onde começar a automatizar seu marketing para alcançar resultados ainda melhores!
O que é automação de processos?
A automação de processos é uma forma de ganhar eficiência com tarefas que são repetitivas, mas precisam ser cumpridas. Quando realizadas de forma manual, demandam muito tempo, esforço, recursos e impactam a produtividade. Isso sem falar que aumentam as chances de erros.
Por meio da automação de processos, todas essas ações realizadas com frequência são programadas para serem executadas por um programa ou sistema. Como exemplo, temos os e-mails de confirmação de um pedido de compra.
Imagine se, para cada venda realizada por uma loja virtual, alguém tivesse que enviar um e-mail de confirmação do pedido para o cliente. Pense na confusão que seria para não se enganar com essas mensagens, nem deixar ninguém para trás. É difícil dar conta, mas tudo fica muito simples quando esses disparos acontecem de forma automática.
A automação também pode ser utilizada no controle de estoques, na liberação de etapas logísticas, em cálculos financeiros, entre muitos outros. Toda tarefa que não exige intervenção humana e pode ser baseada em uma lógica pode ser automatizada.
Quais são os processos em marketing que podem ser automatizados?
Com a automação de marketing vamos além da otimização de tarefas repetitivas. Por meio dessa estratégia, cultivamos um melhor relacionamento com o cliente. Afinal, colhemos e utilizamos dados para desenvolver ações a fim de oferecer um atendimento personalizado e escalável.
Diversos fluxos podem ser otimizados por meio da automação de marketing. A seguir, apresentamos alguns desses processos.
4 processos que ganham com a automação de marketing
- Segmentação dos contatos
- Disparo de e-mail e nutrição de leads
- Landing Pages
- Lead scoring
1. Segmentação dos contatos
Com a automação, conseguimos entender o comportamento de cada visitante do nosso site. São registrados dados que mostram o que atrai mais a sua atenção, para onde vão seus cliques e como essas pessoas interagem com os materiais.
A partir dessas informações, segmentamos esses visitantes criando grupos de contatos de acordo com seu perfil. Assim, desenvolvemos estratégias e abordagens que conversam melhor com esses leads, gerando boas oportunidades.
2. Disparo de e-mail e nutrição de leads
Você lembra que falamos da automação de processos para o envio de e-mail? Isso não é feito apenas na confirmação de vendas. Podemos disparar essas mensagens para os mais diferentes fins, como entregar um e-book ou confirmar a inscrição em um evento ou em uma lista de contatos.
Além disso, a automação de marketing é muito importante para nutrir leads. Considerando também a segmentação dos contatos, fazemos o disparo de e-mails conforme o perfil de cada pessoa, seus interesses e o estágio em que ele se encontra na jornada de compra.
3. Landing Pages
A automação de processos para as Landing Pages funciona com a mesma lógica da confirmação de um pedido de compra. Quando seu lead se inscrever nessa página, seja para um webinar, teste grátis de um produto ou para baixar um e-book, a confirmação deve acontecer de forma automática.
Ela pode apresentar os próximos passos, entregar o material ou disponibilizar um link. Automatizamos esse fluxo para que não seja necessário realizá-lo de forma manual. Inclusive, a partir dessa LP podemos programar o disparo de e-mails que vão nutrir esse novo contato.
4. Lead scoring
Cada lead está em um determinado estágio da jornada de compras, certo? Precisamos saber qual é esse estágio para definir a melhor abordagem e gerar oportunidades de venda. Mas como saber em qual momento modificar a estratégia com esse contato? É para isso que serve o lead scoring.
Com ele, potencializamos clientes por meio de pontos, definindo quando estão prontos para seguir ao próximo estágio, encaminhando ao time de vendas. Na automação de processos, isso acontece de forma automática, sem a necessidade de monitorar essa evolução.
Como a automação de processos pode ajudar o marketing?
Pelas informações que deixamos até aqui, é fato que a automação promove diversas melhorias nos processos e fluxo de trabalho, concorda? Mas como ela contribui com o time de marketing e os resultados alcançados por esse setor? É o que explicamos nos tópicos a seguir!
Leads mais maduros para vendas
Por meio da automação, o time de marketing consegue trabalhar melhor os leads. Adota abordagens mais adequadas e personalizadas para cada perfil de contato. Assim, amadurece esses clientes em potencial até que estejam prontos para serem encaminhados para a área de vendas, evitando a perda de oportunidades.
Ciclo de vendas e CAC reduzidos
Os processos se tornam mais simples, ágeis e fluidos; logo, o ciclo de vendas se torna menor, pois ele fica contínuo, sem a morosidade das ações realizadas de forma manual. Assim, minimizamos também o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) em função do ganho de tempo e da otimização das tarefas.
Menos falhas
A automação de processos é realizada por programas que se baseiam em lógicas, o que reduz a ocorrência de falhas. Ao mesmo tempo, reunimos uma série de dados que possibilitam uma atuação mais eficiente do marketing, tomando melhores decisões.
Mais personalização da comunicação
Por causa de todo esse material que o time de marketing tem à sua disposição, ele personaliza a comunicação com os leads. Fala a língua dessas pessoas, tem os argumentos certos e as melhores abordagens de acordo com o momento da jornada. Então, a qualificação também é otimizada.
Por onde começar a automação?
Para dar início à automação de processos em marketing no seu negócio, primeiro, é preciso organizar a casa. Você deve conhecer bem o seu público-alvo, entender seus hábitos, comportamentos e preferências, assim como definir o ciclo de vendas dos seus produtos.
É muito importante ter uma visão clara dos seus processos para que possa seguir para a próxima etapa: definir os objetivos que pretende alcançar. Com base nisso, poderá estabelecer quais fluxos podem ou devem ser automatizados.
Tendo todos esses aspectos definidos, inicie um planejamento, a fim de definir as estratégias de marketing. Elas também estabelecem como será realizada essa automação, incluindo a escolha das ferramentas que serão utilizadas, com recursos que vão atender às mudanças que você pretende fazer.
Quais são as ferramentas essenciais?
As ferramentas são indispensáveis para a automação de processos porque, por meio delas, você vai monitorar as ações dos seus visitantes, coletar dados e informações sobre eles, analisar o desempenho das estratégias adotadas, programar ações e tarefas, entre outros.
Sendo assim, é possível utilizar diversos softwares para cumprir tudo isso. Você também pode realizar testes do tipo A/B, criar bancos de dados, gerar relatórios avançados e monitorar mídias sociais.
A escolha das ferramentas deve ser baseada nos objetivos que você definiu em seu planejamento de automação de marketing. Todos esses recursos que citamos são importantes, por isso, quanto mais completa for essa ferramenta, melhor para que você tenha diversas possibilidades.
De toda forma, o que não pode faltar em qualquer estratégia é o sistema de CRM. Ele é a base para entender seu público e o comportamento dele; além de colher dados e informações que serão utilizados em suas estratégias de marketing, contribuindo para definir como a automação de processos será feita.
Esse sistema permite integrar os setores de vendas e marketing, aumentando a eficiência de ambos e os resultados alcançados. Com o CRM da HubSpot você tem uma automação ainda mais eficiente porque ele possibilita, entre outras ações:
- segmentar os leads;
- criar fluxos;
- disparar e-mails;
- criar relatórios em tempo real;
- fazer testes de e-mail e LP com templates prontos.
São inúmeras funcionalidades reunidas em um só sistema, para que a sua automação de processos atenda exatamente aos objetivos que deseja para o seu negócio. Com o CRM da HubSpot, você poderá traçar uma estratégia eficiente, gerando oportunidades e aproveitando cada uma delas.
Ainda não conhece o sistema de CRM da HubSpot? Então entre em contato conosco e confira todos os recursos e soluções disponíveis nessa ferramenta!
Fonte: Blog Hubspot