Um dos maiores objetivos de qualquer proprietário de site é aumentar o tráfego para seu site por meio de conteúdo envolvente otimizado para visualizações máximas.
Ao fazer pesquisas competitivas, você pode perceber que outras empresas em seu setor podem ter muito conteúdo, o que leva à crença comum de que mais conteúdo significa classificações mais altas em mecanismos de pesquisa.
Mas, embora muitos sintam que a melhor opção é produzir o máximo de conteúdo o mais rápido possível para tornar seu site mais visível e aumentar o tráfego, a verdade é que distribuir o máximo de conteúdo possível não ajudará necessariamente a melhorar as classificações do seu site.
Neste artigo, explicarei por que acumular mais conteúdo não necessariamente impulsionará seu SEO. Também vou falar sobre como isso pode realmente prejudicá-lo a longo prazo e, em seguida, repassar outros enfoques para o seu conteúdo que ajudarão a impulsionar suas classificações.
Mais conteúdo não significa necessariamente mais visualizações
Atualizar regularmente seu site com novos conteúdos ajuda seu site a permanecer relevante aos olhos dos leitores e aos olhos dos algoritmos de pesquisa do Google. Mas também não será necessariamente útil para você fazer várias postagens de blog com 143 – 450 palavras.
Na verdade, muitos especialistas em marketing acreditam que estamos entrando em um momento de sobrecarga de conteúdo. Múltiplas postagens sobre o mesmo assunto, cada uma alegando ser o “guia definitivo” ou produzindo postagens de baixa qualidade e apressadas, repletas de erros de digitação, podem prejudicar sua marca e confundir seus leitores. Isso também pode fazer com que o leitor procure informações em outro lugar.
Obviamente, ter muito pouco conteúdo estatisticamente reduz suas chances de leitores. No entanto, há um ponto ideal para o conteúdo, e esse ponto ideal é alcançado quando seu site ou blog tem abordou tantos tópicos que são genuinamente relevantes para o seu produto ou serviço. Essas postagens devem ser bem escritas e detalhadas com palavras-chave que ajudarão a impulsionar sua classificação nos mecanismos de pesquisa. Eles também devem conter links incorporados para fontes confiáveis e fornecer o tipo de informação útil que lhe dará muitos backlinks.
Embora existam muitas razões pelas quais mais conteúdo não é necessariamente igual melhor SEO, também há vários fatores nos quais você pode se concentrar para maximizar seu SEO que não envolva o envio de conteúdo.
Conteúdo desatualizado: um assassino de SEO
Conteúdo desatualizado perde relevância com o tempo naturalmente. Afinal, é menos provável que os leitores cliquem em um artigo de 2018 do que um de 2021. No entanto, os algoritmos do mecanismo de pesquisa também levam em consideração a idade do conteúdo em suas classificações. Estudos sugerem que artigos começam a ser identificados como desatualizados após dois anos. Além disso, é mais provável que as postagens antigas tenham links desatualizados ou links para URLs que mudaram com o tempo.
Em vez de se concentrar em acumular o máximo de conteúdo possível, tente reformular o conteúdo antigo. Você pode fazer isso editando o artigo para ficar mais atualizado e mencionando suas alterações no título (as palavras atualizar e o ano atual parecem ajudar o SEO). Também é vital editar as postagens para erros de digitação, erros gramaticais e ortográficos. Essas instâncias são sinalizadas pelo algoritmo do Google e farão com que sua página da web perca as classificações. Verifique todos os links para se certificar de que ainda estão funcionando.
No entanto, evite a tentação de publicar novamente o mesmo artigo com as revisões, pois você perderá todos os backlinks que ganhou ao longo dos anos e terá que começar do zero.
Uma ótima maneira de iniciar esse processo de atualização de conteúdo antigo é usar ferramentas de SEO, como o Google Search Console que informam quais artigos obtêm várias impressões , mas não apresentam taxas de cliques sólidas. Os melhores conteúdos a serem usados são aqueles que classificam 31 th, o que significa que estão na 3ª ou 4ª página do Google. Esses artigos só precisam de um pequeno impulso para obter uma classificação mais alta.
Em nossa cultura consumista de itens descartáveis, é fácil presumir que o conteúdo antigo precisa ser descartado após ser usado por um longo período de tempo. No entanto, você também pode aproveitar o trabalho árduo dos anos anteriores para tornar seu conteúdo antigo mais relevante, revisando-o ou atualizando-o. É um desperdício ignorar conteúdo antigo que só precisa de um pouco de ajuste para obter classificações de SEO mais altas.
Conteúdo mais longo tem classificação superior
Com sites e blogs que produzem conteúdo, existe um padrão de que o conteúdo tende a ser menor em caracteres, menos bem escrito e mais repetitivo. Afinal, três postagens de 500 caracteres sobre o mesmo tópico são quase o mesmo que uma postagem sobre o tópico que é 1500 personagens. As melhores páginas da web para SEO tendem a ser artigos de formato mais longo, com estudos recentes sugerindo que os artigos com uma contagem de palavras de 2021 ou mais ter a melhor classificação nos mecanismos de pesquisa.
No entanto, não é necessariamente a contagem de palavras que afeta o SEO. Artigos mais longos tendem a ter informações mais detalhadas, então eles são mais prováveis para obter backlinks. Pense da seguinte maneira: se você estivesse querendo enviar a um amigo algumas informações sobre a compra de uma casa, enviaria a ele um link com informações completas ou um link para 450 postagem do blog do personagem? Provavelmente, você escolheria a primeira opção.
Um benefício adicional de conteúdo mais longo é que ele aumenta o tempo de permanência, que é um fator importante no SEO. Os leitores ficarão na sua página por muito mais tempo se estiverem lendo um artigo longo em comparação com um artigo curto que é rápido de ler. Você também terá mais oportunidades de criar links para fontes de qualidade.
Qualidade vs. quantidade
É fácil perder de vista o fato de que, apesar de todas as complexidades do SEO e dos algoritmos correspondentes, o objetivo principal é aumentar a visibilidade de artigos de alta qualidade. Não importa quantos artigos você poste e não importa quantas palavras haja em seu artigo, não importa se você tem uma baixa taxa de cliques e não pode proteger nenhum backlinks orgânico. A maneira mais eficaz de garantir que os leitores cliquem em seus artigos, permaneçam na página para lê-los e compartilhem seus links em outras plataformas online é criar conteúdo de alta qualidade.
É por isso que é tão importante se perguntar o que seus clientes ou clientes estão procurando para saber mais e para focar seu conteúdo em torno disso. Você também pode planejar maneiras de usar seu conteúdo de qualidade e incluir frases de chamariz que incentivem sutilmente os leitores a comprar seu produto ou serviço.
Não tenha medo de investir na melhoria da qualidade de seus esforços de SEO também. Para referência, a média gasta pelas empresas está entre $100 e $450 por página a cada ano para melhorar suas classificações SEO. Especificamente, você pode investir na contratação de redatores que possam criar conteúdo de qualidade de maneira consistente, analisando as classificações dos concorrentes e melhorando a experiência do usuário em seu site.
Você pode começar conduzindo uma pesquisa competitiva e ver quais páginas da web estão listadas nas páginas principais do Google para suas palavras-chave escolhidas. Ler os sites e blogs com classificação mais alta para suas palavras-chave lhe dará uma boa ideia do tipo de conteúdo que você precisa criar para obter visualizações semelhantes.
A mentalidade “mais é mais” em relação ao conteúdo pode resultar em uma grande variedade de artigos de baixa qualidade sobre os mesmos tópicos. Isso pode fazer com que blogs ou sites decidam escrever sobre tópicos menos diretamente relacionados ao seu serviço ou produto apenas para manter o fluxo de conteúdo. Infelizmente, isso pode resultar em leads muito ruins, bem como confusão para o público-alvo do seu cliente.
Conclusão
Uma grande quantidade de conteúdo não garante que seu site obtenha tráfego e não necessariamente aumentará as classificações de seu site. Mas há uma variedade de outros focos que você pode ter para seu conteúdo que levam a resultados mensuráveis em seu SEO. Uma mentalidade de “qualidade acima da quantidade”, além de manter o cliente na frente e no centro de toda a criação de conteúdo, é a prática recomendada para criar conteúdo interessante e envolvente.
Fonte: Blog do Jeffbullas .