Logo após a apresentação do novo ChatGPT-4.0 pela OpenAI, o Google também trouxe uma inovação para o seu buscador por meio do Google AI Overviews. Desenvolvido para melhorar a experiência dos usuários, esse recurso implementou mudanças significativas na maneira como os motores de busca operam.
Essas alterações ditam um processo de ajuste das estratégias de conteúdo e SEO, o que já começou a acontecer nas empresas que desejam preservar o seu ranqueamento. Para entender o que há por trás dessa ferramenta e como adaptar a sua abordagem a ela, continue a leitura e acompanhe o nosso post!
O que é o Google AI Overviews?
O Google AI Overviews, ou Resumos Gerados por IA, é uma inovação que faz parte do SGE (Search Generative Experience), um recurso com várias ferramentas dentro da Pesquisa do Google. Essa solução usa inteligência artificial para melhorar a experiência dos usuários.
Nesse contexto, o Google AI Overviews atua como uma funcionalidade específica que emprega a tecnologia do modelo Gemini para gerar resumos e respostas rápidas, especialmente para questões mais complexas, nas quais a ferramenta de Inteligência Artificial pode agregar maior valor.
Esses resumos são baseados nas informações encontradas na web e visam a oferecer explicações claras e precisas. Considerando que o Google é responsável por 90% das pesquisas mundiais da web, segundo o Statista, é preciso se adaptar para não ter prejuízos.
[LEIA AGORA] IA: como se adequar às tendências e alcançar melhores resultados?
Como o Google AI Overviews impacta a SERP?
O Google AI Overviews foi liberado no Brasil no dia 15 de agosto de 2024. Desde então, já é possível ver os impactos no modo em que as buscas são realizadas. Entender essa nova realidade é o primeiro passo para adaptar suas estratégias e ter bons resultados com as ações de marketing.
Mudanças que aconteceram
Antes de esse novo recurso ser aplicado, o Google apresentava no topo de todas as buscas alguns recursos, como a seção “As pessoas também perguntam”, snippets de vídeos e outros elementos.
Com a chegada do Google AI Overviews, algumas pesquisas consideradas mais complexas mudaram. A ferramenta passou a apresentar resumos dos principais conteúdos disponíveis. A alteração visa a tornar a interação com o público mais personalizada.
Tal adaptação às necessidades de pesquisas dos usuários pode ser entendida como uma tendência. Isso porque, segundo dados recentes da McKinsey, 76% dos indivíduos ficam desapontados quando não têm interações personalizadas.
Recursos do Google AI Overviews
Para atender às expectativas geradas desde o seu lançamento, o AI Overviews conta com uma série de funcionalidades importantes, como:
- organização dos resultados — a ferramenta é capaz de adequar a SERP para agrupar informações relevantes em seções, o que facilita o entendimento do usuário;
- múltiplas etapas de raciocínio — as perguntas complexas são divididas e respondidas de maneira clara e individual;
- flexibilidade — o layout da resposta é adequado conforme a natureza da busca. Isso é feito para gerar uma experiência única para o usuário.
Impactos na experiência do usuário e nas buscas
A ideia do Google AI Overviews é transformar a experiência das pessoas ao permitir buscas intuitivas e rápidas. Porém, surgem algumas preocupações para quem usa esse buscador para criar conteúdo e atrair clientes.
Entre elas, está o modo como essa tecnologia vai impactar o tráfego para os sites. Isso porque, em algumas situações, você não vai entrar na página para obter a resposta de que precisava.
Vale lembrar que, em geral, as respostas destacadas pelo AI Overviews apresentam suas fontes linkadas. Esse fato pode ser uma chance nova para a sua empresa ter mais visitantes e aproveitar as oportunidades a partir de estratégias adaptadas.
Como adaptar a sua estratégia de conteúdo ao Google AI Overviews?
O Google AI Overviews é capaz de compilar diversas respostas disponíveis na web. Isso significa que a ferramenta vai entregar materiais bem completos aos usuários. Consequentemente, será necessário adaptar as estratégias de marketing da empresa.
Os profissionais de publicidade terão que desenvolver materiais com informações ricas e relevantes. Inclusive, uma tendência é enfatizar as novidades trazidas pela EEAT (Expertise, Autoridade, Confiança e Experiência).
A nova atualização do Google prioriza conteúdos desenvolvidos por especialistas. Isso porque a empresa acredita que a autoridade e o conhecimento deles podem agregar valor à jornada do usuário para o manter mais tempo na ferramenta.
Quais as melhores práticas e ferramentas para SEO que se alinham ao Google AI Overviews?
Após compreender as mudanças trazidas pelo Google AI Overviews e a necessidade de atualização, é fundamental investir em ferramentas e práticas que alinham a sua estratégia a essa nova ferramenta. Explicamos algumas dicas que podem ajudar a seguir!
1 – Otimize o conteúdo para respostas geradas por IA
O AI Overviews apresenta as informações com os links de suas respectivas fontes. Esse formato representa uma oportunidade para fazer com que o seu site tenha mais cliques e atraia um número mais expressivo de visitantes.
Você pode convidar especialistas para falar sobre um assunto de modo aprofundado, escrever com clareza e objetividade e atualizar o conteúdo com regularidade para que as informações estejam sempre conforme a realidade.
2 – Use dados estruturados
O uso de estatísticas permite que os motores de busca do Google entendam melhor o conteúdo que está em sua página. Isso é fundamental para que a IA compreenda a relação da pesquisa do usuário com o que está presente em seus conteúdos.
Além disso, você pode usar a tecnologia para entender a qualidade do que está em sua página. Entre as principais soluções que valem a pena considerar estão o Schema Markup Validator e as recomendações de SEO da HubSpot.
Elaborar uma estratégia de longo prazo também pode ajudar. Nela, você deve considerar o papel crescente da IA nos sistemas de buscas disponíveis na internet para se adaptar rapidamente e não perder cliques.
Ao conhecer bem o funcionamento do Google AI Overviews, sua empresa consegue ajustar as estratégias de comunicação da marca para manter um bom ranqueamento nos motores de busca. Compreender as nuances dessa ferramenta ajuda a refinar o uso de palavras-chave, otimizar o conteúdo para SEO e melhorar a experiência do usuário nos novos padrões estabelecidos.
Quer saber mais sobre como utilizar a Inteligência Artificial em seu negócio? Baixe agora mesmo nosso guia e veja como se adaptar à ascensão da IA!
Fonte: Blog Hubspot