in ,

Dia do Orgulho Nerd: 4 lições de marketing das ações do mundo nerd

dia-do-orgulho-nerd:-4-licoes-de-marketing-das-acoes-do-mundo-nerd

Espadas, naves espaciais, super-heróis e magias. Parecem até elementos de narrativas do público infantil, certo? Mas a verdade é que eles fazem parte do contexto de um público bem mais maduro e que comemora com alegria, todos os anos, o Dia do Orgulho Nerd.

 

 

A data é também conhecida como o Dia da Toalha, fazendo menção a um dos livros mais importantes do mundo geek. Bem, mas o importante mesmo é este fato: o mercado nerd traz os melhores insights para estratégias de marketing digital.

Homem de Ferro, Batman, Fênix Negra, Darth Vader, Mario Bros, Harry Potter, Link, He-Man, Mulher Maravilha: não importa a franquia, nem quando foram lançados, esses e dezenas de outros personagens contam com fãs tão apaixonados que, inclusive, não se importam de pagar um pouco a mais por produtos relacionados ao universo. 

Por isso, inspirados no Dia do Orgulho Nerd, reunimos aqui algumas lições que o mercado geek já ensinou. Veja e repense suas estratégias, que tal?

E por que foi escolhida essa data? Bem, existem duas teorias, mas que acabam se casando. Uma delas é que foi nesse dia, em 1977, que o mundo foi apresentado ao filme “Star Wars: Uma Nova Esperança”. A outra é que foi em um 25 de maio que um grupo de fãs do autor Douglas Adams, de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, fez uma homenagem pelo seu recente falecimento. 

Uma coisa é certa: existe um grande grupo de pessoas apaixonadas por esse universo geek. Ele contribui de forma significativa para esse mercado crescer e nunca deixar de estar entre as grandes tendências do marketing. Então, confira as principais lições!

1. Star Wars e o mercado de brinquedos

Mesmo que você nunca tenha assistido aos filmes, com certeza já ouviu alguma menção a eles. Princesa Leia, Luke Skywalker, Chewbacca e Darth Vader são apenas alguns dos personagens mais reverenciados desde 1977. A saga está viva até hoje e já encantou várias gerações, contando histórias sobre Jedis, lado negro da força, sabres de luz e naves espaciais.

Sabendo da legião de fãs, a franquia tem apostado nas últimas décadas em diversos brinquedos. Os fanáticos e os colecionadores fazem a festa ao montar um arsenal com legos, bonecos, pelúcias, quebra-cabeça, entre outros. Uma pesquisa realizada em 2015 observou que foram vendidos mais de US$ 700 milhões em brinquedos nesse ano, só nos Estados Unidos.

2. Harry Potter, a gestão de marca e o marketing editorial

Harry Potter é outra saga da qual todo mundo já ouviu falar, mesmo que nunca tenha aberto um dos livros. A história do garoto órfão rejeitado pelos tios, que descobre ser um bruxo e, então, vê sua vida se transformar quando frequenta uma escola para crianças bruxas, proporcionou mais magia à infância de muitas pessoas. A autora J. K. Rowling virou um ícone desde então, vendendo mais de 450 milhões de cópias.

Mas você já ouviu falar em Robert Galbraith e em seu livro “O Chamado do Cuco”? Foi lançado em 2013 e, apesar de muito bem acolhido pela crítica e classificado como “brilhante” em portais especializados, vendeu apenas 1.500 exemplares até pouco mais de 1 ano depois. Se foi bem recebido e contou com ótimos elogios, por que não houve mais vendas?

Bem, e se contarmos que Robert Galbraith é um pseudônimo de J. K. Rowling? Assim, em julho de 2014, o jornal The Sunday Times revelou esse segredo ao público. Isso fez, em menos de 24 horas, a obra sair da posição 4.709ª em vendas na Amazon, para o 1º lugar na lista.

A estratégia por trás desse marketing editorial foi associar o nome forte de Rowling ao novo livro. Podemos tirar a lição de que, não importa a excelência do seu produto ou serviço, sem uma marca forte por trás o potencial de atingir consumidores é bem mais baixo.

[Guia grátis] Aprenda a usar o TikTok na sua estratégia de geração de leads

3. Marketing estratégico & Avengers

Se um filme de super-herói já é bom, imagina reunir vários em um só! The Avengers contou com um roteiro incrível, claro! Mas não podemos deixar de exaltar toda a estratégia de marketing que teve em seu lançamento.

Primeiro, o gatilho da curiosidade. Em um evento da Marvel, em 2017, a empresa exibiu uma prévia do filme. Em poucos dias, as filmagens feitas pelo celular de quem estava por lá invadiram todos os cantos da internet. Foi um buzz marketing de primeira!

Além disso, a Marvel fez acordos com outras grandes empresas como Coca-Cola, Samsung e American Airlines, que passaram a comercializar produtos licenciados do filme, o que ajudou a construir uma comunidade superligada na saga.

4. Cultura Geek e a nostalgia recuperada pelos streamings

Não há dúvidas de que streamings como Netflix, Amazon Prime, Apple TV, HBO GO e Telecine fazem muito sucesso. Primeiro, porque contam com uma lista imensa de filmes e séries, que entretêm e podem ser assistidos a qualquer momento. Segundo, porque o valor da mensalidade é bastante em conta, principalmente se comparado ao das tradicionais TVs por assinatura. Então, olhando essa liderança, dá para dizer que não existe mais espaço para um streaming concorrente, certo?

A Disney+ pensou diferente. Aproveitou que, além dos saudosos filmes antigos que fizeram a infância de muita gente, conta com uma vasta lista de obras geeks (como Star Wars e Marvel) em seu portfólio. Assim, se jogou com tudo nesse mercado. O Diretor Executivo da Walt Disney Company já se revelou surpreso com o sucesso, inclusive pelo fato que mais de 50% dos assinantes não têm filhos!

Como utilizar essas lições na prática?

Bem, como usar no dia a dia essas lições, então? Dessa forma:

  • aposte em usar personagens de séries, filmes, quadrinhos ou games: eles podem caracterizar os produtos ou mesmo as publicidades digitais. Só tenha atenção aos royalties, direitos e deveres;
  • não se canse de investir em um bom branding ou marketing pessoal: isso aumenta as chances de os consumidores associarem confiança e qualidade aos produtos e serviços;
  • crie estratégias para que sua marca seja citada: inventar hashtags, criar comunidades, motivar os seguidores a marcarem o @ da loja nas redes sociais. Isso ajuda a atrair mais olhares;
  • atice a nostalgia: ela traz memórias afetivas gostosas. Os consumidores se sentem atraídos pelo valor emocional e se engajam mais com a marca. O Dia do Orgulho Nerd é uma data estratégica para isso;
  • use storytelling: aproveite os enredos já existentes para se conectar com o público. É mais fácil tirar algum insight de marketing dessas histórias prontas. Frases emblemáticas, analogias e marketing de conteúdo são algumas ideias.

Enfim, oportunidades e ensinamentos estão aí por todas as partes! A cultura geek, então, se torna um investimento inteligente, além de possibilitar boas estratégias de sucesso. Contudo, não se esqueça daquela dica que vale para qualquer prática no marketing: as ações precisam estar alinhadas à persona. Agindo assim, a empresa andará sempre do lado luminoso da Força e terá tudo para fazer sucesso no Dia do Orgulho Nerd e em todos outros!

Gostou dessas lições de marketing e de conhecer um pouco mais sobre o Dia do Orgulho Nerd? Então, agora saiba como fazer uma gestão de marketing!

New call-to-action

 
GET HERE

Fonte: Blog Hubspot

O que você achou?

500 points
Upvote Downvote

Publicado por Marketing de Verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 3 =

tempo-passa-de-forma-mais-lenta-para-quem-faz-atividade-fisica,-diz-estudo

Tempo passa de forma mais lenta para quem faz atividade física, diz estudo

raio-parece-atingir-topo-de-vulcao-em-erupcao-na-guatemala;-veja

Raio parece atingir topo de vulcão em erupção na Guatemala; veja