Para que você entenda as 5 táticas de marketing de influencer para BOMBAR sua marca, você precisa entender que a economia online mudou as campanhas tradicionais de publicidade.
Como muitos estudos mostram, investir em ambos pode gerar um ROI espetacular. Na verdade, o marketing de influenciador tornou-se uma ferramenta indispensável para a grande maioria dos departamentos de marketing em todo o mundo, com 50% de empresas com orçamentos dedicados para marketing de influenciador em 2018 , de acordo com um relatório da Linqia.
Embora muitas empresas ainda mantenham uma estratégia periódica de lançar de uma a cinco campanhas por ano, mais de 20% das empresas já adotaram uma estratégia do influenciador “sempre ligado” .
A aceitação dramática do marketing de influência e o crescimento exponencial da indústria podem ser atribuídos a um único fator: RESULTADOS.
Mais marcas estão correndo para fazer parceria com os influenciadores certos porque a prática oferece um ROI surpreendente, especialmente quando comparado à eficácia decrescente de abordagens tradicionais, como publicidade na televisão, na mídia impressa e no rádio.
Vamos admitir – a maioria dos consumidores modernos está usando bloqueadores de anúncios em seus computadores desktop, laptops e telefones celulares. Claro, isso só torna o marketing de influenciador ainda mais atraente como um método para impulsionar o conhecimento da marca, o envolvimento e as vendas.
Feito corretamente, uma campanha de marketing de influenciador pode ganhar em média $6.50 para cada dólar gasto, representando um ROI de 550%. Essa é apenas a média para uma campanha bem planejada e executada. Marcas que pertencem aos principais usuários do marketing influente veem ganhos de $10 ou mais, para um ROI colossal de aproximadamente 2000%!
Diante dos números anteriores, uma estratégia de marketing sem um forte componente de marketing influenciador é equivalente a um crime. Se você planeja usar o marketing de influenciador para aumentar o reconhecimento de sua marca, aqui estão alguns conceitos e dicas essenciais que você deve saber.
O que é marketing de influenciador?
O guru de marketing, autor e capitalista de risco Guy Kawasaki está entre os maiores influenciadores e divulgadores de marcas do mundo.
O marketing de influenciador é o processo facilitado por um influenciador online para conectar uma marca e seu público-alvo, com o objetivo de atrair o interesse do consumidor, estimular um comportamento de compra positivo e manter o engajamento saudável do cliente.
O marketing de influência representa uma evolução avançada dos métodos tradicionais de endosso de celebridades e publicidade testemunhal. Mas, no lugar de celebridades como atrizes populares, apresentadores de talk shows e atletas de ponta, o marketing de influência depende de criadores de domínio de nicho que podem não ser necessariamente celebridades, mas que lideram comunidades on-line ativas povoadas por um número substancial de seguidores ávidos.
Para manter e aumentar sua comunidade de seguidores, os influenciadores online iniciam conversas relevantes e demonstram experiência, autenticidade e empatia com seu público. Personalidades do esporte, músicos e figuras do entretenimento ainda contam entre os influenciadores mais lucrativos de hoje, mas se juntam a um número crescente de adolescentes, jogadores, mães empreendedoras, gurus do estilo de vida, geeks de tecnologia, blogueiros de viagens, treinadores de fitness e fashionistas amadores.
Unbox Therapy é um site do YouTube voltado para influenciadores que exibe avaliações do tipo unboxing de produtos de consumo.
Contornando a mídia de transmissão tradicional, como televisão e rádio, o campo de jogo do marketing influenciador consiste em canais de mídia social online (Instagram, YouTube, Twitter, Facebook, LinkedIn, etc.) que fornecem os novos blocos de construção para memes, evangelismo de marca e marketing viral.
Como resultado, o marketing influenciador superou a pesquisa paga, a pesquisa orgânica e o marketing por e-mail como o método on-line de crescimento mais rápido para aquisição de clientes .
As empresas podem usar o marketing de influenciador para obter resultados diferentes: impulsionar as vendas, atingir novos públicos ou apresentar uma nova marca ou produto a um segmento de consumidor específico. O marketing de influenciador está entre os métodos mais eficazes para impulsionar o conhecimento da marca, com a capacidade comprovada de infundir pipelines com um número saudável de novos leads.
5 táticas de marketing influenciadoras para construir o conhecimento da marca
Fiel à sua natureza e função, os influenciadores podem moldar ou influenciar as opiniões, o comportamento e a mentalidade das pessoas que investem e participam de suas comunidades online. Isso ocorre porque os seguidores confiam implicitamente e compartilham os valores dos influenciadores que admiram e imitam nas redes sociais.
Para seguidores que acreditam na autenticidade, expertise de domínio e julgamento de seus influenciadores favoritos, cada palavra falada e ação realizada pelo influenciador gera o tipo certo de conversas. Quando um influenciador defende uma ação específica ou endossa um produto, por exemplo, a grande maioria de seu público ouve e responde positivamente. Em comparação com os anúncios tradicionais, o endosso de um influenciador é considerado mais confiável e autêntico pelo público.
Para as empresas, a parceria com o influenciador certo significa praticamente obter acesso a um mercado amigável e ganhar a participação do público do influenciador.
No entanto, o sucesso do marketing do influenciador nunca é automático. Uma incompatibilidade entre sua marca, influenciador e seu público pode sair pela culatra e impactar negativamente todas as partes interessadas na campanha. Nem todo método de marketing funciona para todos os tipos de público. É por isso que você precisa de uma estratégia bem projetada para o marketing de influência para entregar com sucesso os resultados de negócios que você almeja.
Comece definindo objetivos claros e estabelecendo os meios (ou seja, KPIs) pelos quais você pode avaliar / medir se sua campanha atingiu esses objetivos de forma satisfatória.
Por exemplo, o desempenho de uma campanha de conscientização de marca orientada por influenciador pode ser medido em termos de ganhos líquidos na contagem de seguidores para sua marca, conversões reais ou compras que são diretamente atribuíveis à campanha, bem como o volume e persistência de online conversas e atividades (por exemplo, curtidas, compartilhamentos etc.) que fazem referência à sua marca.
Aqui estão algumas táticas importantes a serem consideradas.
1. Trabalhe apenas com influenciadores que seus clientes em potencial seguem e ouvem.
A guru do design Nancy Duarte fala sobre a estrutura de grandes discursos durante um evento TEDx. Duarte é um influenciador de pensamento proeminente no setor de software de apresentação e melhores práticas.
Existem centenas de influenciadores que você pode alcançar. Mas, embora possa ser empolgante ter uma ampla gama de candidatos, pode ser difícil encontrar o (s) certo (s) que podem dar uma voz autêntica à sua marca.
Para garantir que você não caia nessa armadilha comum, faça uma auto avaliação versus uma pesquisa completa sobre o influenciador e seu público. A chave é encontrar semelhanças entre seus próprios clientes (ou o novo mercado demográfico que você deseja engajar) e o perfil do público do influenciador com o qual você deseja fazer parceria. Obter insights cruciais de suas equipes voltadas para o cliente seria um ótimo lugar para começar.
Aqui estão algumas perguntas para ajudar a restringir suas opções:
- O que é o seu nicho de mercado específico e quem é o seu cliente ideal?
- Existem semelhanças cruciais entre o seu público e o do influenciador? Seu produto ou serviço terá ressonância (ou pelo menos será relevante) com os seguidores do influenciador?
- Um bom número de seguidores do influenciador também caberá em suas buyer personas?
- Quais influenciadores e marcas seus próprios seguidores também seguem nas redes sociais? Alguns de seus seguidores admiram o influenciador que você tem em mente?
- A personalidade, a linguagem e o estilo de vida do influenciador repercutirão no seu público-alvo?
- Servir como a voz de sua marca aumentará ou prejudicará a imagem do influenciador entre seu público? A parceria beneficiará ambas as marcas? A autenticidade permanecerá intacta para o influenciador e para sua empresa?
2. Encontre e aproveite influenciadores de nicho
Bryce Langston é um influenciador de nicho com foco em habitações elegantes, sustentáveis e compactas. Seu canal no YouTube tem mais de 1,8 milhão de seguidores.
Não é fácil convencer cem estranhos a se inscreverem em sua mensagem. Isso, é claro, só torna influenciadores com milhões de seguidores indivíduos verdadeiramente notáveis. Compreensivelmente, é bastante tentador fazer negócios com eles desde o início, dada a sua influência e o mercado potencialmente enorme que oferecem.
Mas maior nem sempre significa melhor. Especialmente quando se trata de marketing de influenciador.
Lembre-se de que uma incompatibilidade entre sua marca, o influenciador e o público provavelmente resultará em uma experiência negativa e cara para todos. Se a parceria de marketing de um influenciador erodir a relevância e autenticidade de qualquer uma das partes para seus respectivos públicos, uma ou ambas as marcas sofrem.
Por exemplo, um foodie apaixonado com apenas alguns milhares de seguidores seria uma combinação melhor para uma empresa que vende um aplicativo de restaurantes da cidade do que um influenciador sobrevivente / prepper que comanda um milhão de seguidores paranóicos.
É por isso que as marcas agora preferem microinfluenciadores que perfeitamente correspondem à marca corporativa do que uma celebridade que não tenha uma conexão genuína com seu produto – mesmo que essa celebridade tenha 10 milhões de seguidores no Instagram .
Existem muitos benefícios em envolver micro influenciadores:
- São muito mais acessíveis em comparação com mega-influenciadores.
- Eles são apaixonados por sua área. A grande maioria dos micro influenciadores são especialistas especialistas que possuem domínio do domínio.
- As pessoas geralmente confiam nas recomendações e endossos de micro influenciadores porque são percebidos como seres humanos autênticos, normais e identificáveis .
- Micro influenciadores levam seus papéis a sério. Eles conduzem e participam ativamente de conversas on-line, respondendo diretamente aos comentários, consultas e feedback dos seguidores.
- Interações em canais de micro influenciadores tendem a ter altos níveis de envolvimento e muitas vezes levam a ações positivas, como aceitação, conversões e compras.
Mais algumas dicas:
- Como uma lição importante, sempre recompense os micro influenciadores com a compensação que eles merecem.
- Cuidado com os falsos seguidores.
- Planeje campanhas em conjunto, com ambas as partes especificando claramente suas expectativas.
3. Lance sorteios e brindes para atrair mais atenção
Quem não gosta de sorteios e prêmios? Quando o influenciador certo pede que você patrocine uma competição ou sorteio, não hesite em começar. Melhor ainda, planeje um com o parceiro influenciador. Dado o cenário da competição, reservar algum valor para prêmios e recompensas patrocinados no orçamento anual tornou-se um imperativo de marketing de qualquer maneira.
Sorteios empolgantes e brindes atraentes são ótimas maneiras de estimular conversas e gerar reconhecimento e engajamento para sua marca. Se você for uma empresa B2C, recompensar os influenciadores com seu produto pode iniciar um vídeo de unboxing.
Realizar competições difíceis que apresentam seu produto como o prêmio final também pode ser uma tática poderosa de conscientização da marca. Por outro lado, as empresas B2B no espaço SaaS podem fazer acordos com influenciadores para demonstrar seus produtos, enquanto os desenvolvedores de jogos podem certamente fazer parceria com um jogador ávido para filmar um passo a passo.
Mais uma vez, lembre-se de que os brindes não são criados iguais. Certifique-se de que aquele que você está propondo como prêmio é atraente o suficiente para despertar as pessoas de sua rotina diária. Isso ou realizar um sorteio que exija o mínimo esforço para obter um prêmio menor / de consolação (comida e bebida grátis no café da esquina ou um item da loja de mercadorias de sua marca).
A maioria das pessoas certamente faria uma pausa e tentaria a sorte em um sorteio online que envolve um smartphone lançado recentemente. Para os prêmios maiores, o público deve se esforçar para vencer (como criar conteúdo original ou trazer um número X de novos leads). Por outro lado, um número saudável entraria em competições por recompensas menos chamativas se bastasse seguir uma nova conta de mídia social ou curtir e compartilhar uma postagem.
Esteja você oferecendo uma recompensa maior ou menor, é uma boa prática aumentar o envolvimento com a marca durante o curso do sorteio por meio de ações simples, como marcar amigos ou inscrever-se em seu boletim informativo. Finalmente, lembre-se de projetar o sorteio de forma que ele facilite uma ótima experiência, mesmo para não vencedores. Observe que a enorme decepção entre o público pode corroer o entusiasmo por sua marca.
4. Organize webinars, podcasts e sessões AMA com influenciadores
O Diretor de Geração de Demanda da Nextiva, Gaetano DiNardi (à direita), é um influenciador B2B cujos vídeos de negócios geram dezenas de milhares de visualizações no LinkedIn. Ele é mostrado aqui entrevistando Oscar Tobar, líder global de atendimento ao cliente da Culture Amp.
Não é proibido usar o método da força bruta para conduzir uma conversa (literal). Portanto, deixe os influenciadores falarem.
O marketing baseado em vídeo via webcasts é uma tática formidável para aumentar o conhecimento da marca, dada a popularidade crescente do meio e os avanços nas tecnologias de streaming.
Os podcasts apenas de som também não ficam muito atrás, com o consumo de podcast também experimentando um aumento exponencial. Não é de se admirar que os profissionais de marketing inteligentes já tenham podcasts, webinars e alcance por vídeo como itens favoritos em sua caixa de ferramentas de marketing digital.
Para a maioria das empresas ambiciosas, não seria um exagero misturar o marketing de influenciador com seu aparato de streaming de mídia. Além disso, um bom número de influenciadores proativos já usa o vídeo para enviar sua mensagem e manter seus seguidores satisfeitos.
Dito isso, webinars, podcasts e sessões Ask-Me-Anything (AMA) com um influenciador podem fornecer benefícios de exposição e impulsionar um engajamento mais profundo para sua marca. Bem, contanto que haja uma conexão real entre seu produto e o influenciador (talvez não necessariamente tão forte quanto a conexão Under Armour-Stephen Curry, mas certamente algo próximo a isso).
Em uma arena onde a autenticidade é valorizada, os seguidores de fato ver e ouvir seus influenciadores favoritos é ouro. A comunicação audiovisual geralmente supera a marca baseada em texto quando se trata de gerar reconhecimento, engajamento e vendas.
Isso significa que você não deve se esquivar de patrocinar feeds ao vivo de influenciadores quando as condições certas estiverem presentes. AMAs, unboxing, webinars, resenhas filmadas e podcasts são apenas algumas colaborações de mídia streaming possíveis que podem impulsionar o conhecimento da marca.
5. Use códigos promocionais para gerar leads e gerar conversões
Promoções exclusivas e grandes descontos para cursos online premium, e-books, produtos de consumo, serviços e eventos no local costumam ser usados como ímãs para gerar novos leads e impulsionar as vendas. Mas os códigos promocionais e cupons exclusivos podem fazer muito mais.
Podem parecer simples e modestos, mas descontos únicos e códigos promocionais exclusivos são excelentes ferramentas de marketing que podem ajudá-lo a:
- Manter públicos envolvidos
- Recompensar seguidores comprometidos
- Gerar novos leads
- Impulsionar as compras reais
- Ajudar e compensar influenciadores
- Acompanhar o impacto e a eficácia de uma campanha
Na verdade, muitos afiliados e parcerias de marketing de influência prosperam oferecendo cupons de desconto e códigos promocionais associados a páginas de destino onde a geração de leads e diferentes tipos de conversões podem ser orquestrados. Essa tática é melhor usada em conjunto com podcasts ou streams de vídeo ao vivo, nos quais os influenciadores podem articular melhor sua mensagem e convencer seus seguidores a se divertirem.
Aprendizado: Faça a promoção / desconto único e atraente. Não seja mesquinho. Se você está apenas oferecendo o que já está disponível em outros canais ou pontos de venda, você não vai empolgar seu público, muito menos obrigá-lo a se comportar da maneira que você deseja.
Conclusão
Com a publicidade tradicional em tendência de baixa, a demanda empresarial por marketing de influenciador dispara como um foguete. As marcas estão dispostas a pagar milhões de dólares para influenciadores hiperpopulares , alguns dos quais se tornaram ultra ricos apenas filmando-se enquanto abrem pacotes, usam um relógio, são modelos de roupas ou bebem vinho. As marcas não se importam porque o marketing de influenciador feito da maneira certa entrega os resultados pelos quais as empresas morreriam.
À medida que mais e mais pessoas olham para suas redes sociais ao tomar decisões de compra, o valor do marketing de influenciador só pode aumentar. Não fique para trás.
Saiba mais sobre marketing de influenciador, faça parceria com o influenciador certo e adote as táticas que combinam bem com sua marca e orçamento. Lembre-se de que micro influenciadores podem ser eficazes na promoção do conhecimento da marca e você não precisa quebrar o banco para atingir seus objetivos de marketing.
Fonte: Jeffbullas’s Blog.